Questões de Comunicação Social da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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A comunicação é um processo que viabiliza a troca de mensagens entre pessoas. É, portanto, uma atividade cada vez mais utilizada nas relações sociais humanas modernas. Devido à sua complexidade atual e aos amplos campos de interesse fica cada vez mais conflitante a sua definição. Na verdade, comunicação é uma atividade que praticamos todos os dias, conhecemos mas não sabemos defini-la satisfatoriamente. No entanto, comunicação é uma palavra que vem do latim communicare, que tem entre seus significados a definição de:

  • A. Tornar comum.
  • B. Escrever à todos.
  • C. Falar à todos.
  • D. Tornar único.

Saber o enquadramento desejado quando iremos realizar um trabalho com uma câmera fotográfica ou filmadora é essencial para o profissional. O enquadramento de um grande cenário ou de uma paisagem, que pode ser uma série de coisas como por exemplo: um conjunto de casas, uma cena aberta das ruas de uma cidade ou de um ambiente é característica comum ao:

  • A. Plano Geral.
  • B. Plano Americano.
  • C. Plano Médio.
  • D. Plano Detalhe.

Narrar uma notícia, anunciar um evento e fornecer fatos e números. Feitos em linguagem clara e direta garantem a exatidão da informação. É difícil haver equívocos quando um press release é redigido dessa maneira" diz David Beckwith, ex-secretário de imprensa do vicepresidente Dan Quayle. Referimo-nos a(o):

  • A. Mural Informativo.
  • B. Rádio Interno.
  • C. Revista.
  • D. Press Releases.

Saber as medidas e padrões dos papéis é muito importante para quem pretende desenvolver qualquer material gráfico, seja este um simples panfleto, folder ou até mesmo uma revista ou jornal. Todos os papéis comercializados tanto para gráficas como para uso de papelarias e para copiadoras são padronizados o que facilita o trabalho tanto de profissionais como do consumidor final. Para cartazes de uso interno ou de divulgações rápidas, profissionais de comunicação indicam um papel com as dimensões 29.7 cm x 42 cm. Que é um tamanho maior que a folha de ofício convencional. No meio gráfico chamamos de:

  • A. A3.
  • B. A6.
  • C. A5.
  • D. A4.

Esta teoria da comunicação representa um clássico exemplo de privilégio a ação pessoal. O conceito referese à pessoa que tem o poder de decidir se deixa passar a informação ou se a bloqueia. O comunicador acaba sendo o responsável pela progressão ou “morte” da notícia. Estamos falando da teoria:

  • A. Gatekeeper.
  • B. Organizacional.
  • C. Espiral.
  • D. Espelho.

Trata-se do primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas que são: o que, quem, quando, onde, como e por quê? Referimo-nos a uma ferramenta fundamental do texto jornalístico, conhecida como:

  • A. Gancho.
  • B. Editorial.
  • C. Lide.
  • D. Pirâmide de Maslow.

Teorizar a comunicação não é tarefa fácil, pois trata-se de um setor do conhecimento que transita em muitas áreas. No entanto, uma das primeiras teorias da comunicação nos demonstrou três elementos básicos da mesma vigentes até hoje. São eles, os clássicos:

  • A. Emissor, mensagem, receptor.
  • B. Delineador, mensagem, receptor.
  • C. Emissor, língua, receptor.
  • D. Emissor, contexto, receptor.

Em um evento realizado por uma empresa, o responsável pela comunicação deverá postar as bandeiras da empresa, do Brasil e do município sede da companhia. A ordem correta de posicionamento quando nos colocarmos diante das mesmas será:

  • A. EMPRESA, BRASIL, MUNICÍPIO.
  • B. BRASIL, MUNICÍPIO, EMPRESA.
  • C. BRASIL, EMPRESA, MUNICÍPIO.
  • D. MUNICÍPIO, BRASIL, EMPRESA.

Os elementos de uma mensagem comunicativa, tais como: letra, som e imagem. São chamados em comunicação de:

  • A. Canal.
  • B. Código.
  • C. Sinais.
  • D. Signos.

“Não cuida da cobertura de um fato ou de uma série de fatos, mas do levantamento de um assunto conforme ângulo preestabelecido” (LAGE, 2002). Em jornalismo este gênero é:

  • A. Nota.
  • B. Matéria.
  • C. Notícia.
  • D. Reportagem.
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