Questões de Comunicação Social da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Observe as três imagens a seguir.

Todas as imagens, “A”, “B” e “C”, foram registradas no mesmo horário do dia, com diferença de poucos segundos entre um registro e outro. A imagem “A” foi registrada com temperatura de cor day light (luz do dia). Em seguida, o fotógrafo efetuou mudanças que geraram diferentes resultados, tanto na imagem “B” quanto na imagem “C”. Tendo como referência a imagem “A”, quais mudanças ocorreram?

  • A. Na imagem “B”, a câmera foi configurada com uma temperatura de cor, em graus Kelvin, inferior àquela da imagem “A”; enquanto na imagem “C”, a temperatura de cor configurada foi superior.
  • B. As três imagens são registradas sob a mesma temperatura de cor, mas em “B”, tem-se uma sobrexposição em relação a “A”, prevalecendo a transmissão das ondas de maior frequência (azul), e, em “C”, uma subexposição, prevalecendo a transmissão das ondas de menor frequência (vermelho).
  • C. Na imagem “B”, a câmera foi configurada com uma temperatura de cor, em graus Kelvin, superior àquela da imagem “A”; enquanto na imagem “C”, a temperatura de cor configurada foi inferior.
  • D. As três imagens são registradas sob a mesma temperatura de cor, mas em “B” o fotógrafo utilizou, na câmera, um filtro de conversão âmbar (série Wratten 85) e, em “C”, um filtro de conversão azul (série Wratten 80).
  • E. Nas câmeras digitais (DSLR), não há possibilidade de mudança na configuração da temperatura de cor, os resultados observados em “B” e “C” podem, somente, ser obtidos na pós-produção.

Desde os primórdios do processo fotográfico, e depois com o advento do cinema, a relação geométrica do formato do enquadramento tem sofrido inúmeras variações. Primeiramente proposta pelos gregos e posteriormente adotada pelos renascentistas, uma determinada proporção entre base e altura de um retângulo sugeriam beleza, harmonia e simetria. Essa relação geométrica que ficou conhecida como proporção áurea é:

  • A. 1 : 1,500
  • B. 1 : 1,618
  • C. 1 : 1,778
  • D. 1 : 2,350
  • E. 1 : 1,333

Observe a imagem a seguir, registrada por um fotógrafo numa manhã de sol, na praia, durante uma partida de voleibol.

 A câmera utilizada foi uma DSLR fullframe com fotômetro incorporado e à frente da objetiva encontrava-se um filtro de densidade neutra ND 0.6. A primeira leitura de exposição, feita pelo fotômetro, foi esta: ISO 200; 1/60; f.22. Observe o resultado da imagem e, considerando que o fotógrafo tenha alterado as configurações de exposição, assinale a alternativa que corresponde ao resultado obtido.

  • A. ISO 400; 1/250; f.4 e eliminação do filtro ND 0.6.
  • B. ISO 100; 1/30; f.22 e manutenção do filtro ND 0.6.
  • C. ISO 200; 1/500; f.2.8 e manutenção do filtro ND 0.6.
  • D. ISO 200; 1/1000; f.11 e eliminação do filtro ND 0.6.
  • E. ISO 100; 1/1000; f.2 e manutenção do filtro ND 0.6

Observe a figura a seguir.

Trata-se do visor LCD de uma câmera DSLR e cinco itens importantes são destacados. Quatro deles são variáveis para a configuração e elaboração da exposição no momento do registro da imagem. Respectivamente, em ordem crescente, são eles:

  • A. 1. Tempo de exposição; 2. Número de fotos disponíveis na memória; 3. Compensação de exposição; 4. Velocidade do obturador; 5. Visor digital.
  • B. 1. Abertura do diafragma; 2. Sensibilidade do sensor; 3. Compensação de exposição; 4. Tempo de exposição; 5. Visor óptico.
  • C. 1.Abertura do diafragma; 2. Sensibilidade do sensor; 3. Tempo de exposição; 4. Número de fotos disponíveis na memória; 5. Visor digital.
  • D. 1. Velocidade do obturador; 2. Sensibilidade do sensor; 3. Tempo de exposição; 4. Compensação de exposição; 5. Visor óptico.
  • E. 1. Abertura do diafragma; 2. Sensibilidade do sensor; 3. Número de fotos disponíveis na memória; 4. Velocidade do obturador; 5. Visor digital.

