Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No contexto das pesquisas de opinião, as opções a seguir apresentam as técnicas de seleção de amostragem probabilísticas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Por conveniência.
  • B. Estratificada.
  • C. Por conglomerados.
  • D. Sistemática.
  • E. Aleatória simples.

O texto radiofônico deve ser redigido de modo a ser facilmente lido e agradavelmente escutado e entendido pelo ouvinte. Por isso, aconselha-se o uso de

  • A. aliterações.
  • B. cacofonias.
  • C. frases em ordem direta.
  • D. orações intercaladas.
  • E. frases negativas.

Sobre o perfil esperado para os jornalistas, a partir da crescente inserção de tecnologias digitais na produção noticiosa, leia o texto a seguir.

A dimensão profissional da convergência está relacionada com a _____________ das funções e com o surgimento de novas competências, culminando com a diversidade de ____________informativos (as) e com a noção de polivalência. Na perspectiva de Salaverria e Negredo (2008), a polivalência pode ser midiática ou __________. Na primeira, o jornalista é demandado a trabalhar, simultaneamente, para diversas empresas jornalísticas ou para vários meios ou veículos ligados a uma mesma organização. Na segunda, o profissional passa a exercer funções diferentes da sua ______________, a exemplo das funções de repórter, repórter-fotográfico ou editor. (RIBEIRO e SILVA: 2014 - adaptado)

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A. extinção – gêneros – restrita - contratação.
  • B. reorganização – formatos – funcional - especialidade.
  • C. multiplicação – processos - de linguagens - designação.
  • D. sobreposição – fontes – informacional - competência.
  • E. redundância – características – estática - formação.

Notícias com muitos dados, cifras, números e estatísticas podem utilizar gráficos para se referir: i) a quantidades; ii) para indicar proporções; e iii) para expressar a evolução de elementos ao longo do tempo.

Esses gráficos devem ser, respectivamente,

  • A. de fatias, diagrama e de barras.
  • B. de colunas, de linhas e em tabela.
  • C. diagrama, em tabela e de rosca.
  • D. de pizza, de colunas e de barras.
  • E. de barras, de fatias e de linhas.

Os diagramas são infografias complexas, que necessitam de legendas e textos para complementação da informação gráfica. Relacione os tipos de diagramas listados a seguir às suas características.

1. ilustrativos

2. estatísticos

3. relacionais

4. organizacionais

5. temporais

( ) procuram demonstrar as posições relativas dos dados em relação as suas localizações no mundo físico.

( ) representam o tempo e podem ser elaborados como ciclos ou tabelas.

( ) trabalham com tabelas e gráficos, que podem ser de linha e dispersão ou de barra, área e volume.

( ) mostram a inter-relação entre entidades físicas sem levar em consideração sua localização geográfica, o que tende a tornálos mais abstratos.

( ) utilizam a imagem para descrever situações ou eventos e podem retratar conceitos físicos mais abstratos e em contextos localizados.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 3, 5, 4, 1, 2
  • B. 4, 5, 1, 3, 2
  • C. 3, 5, 2, 4, 1
  • D. 2, 4, 3, 1, 5
  • E. 4, 5, 3, 2, 1

Sobre o uso das mídias sociais pelas organizações, assinale a afirmativa correta.

  • A. As mídias sociais devem ser usadas como via de mão única para transmissão de informações de interesse da instituição direcionadas ao seu público alvo.
  • B. Se o uso das mídias sociais pretende manter o relacionamento com o público, a instituição deve estar pronta para desqualificar as críticas recebidas e manter o tom autoelogioso em suas mensagens.
  • C. As estratégias de comunicação nas mídias sociais devem integrar e complementar os esforços de interação com os públicos estratégicos e devem estar alinhadas com a cultura da organização.
  • D. As organizações devem evitar o uso de mídias sociais, pois elas representam mais ameaças do que oportunidades de aumento de visibilidade.
  • E. Se as mídias sociais forem usadas estrategicamente para manter o relacionamento os stakeholderes, a instituição deve priorizá-las como canal de vendas.

Quando um repórter usa a entrevista como recurso de apuração, ele busca: i) informações de alguém que presenciou um fato ou vivenciou uma situação; ii) dados e análises de um especialista que possa discorrer com autoridade sobre um determinado tema ou iii) uma declaração, mesmo que irrelevante, mas centrada na importância do entrevistado.

Quanto aos seus objetivos, essas entrevistas são classificadas, respectivamente, como

  • A. ocasional, especializada e temática.
  • B. ritual, em profundidade e coletiva.
  • C. temática, dialogal e ocasional.
  • D. testemunhal, temática e ritual.
  • E. dialogal, em profundidade e de confronto.

Em comparação à notícia, a reportagem é caracterizada

  • A. pela narrativa reduzida a partir de uma apuração mais focada.
  • B. pelo relato integral de um fato de pouca repercussão na sociedade.
  • C. pela parcialidade no processo de apuração e pelo texto centrado em elementos acessórios do acontecimento narrado.
  • D. pela narrativa centrada na opinião do jornalista sobre um fato relevante.
  • E. pelo aprofundamento a partir da localização do acontecimento em relação a fatos antecedentes, consequentes ou correlatos.

Inserido no conceito de Comunicação Pública, o tipo de propaganda que além de atrair, informar e orientar, busca conscientizar sobre determinado tema ou modo de agir, mesmo que, para tanto, vá de encontro à promoção do consumo, é conhecida como

  • A. institucional.
  • B. comercial.
  • C. corporativa.
  • D. educativa.
  • E. organizacional.

Sobre a comunicação interna e seus veículos, analise as afirmativas a seguir.

I. A comunicação interna tem caráter estratégico, pois tem a função de disseminar internamente a missão, a visão e os valores da organização e de estimular pertencimento nos funcionários para que persigam os objetivos empresariais.

II. A TV e as rádios corporativas são veículos internos de comunicação informal, que estimulam a interatividade e o estabelecimento de novos fluxos comunicacionais, o que se tornou conhecido como “rádio-peão”.

III. Os jornais, as revistas e os boletins tendem a compartilhar informações mais elaboradas e a ter uma vida mais longa que as veiculadas na intranet, podendo atingir as famílias dos funcionários e outras pessoas fora da organização.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...