Questões de Comunicação Social da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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As câmeras DSLR podem ser divididas em 3 categrorias de sensor. Observe o quadro a seguir e assinale a alternativa correta.

  • A. Para que se possa aproximar ou ampliar o conteúdo da imagem, é necessário que o fotógrafo se aproxime ou se afaste com a câmera, independentemente da distância focal da objetiva e/ou do tamanho do sensor.
  • B. Uma objetiva considerada normal para um sensor fullframe, no formato APSC – fator 1.6, passa a ter efeito de uma grande angular, redimensionando o conteúdo de informação da imagem.
  • C. Uma objetiva considerada grande angular, normal ou teleobjetiva, será sempre considerada grande angular, normal ou teleobjetiva, independentemente do formato do sensor.
  • D. Uma objetiva considerada normal para um sensor APSC, no formato fullframe, passa a ter efeito de uma meia teleobjetiva, redimensionando o conteúdo da imagem.
  • E. Uma objetiva considerada normal para um sensor fullframe, no formato APSC – fator 1.6, passa a ter efeito de uma meia teleobjetiva, redimensionando o conteúdo da imagem.

A potência de um flash eletrônico portátil é, tecnicamente, expressa por um número-guia (guide-number, GN). Quanto mais alto o número, mais potente é o flash. Utilizando- se um flash com número guia fixado em metros, de valor 48, qual será a abertura solicitada pelo fotômetro para se fotografar um assunto distante 3 metros do plano focal da câmera (com ajuste ISO 400)?

  • A. 5.6
  • B. 16
  • C. 2.8
  • D. 4
  • E. 8

Uma das mais importantes características de uma câmera fotográfica é o controle da quantidade de luz que atinge o sensor digital ou o filme. No chamado “triângulo da exposição”, três variáveis são consideradas principais. São elas:

  • A. sensibilidade, distância focal e tempo de exposição.
  • B. distância focal, tempo de exposição e diafragma.
  • C. plano focal, distância focal e diafragma.
  • D. sensibilidade, tempo de exposição e diafragma.
  • E. sensibilidade, plano focal e tempo de exposição.

Numa situação em que o fotógrafo opta pela elevação do valor do ISO da câmera para obter uma correta exposição, pode-se concluir que

  • A. a objetiva está em sua máxima abertura e o fotógrafo não pretende elevar o tempo de exposição.
  • B. há luz excessiva na cena para a exposição pretendida pelo fotógrafo.
  • C. o fotógrafo pretende evitar o registro de ruídos na imagem.
  • D. a objetiva é pouco luminosa e o fotógrafo não pretende diminuir o tempo de exposição.
  • E. a objetiva está em sua abertura máxima, mas o fotógrafo não dispõe de filtros ND, o que tornaria desnecessária a elevação do ISO.

Num registro fotográfico, sob uma determinada condição de luz, o valor do diafragma proposto pelo fotômetro é de f. 5.6 e o fotógrafo opta pela abertura f.4. A intensidade luminosa que atinge o sensor

  • A. cai pela metade.
  • B. permanece inalterada.
  • C. dobra.
  • D. triplica.
  • E. cai para ¼.

Numa fotografia noturna, em um ambiente de pouca luz, onde não existe possibilidade de se utilizar qualquer iluminação adicional, uma das opções satisfatórias para uma exposição correta é aumentar a sensibilidade do sensor. Numa situação similar, qual outro opção técnica pode ser utilizada como recurso?

  • A. Diminuir a abertura do diafragma.
  • B. Aumentar o tempo de exposição.
  • C. Utilizar filtros ND (densidade neutra).
  • D. Utilizar objetivas grande-angular.
  • E. Diminuir a distância entre o fotógrafo e o assunto.

Observe as imagens a seguir.

Considerando-se que ambas as fotografias foram registradas no mesmo local, hora do dia e no mesmo eixo de enquadramento, assinale a alternativa correta.

  • A. Ambas as imagens foram registradas com objetivas de igual distância focal, mas na imagem “B” o fotógrafo estava mais próximo ao canhão.
  • B. A imagem “A” foi registrada com uma grande-angular, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma teleobjetiva, e o fotógrafo aproximou-se do canhão.
  • C. A imagem “A” foi registrada com uma teleobjetiva, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma grande- angular, e o fotógrafo aproximou-se do canhão.
  • D. A imagem “A” foi registrada com uma teleobjetiva, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma grande- angular, e o fotógrafo distanciou-se do canhão.
  • E. A imagem “A” foi registrada com uma grande-angular, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma teleobjetiva, e o fotógrafo distanciou-se do canhão.

Observe o gráfico a seguir.

Grande parte das câmeras fotográficas digitais oferece uma representação gráfica que fornece uma avaliação de exposição tanto antes como após a captação da imagem. O gráfico representado é o Histograma. A que se referem os eixos “X” e “Y”, respectivamente?

  • A. Luminosidade em escala crescente e quantidade de pixels na imagem.
  • B. Luminosidade em escala decrescente e diagrama de representação cromática (CIE).
  • C. Curva logarítmica da exposição e quantidade de pixels na imagem.
  • D. Diagrama de representação cromática (CIE) e quantidade de pixels na imagem.
  • E. Curva sensitométrica e profundidade de campo representando a maior área de foco.

Observe a fotografia a seguir, onde, à direita, a imagem foi dividida em quatro zonas iluminadas unicamente por uma vela acesa.

Fazendo-se uma medição da luz incidente, distribuída nas zonas descritas, é correto afirmar que

  • A. a energia luminosa na zona 1 é inferior em relação a todas as outras, pois, conforme o esquema, ela é a zona de menor área.
  • B. não há mudança de intensidade luminosa em todas as zonas, pois se trata de apenas uma fonte emissora e a luz se propaga ao infinito.
  • C. a energia luminosa é mais intensa na zona 1 e vai se reduzindo progressivamente até a zona 4.
  • D. para se determinar a intensidade luminosa nas áreas indicadas, é necessário que se faça uma medição da luz refletida e não da luz incidente como propõe o enunciado.
  • E. a energia luminosa é menos intensa na zona 1 e vai se acentuando progressivamente somente até a zona 3, onde ainda ilumina o rosto da criança.

Na fotografia a seguir, registrada sobre película de emulsão preto e branco, no intuito de se obter maior contraste entre as nuvens brancas e o céu azul, muitas vezes o fotógrafo utiliza um filtro colorido. Entre os filtros descritos a seguir, qual o que traduz o efeito?

  • A. O filtro de conversão âmbar série Wratten 85, pois as películas são balanceadas para luz de tungstênio e, em externas, há predominância da luz azul.
  • B. O filtro de densidade neutra, pois este filtro eleva o contraste nas áreas de luminosidade intensa.
  • C. O filtro UV que reflete os raios ultravioleta provenientes do céu e elimina a transmissão da luz azul.
  • D. O filtro azul para aumentar a densidade da própria cor.
  • E. O filtro amarelo, pois se trata da cor complementar ao azul.
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