Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O acabamento final de um trabalho de arte destinado à produção gráfica, com indicações referentes a áreas de cor, retículas, fotografias, ampliações, reduções etc., é

  • A. o layout.
  • B. a arte final.
  • C. o rafe.
  • D. o briefing de criação.
  • E. o croqui.

O expediente que tem basicamente duas funções na mensagem publicitária, que são identificar o público-alvo e despertar interesse pela leitura, é o

  • A. posicionamento.
  • B. slogan.
  • C. conceito.
  • D. título.
  • E. layout.

É um importante designer baiano, também escritor, músico, artista plástico, cineasta e tradutor da cultura e da identidade visual do Brasil. Formado em design pelo curso experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Trata-se de

  • A. Rogério Duarte.
  • B. Ruben Martins.
  • C. Cláudio Tozzi.
  • D. Maurício Nogueira Lima.
  • E. Geraldo de Barros.

Em mídia, cobertura gráfica é

  • A. o total de pessoas ou domicílios cobertos por um veículo de comunicação.
  • B. a variável que estabelece o período de tempo de veiculação de uma campanha.
  • C. o período de veiculação de uma campanha.
  • D. o número médio de vezes em que as pessoas sofrem exposição à mensagem publicitária.
  • E. a área geográfica dentro da qual os veículos possuem condições físicas de atingir pessoas ou domicílios nela existentes.

Cada vez mais a opinião pública tem influenciado os meios de comunicação de massa, pressionando-os a divulgarem conteúdos que refletem as aspirações da população. Os veículos, por sua vez, respondem com a criação de mecanismos capazes de interagir com o público, ouvir suas preocupações. Nesse sentido, surgiu a figura do ombudsman, palavra de origem sueca que designa o profissional pago por órgão oficial ou empresa privada, para representar os interesses do público.

Sobre o texto, afirma-se corretamente que o ombudsman

  • a.

    é unicamente uma peça de marketing.

  • b.

    por sua natureza, só deu certo nas empresas privadas.

  • c.

    só interage com o leitor, nos dias de hoje, em veículos eletrônicos como a Internet.

  • d.

    pode ser caracterizado como um advogado do leitor.

  • e.

    na verdade, só favorece a concorrência.

Pode-se afirmar que o atributo da informação descrita no texto é a

  • a.

    interatividade.

  • b.

    parcialidade.

  • c.

    manipulação.

  • d.

    massificação

  • e.

    objetividade.

Das premissas abaixo NÃO faz parte do código ético e dos direitos e deveres do comunicador social

  • a.

    aceitar ordens dos anunciantes, em casos específicos.

  • b.

    retificar qualquer informação publicada de maneira inexata.

  • c.

    guardar segredo profissional e jamais divulgar a fonte das informações obtidas confidencialmente.

  • d.

    repudiar toda forma de pressão e somente aceitar orientações de redação diretamente das chefias.

  • e.

    comprometer-se a respeitar a vida privada das pessoas.

Os crimes relatados no texto são, respectivamente,

  • a.

    difamação e perjúrio.

  • b.

    calúnia e injúria.

  • c.

    difamação e calúnia.

  • d.

    injúria e atentado à honra.

  • e.

    falso testemunho e contravenção.

Sobre o release pode-se afirmar que

  • a.

    se trata de informação sempre confiável.

  • b.

    pode ser publicado, em geral, sem qualquer complementação ou outra fonte.

  • c.

    com o advento da internet sua importância se tornou relativa.

  • d.

    não deve ter compromisso com a informação, pois é meramente publicitário.

  • e.

    é a notícia do ponto de vista da instituição, por isso seu valor deve ser considerado com relatividade.

Alguns cuidados devem pautar a elaboração de um house organ. NÃO faz parte dessa premissa

  • a.

    evitar a linguagem jornalística, pois a publicação se destina a públicos diferenciados.

  • b.

    fazer a previsão dos recursos humanos necessários e dos custos para a elaboração desta publicação.

  • c.

    elaborar o projeto gráfico para o veículo.

  • d.

    definir a periodicidade do veículo.

  • e.

    determinar o público.

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