Questões de Comunicação Social da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto a seguir serve como base para as questões 28 e 29.

Levando-se em consideração o formato do texto, qual ação jornalística encontramos na notícia?

  • A.

    Pirâmide invertida;

  • B.

    Boxe;

  • C.

    Suíte;

  • D.

    Olho;

  • E.

    Barriga.

O texto a seguir serve como base para as questões 28 e 29.

Qual o estilo do lead apresentado no texto?

  • A.

    Condensado (integral);

  • B.

    De apelo direto (pessoal, intimista);

  • C.

    Circunstancial;

  • D.

    De citação direta;

  • E.

    Descritivo.

Sobre os tipos de releases, assinale as proposições a seguir:

I. Release-testemunho normalmente, não apresenta título, sendo elaborado no estilo texto-legenda. Outra característica desses textos é que apresentam muitos adjetivos, advérbios e palavras de alto grau de conotação. Este tipo de release, muitas vezes deixa de lado a promoção direta da empresa dando espaço para os seus membros.

II. Release-cortesia é um texto elaborado para terceiros. Tem o objetivo de fortalecer os laços comerciais entre empresa e cliente. Outra característica é que não traz qualquer referência à empresa responsável pela sua publicação, quer ao seu produto, à sua marca ou mesmo a quaisquer nomes que compõem sua direção.

III. Release-telex geralmente se apresenta em ordem cronológica, ou seja, a redação é feita pela sequência dos acontecimentos. Predomina muito mais o relato dos fatos, como sequência horária. É usual também as matérias serem redigidas em formas de comunicados ou notas oficiais.

IV. Release-cobertura visa noticiar a cobertura de um evento a ser realizado. Sempre é feito antes que o fato aconteça.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas I, II e III são corretas.

  • B.

    Apenas II e IV são corretas.

  • C.

    Apenas IV é correta.

  • D.

    Apenas I é correta.

  • E.

    Apenas II, III e IV são corretas.

O texto a seguir serve de apoio para as questões 30 e 31.

Supondo que se trata de uma notícia verdadeira e analisando os títulos a seguir, qual deles apresenta conotação sensacionalista?

  • A.

    Pais querem batizar filho com nome incomum

  • B.

    Rede Social dá ideia para nome de recém-nascido

  • C.

    Facebookson é o nome de filho de casal paulista

  • D.

    Nasce Facebookson, o filho da era digital

  • E.

    Facebook inspira pais na escolha do nome do filho

Excelente porque comprova, nos mínimos detalhes, que a mídia influencia a agenda pública. A teoria da agenda nos revela a prática do agendamento. McCombs cita Limppmann, é o pai da teoria do agendamento. Este autor afirma que os veículos noticiosos são nossas janelas para o mundo. Que a opinião pública não responde a um ambiente, mas a um pseudoambiente construído pelos veículos noticiosos. Para provar que as saliências dos veículos noticiosos salientam os tópicos da opinião pública, McCombs inicia uma detalhada pesquisa na eleição americana de 1940, que se deu durante muitos anos, sob diversos aspectos. A pesquisa demonstra que os temas tidos como importantes para a mídia eram também considerados importantes pela opinião pública, dando o nome a essa influência da comunicação massiva de "agendamento" (agenda-setting).

Tendo como base o texto de Maxwell McCombs, quem define a agenda da mídia?

I. As principais fontes que fornecem a informação para as matérias, outras organizações noticiosas e as normas e tradições do jornalismo.

II. Os estudos comprovam também que a memória coletiva é uma agenda altamente seletiva dos eventos e das situações do passado que domina a visão pública de sua identidade histórica.

III. Geralmente são os meios de comunicação de massa responsáveis em definir a agenda.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas I é correta.

  • B.

    Apenas III é correta.

  • C.

    Apenas I e II são corretas.

  • D.

    Apenas I e III são corretas.

  • E.

    I, II e III são corretas.

Acompanhe os tópicos:

- Manter uma produtividade de 150 matérias diárias, com o objetivo de atingir, no futuro, uma produção diária de 200 matérias;

- Garantir a atualização regular da primeira página a intervalos curtos de tempo (de uma em uma hora), com um conjunto de matérias que tenha, além de atualidade, variedade, impacto e personalidade;

- Ampliar de forma gradativa o volume de matérias produzidas pelas sucursais e pela rede de correspondentes;

Analisando os tópicos acima, pode-se afirmar corretamente que este Plano Editorial é relacionado a...

