Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No site de uma instituição pública, no canal NOTÍCIAS há links para:

− chamada com as datas das rodadas para o acordo coletivo.

− nota sobre o pagamento de fornecedores da empresa terceirizada de limpeza.

− nota com explicações de credenciamento para a coletiva de imprensa que a presidência dará na próxima semana.

Sobre estes links, considere:

I. Os sindicatos, um dos públicos da chamada com as datas das rodadas para o acordo coletivo, é considerado público não essencial.

II. As empresas terceirizadas de limpeza são consideradas como público de redes de interferência da nota sobre pagamento de fornecedores.

III. Fornecedores que contribuem para a viabilização da organização, como as empresas terceirizadas de limpeza, são considerados públicos de sustentação secundários.

IV. A nota com explicações sobre a coletiva tem como um dos públicos a rede de comunicação de massa, que não é considerado público de redes de interferência, mas público essencial.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e II.
  • C. I e IV.
  • D. I e III.
  • E. III e IV.

Uma instituição receberá a visita de uma delegação do Japão, interessada no processo de apuração eletrônica. Para marcar a visita, será realizada cerimônia oficial em que o presidente da instituição brasileira entregará uma placa ao delegado do Japão, que retribuirá com uma menção honrosa entregue pelo governo japonês. Ambos representantes farão discursos e depois será aberta uma coletiva de imprensa.

Nesta cerimônia

  • A. a execução é apenas do Hino Nacional do Brasil, por ser o país anfitrião e que está representado por uma autoridade oficial.
  • B. a execução do Hino Nacional do Brasil deve preceder a do Hino Nacional do Japão.
  • C. o Hino Nacional do Japão deve, por cortesia, preceder a execução do Hino Nacional do Brasil.
  • D. por cortesia, a execução é apenas do Hino Nacional do Japão.
  • E. a execução é apenas do Hino Nacional do Brasil, mas de forma instrumental para ser executada apenas a primeira parte do poema.

No processo de gestão de uma crise, o trabalho de comunicação é fundamental para que ele seja conduzido da melhor forma possível, fazendo com que a empresa ou a instituição atingida aja com toda a ética que a situação exige. Nesses casos, para entrar em contato com a mídia, representando a empresa, a pessoa mais indicada é o

  • A. representante dos stakeholders.
  • B. porta-voz da empresa.
  • C. CEO da empresa.
  • D. assessor de imprensa.
  • E. responsável pelo sinistro.

Uma instituição que presta serviços públicos foi objeto de reportagem de uma revista semanal com elevado número de assinantes e leitores. Na reportagem, um servidor era acusado de desvio de função. No dia seguinte à publicação, a instituição publicou uma nota que tem como um de seus objetivos

  • A. reiterar tanto a identidade quanto a reputação positivas.
  • B. construir uma nova identidade.
  • C. reverter os danos à reputação.
  • D. aumentar a identidade positiva.
  • E. mitigar danos à imagem.

As instituições compreenderam que, para facilitar o debate, é importante que práticas de sustentabilidade, conhecimento e experiências possam ser comparados e compartilhados. Isso requer “linguagens e métricas comuns”, ou seja, há necessidade de comparabilidade.

O trecho se refere

  • A. ao benchmarking, técnica metodológica que envolve a comparação das práticas de uma empresa com as demais, do clipping de notícias sobre a instituição.
  • B. ao banco de dados, coleção de dados organizados para fácil e rápida recuperação, do clipping.
  • C. à amostra, grupo de pessoas ou objetos escolhidos de uma população maior, do relatório de sustentabilidade.
  • D. ao benchmarking, técnica metodológica que envolve o conhecimento de uma instituição sobre suas práticas e a comparação entre as delas e as demais, do balanço social.
  • E. ao rastreamento, técnica de pesquisa para rastrear novos desenvolvimentos em qualquer campo de negócios ou do governo, do balanço da assessoria de imprensa.

Considere as proposições abaixo.

I. Os cidadãos homens, entre 18 e 40 anos, que justificam o voto apenas no segundo turno, fazem parte de um dos públicosalvo de uma campanha de vídeos em um canal de internet POIS

II. o público-alvo é um público específico a ser influenciado dentro da audiência por possuir características ou atributos mensuráveis.

Nesse caso,

  • A. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e não explica a primeira.
  • B. as duas proposições são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • C. a primeira proposição é verdadeira, a segunda é falsa e não explica a primeira.
  • D. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e explica a primeira.
  • E. as duas proposições são falsas e a segunda não explica a primeira.

O presidente de uma instituição chamou um professor de universidade europeia de renome, com doutorado na área de transmissão de dados, para apresentar sua recente pesquisa neste campo e que lhe rendeu prêmio na área científica. O convite foi estendido não só a todos os colaboradores da organização como aos de todo o Brasil, o que resultará em centenas de ouvintes.

Para essa apresentação, recomenda-se que a equipe de comunicação organize

  • A. uma conferência, o que vai exigir a presença de um presidente de mesa que coordenará os trabalhos e as perguntas serão feitas no final da apresentação por escrito e com identificação.
  • B. uma convenção, o que vai integrar as pessoas das organizações e elas serão submetidas a estímulos coletivos para que possam atuar em defesa dos interesses da instituição promotora.
  • C. um painel, pois tem como objetivo reproduzir as informações para um grande grupo assistente, permitindo vários ângulos da situação proposta.
  • D. uma entrevista coletiva, pois o especialista se coloca à disposição para responder tudo sobre as pesquisas que desenvolveu.
  • E. um conclave, adaptada do conclave religioso, pois é uma reunião realizada a portas fechadas, da qual saem decisões importantes que podem afetar a comunidade.

O mailing list, segundo Maristela Mafei, em Assessoria de Imprensa: como se relacionar com a mídia (São Paulo: Contexto), é “uma lista que contém a relação dos veículos e dos jornalistas contatados para divulgação, com dados básicos, como o nome completo, cargo, editoria, número de telefone e fax, e-mail e endereço”. Mafei completa que o melhor mailing list é o que

  • A. passa diariamente por uma atualização do assessor.
  • B. contém somente o nome dos grandes veículos.
  • C. privilegia as empresas televisivas.
  • D. privilegia os sites e as redes sociais.
  • E. contém somente os veículos de interesse do assessorado.

Gaudêncio Torquato em seu Tratado de Comunicação Organizacional e Política (São Paulo: Cengage Learning) aponta que as mensagens nas publicações internas devem contemplar os mais variados conteúdos e tipos de matérias. Segundo o autor, aquelas matérias que tratam de “segurança, higiene, saúde, conselhos úteis, programas de treinamento” recebem o nome de

  • A. educativas.
  • B. operacionais.
  • C. institucionais.
  • D. orientação profissional.
  • E. motivação.

Uma informação dada a um repórter em off (de off the record) durante uma crise foi publicada em um jornal identificando a fonte indevidamente. Depois desse episódio a melhor atitude a ser tomada por parte da fonte é

  • A. negar toda e qualquer entrevista futura ao repórter.
  • B. suspender a publicidade do veículo.
  • C. negar a declaração dada e processar o repórter.
  • D. atender normalmente o repórter, evitando o uso do off.
  • E. pedir uma compensação pelo incômodo sofrido.
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