Questões de Comunicação Social da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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O Presidente da Câmara vai dar uma entrevista coletiva no Anfiteatro da APM. A Assessoria de Imprensa prepara o ambiente com uma mesa e um microfone de mesa, considerando que a autoridade deve falar por meio do aparelho e não nele. Para que as respostas do Presidente sejam bem captadas e as câmeras de televisão consigam mostrar claramente o seu rosto, o microfone

  • A. deve ser posicionado próximo à sua boca.
  • B. precisa estar instalado próximo a uma superfície refletora.
  • C. deve ser acoplado a um refletor parabólico e instalado a cerca de 1m do vereador.
  • D. mais adequado é o headset para que o Presidente consiga ouvir os seus interlocutores.
  • E. deve ser colocado ao seu lado e voltado para a sua clavícula.

O primeiro veículo de comunicação a publicar uma imagem foi o jornal Daily (Nova Iorque) em 1880. Hoje a fotografia jornalística constitui uma especialidade da atividade jornalística com a finalidade de dar uma informação clara, precisa e concisa através da imagem. Para os pesquisadores da área,

  • A. a fotonotícia agrega imagens que possui uma disposição lógica para o entendimento, mostrando a cena com pequenos cortes e funcionando como uma animação.
  • B. a fotorreportagem é um gênero cujo conjunto de fotos forma uma narrativa ou quando uma série de fotos são construídas em torno de um tema específico, como o ensaio fotográfico.
  • C. a fotografia de entrevista refere-se à imagem que não cumpre apenas a função de só informar, mas constitui-se em uma construção da realidade e do contexto.
  • D. a foto simbólica, quando é usada para assegurar ou ampliar a informação, trabalha em conjunto com a matéria jornalística.
  • E. a fotossequência se caracteriza por publicar uma foto com alto teor informativo e consegue, independentemente da notícia, comunicar o fato.

Com o advento da televisão e a consequente criação de uma geração de pessoas aculturadas para o apelo visual das mensagens, os jornais impressos passaram a apresentar informações integrando, na diagramação, imagens, textos sintéticos e dados numéricos com a finalidade de prender a atenção dos seus leitores.

Essa forma de apresentar a notícia, como no exemplo, é chamada de

  • A. infografia.
  • B. mapografia.
  • C. infotenimento.
  • D. cartografia.
  • E. noticia visual.

Para Margarida Kunsch, a atuação harmoniosa da comunicação institucional, comunicação mercadológica, comunicação interna e comunicação administrativa corresponde à comunicação

  • A. empresarial.
  • B. corporativa.
  • C. pública.
  • D. colaborativa.
  • E. organizacional.

A Agência Magnum é uma cooperativa de fotógrafos francesa fundada, em 1947, por quatro importantes profissionais da época. As duas imagens a seguir tornaram-se conhecidas em todo o mundo.

Os autores das fotos, respectivamente, são

  • A. Sebastião Salgado e Jean Mazon.
  • B. Pierre Verger e Walker Evans.
  • C. Henri Cartier Bresson e Robert Capa.
  • D. Dorothea Lange e René Burri.
  • E. David Seymour e Tomas Farkas.

A imagem a seguir foi registrada, utilizando-se de uma antiga técnica fotográfica chamada “daguerreótipo”.

Em que se constituía essa técnica e por que recebe esse nome?

  • A. A imagem era fixada em emulsão fotoquímica provida de pigmentos coloridos. Chama-se “daguerreótipo” por ter sido criada na época da Revolução de 1830, na França.
  • B. A imagem era registrada em papel fotográfico colorido mas, pela ausência de fixadores, com o tempo, as cores se desbotavam. Louis Daguerre foi o primeiro a usar fixadores químicos.
  • C. Trata-se da primeira fotografia registrada sob iluminação elétrica (c. 1870). Chamava-se “daguerreótipo”, pois Louis Daguerre foi o primeiro a usá-la e abandonar o uso do flash.
  • D. A imagem era fixada sobre uma placa de cobre, ou outro metal, com um banho de prata na superfície. Chamava-se “daguerreótipo” em referência ao seu inventor Louis Daguerre.
  • E. Trata-se de uma técnica na qual o registro fotográfico, pela baixa sensibilidade da emulsão, permitia apenas a visualização do contorno. Louis Daguerre, artista plástico da época, finalizava o processo usando a pintura.

Após a observação da imagem a seguir, capturada pelo fotógrafo Cristiano Mascaro, pode-se afirmar que a imagem foi registrada, utilizando-se

  • A. curto tempo de exposição, pois o personagem à frente permanece estático em relação ao bonde em movimento.
  • B. ISO reduzido, pois se trata de uma imagem registrada à noite com mínimo tempo de exposição.
  • C. superexposição, pois se pode notar tanto objetos estáticos como em movimento.
  • D. diafragma de pequena abertura, pois se pode notar o bonde desfocado em relação ao personagem em foco.
  • E. longo tempo de exposição, resultando-se num registro borrado do movimento do bonde.

Nas câmeras analógicas, a imagem é formada sobre uma emulsão fotoquímica gerando a imagem latente; nas câmeras eletrônico-digitais, a emulsão fotoquímica foi substituída pelo

  • A. LCD (liquid cristal display).
  • B. cartão de memória.
  • C. despolido.
  • D. sensor.
  • E. view-finder.

Observe as figuras a seguir e assinale a alternativa correta.

  • A. A figura A representa um refletor com feixe de luz mais concentrado, gerando menor área iluminada com maior intensidade luminosa.
  • B. A figura B representa um refletor com feixe de luz mais concentrado, gerando menor área iluminada com maior intensidade luminosa.
  • C. A figura B representa um refletor com feixe de luz mais concentrado, gerando maior área iluminada com menor intensidade luminosa.
  • D. A figura A representa um refletor com feixe de luz menos concentrado, gerando menor área iluminada com menor intensidade luminosa.
  • E. A figura A representa um refletor com lâmpada de pouco uso e maior intensidade; a figura B, uma lâmpada em fim de vida, com menor intensidade luminosa.

Mesmo à luz do dia, fotógrafos podem utilizar o flash com função de preenchimento. Qual o resultado obtido?

  • A. Essa técnica é apropriada para fotografias com processamento fotoquímico que, diferentemente do processamento eletrônico-digital, gera imagens em alto contraste.
  • B. Não há necessidade de uso do flash durante o dia, pois a iluminação diurna é suficiente para o registro da imagem.
  • C. Essa técnica produz uma imagem com luz mais distribuída, pois a iluminação do flash gera uma luz de compensação para as sombras.
  • D. Caso não haja um correção na exposição, a imagem pode resultar superexposta devido à menor intensidade de luz do flash em relação à luz do dia.
  • E. Essa técnica produz imagens com maior profundidade de campo, pois a luz do flash somada à iluminação diurna permite a utilização de diafragmas de menor abertura.
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