Em linguagem fotográfica, definem-se variantes que colaboram, criativa e tecnicamente, na realização de uma imagem. Entre elas, pode-se destacar a composição, exposição e iluminação. Relacionando-se cada uma das variantes apresentadas a uma determinada característica tecno-criativa, são elas, respectivamente:

  • A. projeto fotográfico; texto explicativo da imagem; natural ou artificial.
  • B. texto explicativo da imagem; relação entre sensibilidade do sensor, abertura do diafragma e velocidade do obturador; luz do dia e/ou luz de tungstênio.
  • C. opinião política do fotógrafo; discussão do projeto fotográfico; gradação de cinzas e cores.
  • D. avaliação dos diferentes níveis de cinza; veiculação da imagem na mídia; disposição espacial dos refletores.
  • E. disposição espacial dos elementos no enquadramento; relação entre sensibilidade do sensor, abertura do diafragma e velocidade do obturador; distribuição de luzes e sombras.

Define-se Editoração Gráfica como

  • A. a distribuição de livros e periódicos em forma de fascículos colecionáveis e, posteriormente, levados à encadernação.
  • B. parte do processo da finalização de um livro ou periódico; significa organizar textos e imagens em matrizes que, posteriormente, serão utilizados na impressão.
  • C. parte do processo de catalogação e fichamento de livros e periódicos para a distribuição e veiculação em bibliotecas públicas e privadas.
  • D. a eliminação de imagens, originalmente captadas no processo fotoquímico, impossibilitadas de serem utilizadas no processo eletrônico-digital.
  • E. a colorização de material fotográfico, originalmente registrado em preto e branco, inviável à editoração de livros infantis.

Observando-se a fotografia a seguir, exemplo clássico da história do fotojornalismo, é correto afirmar:

  • A. o caráter dramático da imagem decorre das atribuições reportativas, sob as quais a fotografia de imprensa está geralmente submetida, e gera sensação de estupor e horror.
  • B. o caráter dramático da fotografia foi obtido de forma indireta, usando montagem de duas imagens distintas para se obter um resultado chocante.
  • C. a imagem foi publicada de forma ilegal, não tendo havido consentimento e/ou cessão de direitos por parte das pessoas que aparece nela.
  • D. até hoje não foi possível confirmar a autenticidade da foto.
  • E. as duas pessoas de etnia oriental não são compatíveis com o ambiente do local que aparece na foto.

Entre inúmeros filtros disponíveis no mercado, aquele utilizado para minimizar e até mesmo eliminar reflexos, em vidro ou água, é o filtro

  • A. cross screen.
  • B. ultravioleta.
  • C. polarizador.
  • D. densidade neutra.
  • E. enhance.

Entre os vários tipos de refletores de luz contínua, hoje disponíveis no mercado, há dois tipos muito usados em fotografia. São os refletores que usam lâmpadas fluorescentes a gás em baixa pressão, e aqueles que usam lâmpadas quartzo-halógenas com filamento de tungstênio e lente fresnel. Pode-se afirmar que os resultados práticos obtidos para cada tipo de refletor, respectivamente, são:

  • A. ambos os tipos de refletores geram a mesma qualidade de sombra, e o que muda é a intensidade luminosa para a mesma potência elétrica.
  • B. luz dura com sombras definidas e luz difusa com sombras em dégradé.
  • C. luz difusa com sombras duras e luz dura com sombras em dégradé.
  • D. luz difusa com sombras em dégradé e luz dura com sombras definidas.
  • E. luz dura sem formação de sombras e luz difusa com sombras em dégradé.

Em fotojornalismo, o uso do foco automático é extremamente útil em situações que requeiram agilidade e destreza para o registro da imagem. Na prática, em quais situações o uso do foco automático é menos eficiente do que o foco manual?

  • A. Com o uso de câmeras mirrorless que não têm espelho para redirecionar a imagem para o visor óptico.
  • B. Quando há pouca iluminação disponível na cena.
  • C. Com o uso de câmeras analógicas de suporte fotoquímico.
  • D. Quando o registro da imagem é feito em preto e branco e não há contraste cromático.
  • E. Com o uso de objetivas zoom, nas quais há diversas opções de distância focal.
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