Questões sobre Licitação Pública

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Quando todos os licitantes forem inabilitados em uma licitação,

  • A.

    a Administração poderá conceder prazo a todos os licitantes para que apresentem nova documentação.

  • B.

    a Administração poderá afastar algumas exigências do edital que não tenham sido atendidas, habilitando os licitantes.

  • C.

    essa licitação deverá ser revogada pela Administração, considerando-se deserta.

  • D.

    essa licitação deverá ser anulada pela Administração, considerando-se deserta.

  • E.

    essa licitação deverá ser revogada pela Administração, considerando-se fracassada.

A licitação é o procedimento que tem por objetivo selecionar, para a Administração Pública, a proposta mais vantajosa para um contrato de seu interesse. O princípio licitatório que se baseia no critério indicado no edital e nos termos específicos da proposta, em confronto com o ofertado pelos proponentes dentro do permitido no edital ou convite, é:

  • A.

    a igualdade entre os licitantes

  • B.

    o sigilo na apresentação das propostas

  • C.

    a vinculação ao edital

  • D.

    o julgamento objetivo

  • E.

    a probidade administrativa

A modalidade de licitação realizada entre interessados previamente registrados, observada a necessária habilitação, e convocados por aviso publicado na imprensa oficial é:

  • A.

    a concorrência

  • B. o leilão
  • C. o convite
  • D. a tomada de preços
  • E. o concurso

Em se tratando de licitação, a lei considera dispensável o certame em certos casos. Nesses casos,

  • A.

    embora haja possibilidade de competição, a lei defere a realização da licitação à discricionariedade do administrador.

  • B.

    não há possibilidade de competição, assim como ocorre na licitação inexigível, sem embargo de terem diversos outros traços distintivos.

  • C.

    a lei defere a licitação à discricionariedade do administrador e o rol legal é meramente exemplificativo.

  • D.

    não há possibilidade de competição, razão pela qual a lei arrola os casos em que a licitação não pode ser realizada.

  • E.

    a lei equipara, quanto aos efeitos e ao procedimento, a licitação dispensável com a dispensada e com a inexigível.

Assinale a afirmativa falsa, tratando-se de serviços públicos:

  • A.

    A subconcessão de serviços públicos é admitida, desde que prevista no contrato de concessão e autorizada pelo poder concedente

  • B.

    A relação entre o concessionário e terceiros por ele contratados para a prestação de atividades acessórias ao serviço concedido regese pelo direito privado.

  • C.

    A transferência do controle acionário da empresa concessionária sem prévia anuência do poder concedente implica na caducidade da concessão.

  • D.

    A outorga de subconcessão, se autorizada, não depende de procedimento licitatório.

  • E.

    A fiscalização exercida pelo poder concedente não exclui a responsabilidade da concessionária em responder pelos danos causados a terceiros.

Assinale a alternativa correspondente à modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmio ou remuneração aos vencedores.

  • A. convite.
  • B. tomada de preços.
  • C. leilão.
  • D. concurso.

No âmbito da modalidade de licitação pregão, conforme a legislação federal, assinale a afirmativa verdadeira.

  • A.

    A fase recursal, no pregão, é única e ocorre após a declaração do licitante vencedor, depois das fases do julgamento e da habilitação

  • B.

    No pregão, não se admite a exigência de garantia de proposta e de execução contratual

  • C.

    O prazo ordinário de validade das propostas será de trinta dias, se outro não for fixado no edita

  • D.

    Uma vez decididos os eventuais recursos, o pregoeiro fará a homologação do procedimento e posterior adjudicação do objeto ao vencedor.

  • E.

    No pregão, o prazo mínimo para apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso do certame, será de cinco dias úteis.

O patrocínio direto ou indireto de interesse

  • a.

    público ou privado perante a Administração Pública, objetivando a celebração de contrato, cuja invalidação for decretada pela entidade realizadora do certame, está sujeito à pena de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos.

  • b.

    privado perante a Administração, dando causa à instauração de licitação, cuja invalidação vier a ser decretada pelo Poder Judiciário, está sujeito à pena de detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

  • c.

    público perante a Administração, causando a realização de certame licitatório, posteriormente anulado pelo Poder Judiciário, está sujeito à pena de detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, ou multa.

  • d.

    privado perante a Administração Pública, proporcionando a celebração de contrato mediante inexigibilidade de licitação, posteriormente invalidado pela entidade realizadora do certame, está sujeito à pena de reclusão de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

  • e.

    privado ou público perante a Administração, com o propósito de dispensar a licitação, cuja anulação for decretada pelo Poder Judiciário, está sujeito à pena de detenção de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.

A alienação de bens imóveis de empresas estatais depende de:

  • A.

    autorização legislativa, avaliação prévia e licitação sob a modalidade concorrência.

  • B.

    avaliação prévia e licitação sob a modalidade leilão.

  • C.

    licitação, sob qualquer modalidade.

  • D.

    avaliação prévia e licitação sob a modalidade concorrência.

  • E.

    autorização legislativa, avaliação prévia e licitação sob a modalidade leilão.

NÃO constitui hipótese de dispensa de licitação

  • A.

    a existência de grave perturbação da ordem.

  • B.

    a ocorrência de calamidade pública, caracterizada pela urgência no atendimento da situação.

  • C.

    a escolha de trabalho científico.

  • D.

    a inexistência de interessados na licitação anterior, que não puder ser repetida sem prejuízo à Administração.

  • E.

    a compra de pequeno valor, definido em lei.

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