Questões de Contabilidade Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O limite legal definido pela LC 101/00 para as despesas com pessoal do Poder Executivo Municipal é:

  • A.

    60% da receita corrente líquida.

  • B.

    25% de toda receita.

  • C.

    51,3% a receita corrente líquida.

  • D.

    6% de toda receita.

  • E.

    54% da receita corrente líquida.

A Classificação Funcional-programática definida na Portaria 42, de 14/04/99, é dividida em:

  • A.

    Função, Subfunção, Programa, Projeto, Atividade ou Operações Especiais.

  • B.

    Função, Programa, Subprograma, Projeto, Atividade ou Operações Especiais.

  • C.

    Função, Programa, Subprograma, Projeto ou Atividade, Subprojetos ou Subatividade.

  • D.

    Função, Subfunção, Programa, Subprograma, Projeto ou Atividade, Subprojeto ou Subatividade.

  • E.

    Função, Programa, Projeto ou Atividade, Subprojeto ou Subatividade.

O Relatório de Gestão Fiscal e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária para Municípios com mais de 50 mil habitantes compreenderão os seguintes períodos, respectivamente:

  • A.

    quadrimestral e semestral.

  • B.

    semestral e quadrimestral.

  • C.

    bimestral e quadrimestral.

  • D.

    quadrimestral e bimestral.

  • E.

    semestral e anual.

No exercício financeiro de 2005, um ente da federação realizou a amortização da primeira parcela de uma operação de crédito autorizada e efetuada em 2004. O correto registro contábil desse fato implicará:

  • A.

    lançamentos somente no sistema orçamentário e no sistema financeiro.

  • B.

    no sistema financeiro, lançamento a débito da conta Despesas Correntes, por ter sido realizada no orçamento que está em execução em 2005.

  • C.

    lançamento a crédito na conta Variações Ativas – Mutação Patrimonial da Despesa, no sistema patrimonial.

  • D.

    no sistema orçamentário, lançamento a débito da conta execução da Despesa; no sistema financeiro, a crédito da conta Banco Conta Movimento e, no sistema patrimonial, um débito na conta Dívida Fundada Interna.

  • E.

    uma diminuição da situação líquida financeira, aumento da situação líquida patrimonial e, conseqüentemente, um aumento da situação líquida global do patrimônio.

Durante um exercício financeiro, a realização do pagamento de um determinado empréstimo contraído em uma instituição financeira será classificada como despesa orçamentária do exercício e, em decorrência, implicará uma variação patrimonial resultante de uma:

  • A. insubsistência ativa orçamentária.
  • B.

    insubsistência passiva orçamentária.

  • C.

    superveniência passiva orçamentária.

  • D. mutação ativa orçamentária.
  • E.

    mutação passiva orçamentária.

Um ente da federação no exercício financeiro de 2004 realizou o empenho, a liquidação e o pagamento de uma determinada despesa. Posteriormente, em março de 2005, a mesma despesa foi cancelada, sendo, então, recebido o recurso financeiro desembolsado.
O fato ocorrido no exercício de 2005 deverá ser classificado e registrado como uma:

  • A.

    anulação de despesa.

  • B.

    mutação ativa.

  • C.

    receita orçamentária do exercício.

  • D.

    receita extra-orçamentária.

  • E.

    superveniência ativa.

Na estrutura de codificação de um determinado evento designado genericamente por XX. 1. XXX, o terceiro dígito representado pelo algarismo "1" indica o seguinte tipo de utilização:

  • A.

    estorno de evento complementar do de máquina.

  • B.

    evento utilizado internamente pelo sistema.

  • C.

    evento utilizado diretamente pelo gestor.

  • D.

    evento complementar do de máquina.

  • E.

    estorno de evento de gestor.

Com base na estrutura do Plano de Contas da Administração Pública Federal, a conta "Receitas Orçamentárias" identificada numericamente pelo código 6.1.1.0.0.00.00, pertence à seguinte classe/grupo/subgrupo:

  • A. Receitas.
  • B. Acréscimos Patrimoniais.
  • C. Interferências Ativas.
  • D. Interferências Passivas.
  • E. Resultado do Exercício.

No final do exercício financeiro, os seguintes dados constavam no balanço patrimonial de um ente público, elaborado conforme a estrutura apresentada no SIAFI:

Com as informações disponíveis, o valor do superávit financeiro, apurado no balanço, era igual a:

  • A. R$ 55.000,00.
  • B. R$ 49.000,00.
  • C. R$ 43.000,00.
  • D. R$ 38.000,00.
  • E. R$ 13.000,00.

No plano de contas utilizado no SIAFI, as contas do sistema de compensação, tanto as ativas como as passivas, são identificadas no segundo nível, respectivamente, pelas seguintes codificações numéricas:

  • A.

    1.4 e 2.4.

  • B.

    2.2 e 6.2.

  • C.

    1.9 e 2.9.

  • D.

    3.9 e 4.9.

  • E.

    1.4 e 2.9.

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