  • A.

    Agência de Notícias;

  • B.

    Jornal impresso;

  • C.

    Radio Web;

  • D.

    TV aberta;

  • E.

    Jornal On-line.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Analisando a edição do Jornal do Brasil acima, podemos observar que ___________________________________.

  • A.

    o Jornal é dividido por editorias.

  • B.

    o projeto gráfico do periódico permite publicidade institucional na capa.

  • C.

    rodapé na capa faz chamada ao caderno especial para um tema que pode ser definido como um apelo social.

  • D.

    até na capa o editor organiza os textos com elementos básicos do jornalismo: título, gravata, chapéu, legenda nas fotos.

  • E.

    a diagramação deixa os textos das chamadas divididos em colunas, formato corpo do texto, centralizado e com a mesma fonte das legendas.

O texto a seguir serve de apoio para as questões 30 e 31.

Sobre as fontes, analise as proposições a seguir:

I. "Ir à fonte" sugere dirigir-se a quem pode fornecer informação exata sobre algo ou explicar a origem do fato.

II. Deve ser responsabilidade da fonte assumir as consequências de uma reportagem realizada com informações passadas dela para o repórter.

III. Fontes de notícias são pessoas, organizações, grupos sociais ou referências; envolvidas direta ou indiretamente a fatos e eventos; que agem de forma proativa, ativa, passiva ou reativa.

IV. Nem sempre é necessário que a fonte tenha total conhecimento sobre o tema a ser explorado pelo repórter.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas II, III e IV são corretas.

  • B.

    Apenas I é correta.

  • C.

    Apenas II é correta.

  • D.

    Apenas I e III são corretas.

  • E.

    Apenas IV é correta.

Como esta frase deve ser iniciada e completada?

O _________________________ tem uma delegação ou representação tácita que o autoriza a ser os ouvidos e os olhos remotos do público, selecionar e lhe transmitir o que possa ser interessante. Construíram ao longo da vida, uma série de crenças e padrões de comportamento que nem sempre se adaptam à tarefa que executam e, principalmente, às intenções daqueles que estão representando, isto é, o ___________________.

  • A.

    editor, veículo

  • B.

    pauteiro, veículo

  • C.

    repórter, veículo

  • D.

    pauteiro, editor

  • E.

    repórter, leitor

De um município com pouco mais de 50 mil habitantes aproximadamente 20% está na faixa etária entre 16 e 29 anos. Este fato contribuiu para que o Governo Federal contemplasse esta mesma cidade com recursos de um programa voltado aos jovens que possuem exatamente esta idade apresentada pelos 20% da população local. No entanto, para aderir ao programa, o município tem um prazo limite para inscrever no mínimo 1 mil jovens.

Para conseguir atingir o maior número de jovens possível em curto espaço de tempo, a qual das estratégias abaixo o Departamento de Comunicação deve aderir?

Obs.: Levamos em consideração que faltam 40 dias para encerrar as inscrições.

Como não houve tempo para licitar, a Prefeitura não possui verba para materiais publicitários institucionais (anúncios em impressos, rádio, TV, outdoor, entre outros).

Único material gráfico diz respeito a 10 mil cartazes enviados pelo Governo Federal.

  • A.

    Buscar acionar a grande mídia, principalmente emissoras de TV, através de releases informativos.

  • B.

    Convocar uma coletiva de imprensa com veículos de todo o país, na qual o prefeito poderá falar sobre o programa.

  • C.

    Fazer um amplo e detalhado levantamento no município, reunir-se junto a representantes locais de cada bairro para então espalhar os cartazes de forma estratégica, priorizando locais onde há grande concentração de jovens.

  • D.

    "Abastecer" as redes sociais com notícias rápidas, facilitando, inclusive a inscrição via internet dos candidatos e utilizar este meio também para pautar a imprensa.

  • E.

    Elaborar releases direcionados para determinado veículo, priorizando os jornais da cidade e expondo como foco o apelo social e a necessidade de incluir a juventude neste programa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...