Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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As revistas, como veículo de comunicação institucional, se caracterizam pela comunicação

  • A. nformal.
  • B. ascendente.
  • C. horizontal.
  • D. descendente.
  • E. individualizada.

Para ser lida pelos empregados e ser um elemento eficiente de comunicação interna, uma publicação institucional deve

  • A. investir em pautas sugeridas pelos empregados e ter seções abertas para a publicação de suas contribuições.
  • B. ser planejada e produzida integralmente pelos empregados sem qualquer interferência do assessor de comunicação.
  • C. tratar de assuntos de interesse dos empregados de modo paternalista para assegura-lhes que a empresa sabe o que é melhor para eles.
  • D. informar somente fatos positivos, omitindo quaisquer problemas que tragam instabilidade à imagem a empresa.
  • E. considerar o empregado como parceiro, compartilhando qualquer informação, mesmo as de caráter confidencial.

De acordo com o planejamento estratégico apresentado, o site da empresa precisa ser reestruturado. O assessor de comunicação sabe que esse site será destinado aos investidores, comunidade em geral e imprensa. Ao reunir dados para a equipe de desenvolvedores responsáveis pela reformulação do site, ele constatou algumas peculiaridades:

Na fase da web 1.0, no final dos anos 90, quando o site institucional foi criado, apresentava notícias redundantes, isto é, os textos publicados no jornal mural e no house organ eram simplesmente transpostos para a plataforma digital, sem qualquer adaptação. Já em 2005, o site foi modificado. As notícias passaram a trazer algum conteúdo exclusivo multimídia e a navegação tornou-se melhor, assim como o layout.

Tendo em vista que agora é preciso uma nova e ampla reformulação, a notícia deve ser construída:

  • A. com muito conteúdo textual, mas sem animações em flash, tendo em vista que nem todos os usuários dispõem de banda larga;
  • B. em páginas estáticas, com interação reativa e conteúdo disponibilizado pelo modelo push;
  • C. em ambiente que permita amplo controle dos mecanismos de interação para filtrar mensagens prejudiciais e com landing page para padronizar o acesso do visitante;
  • D. em ambiente interativo e cooperativo para a troca, criação, geração e armazenamento;
  • E. em ambiente sem narrativas interativas, com conteúdos clicáveis e expansíveis e necessidade de cadastro para acesso full.

A comunicação orientada para o marketing pode ser traduzida na frase “comunicação não é o que a gente fala, mas o que o outro entende”. Com base nessa afirmação e no conceito sobre o processo de marketing, diferenciado do processo de produção tradicional, o elemento central do marketing constitui:

  • A. a propaganda;
  • B. as relações públicas;
  • C. a divulgação;
  • D. a pesquisa;
  • E. o merchandising.

A atividade de media training tem sido bastante utilizada por empresas e órgãos públicos. Sua aplicação em uma instituição como o Tribunal de Justiça de Rondônia é considerada:

  • A. procedente, porque esclarece os jornalistas sobre o papel do Sistema Judiciário brasileiro;
  • B. improcedente, porque o contato com a mídia deve ser feito pelos profissionais de assessoria de imprensa;
  • C. procedente, porque permite mostrar aos magistrados melhores técnicas de comunicação;
  • D. improcedente, porque contraria o modo de funcionamento do Judiciário brasileiro;
  • E. procedente, porque ensina modernas técnicas de persuasão e negociação.

A divulgação de notícias através do modelo “carta do presidente” se destina a:

  • A. profissionais de comunicação;
  • B. acionistas e stakeholders;
  • C. jornalistas especializados;
  • D. diretoria e corpo gerencial;
  • E. todos os colaboradores da organização.

O uso do “off the record” em entrevistas para a imprensa deve ser utilizado para:

  • A. explicar termos específicos da área jurídica para o jornalista e o público leigo;
  • B. divulgar informações de processos que corram em segredo de justiça;
  • C. explicar para a sociedade o posicionamento pessoal de um magistrado;
  • D. divulgar informações que corrijam matérias inverídicas da imprensa;
  • E. explicar o que e porque uma informação não pode ser publicada.

Entre os formatos e meios de comunicação institucional estão o Relatório Anual e o Folheto Institucional. O Folheto difere do Relatório por ser:

  • A. mais duradouro e mais sintético;
  • B. mais caro e mais completo;
  • C. mais completo e mais duradouro;
  • D. mais sintético e mais caro;
  • E. mais abrangente e mais caro.

A forma de avaliar a gestão estratégica da comunicação organizacional é através da gestão do(a):

  • A. conhecimento;
  • B. relacionamento;
  • C. clipping;
  • D. audiência;
  • E. imagem.

Um dos grandes desafios para as publicações internas de uma organização está na obtenção de um fluxo contínuo de informações. Para isso, a melhor fonte regular de notícias internas da organização é/são:

  • A. profissionais de comunicação;
  • B. diretoria geral;
  • C. corpo gerencial;
  • D. colaboradores internos;
  • E. assessoria de comunicação.
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