Questões sobre Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos

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A respeito de tipicidade, ilicitude, imputabilidade e crimes previstos na Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens seguintes. Os crimes previstos na Lei n.º 8666/1993 somente são puníveis quando o agente delituoso os pratica com dolo, seja esse direto, indireto ou eventual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual das opções abaixo não consta do Art. 87 da Lei nº 8.666/93, que trata das sanções aplicadas pela Administração pela inexecução total ou parcial do contrato, garantida a prévia defesa?

  • A.

    Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos.

  • B.

    Multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.

  • C.

    Advertência.

  • D.

    Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 3 (três) anos.

  • E.

    Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

Qual das opções abaixo consta do Art. 93 da Lei nº 8.666/93, que trata da penalidade para o caso de existir impedimento, perturbação ou fraude na realização de qualquer ato de procedimento licitatório?

  • A.

    Detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa.

  • B.

    Detenção de 3 (três) meses a 2 (dois) anos e multa.

  • C.

    Detenção de 5 (cinco) meses a 3 (três) anos e multa.

  • D.

    Detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos e multa.

  • E.

    Detenção de 5 (cinco) meses a 2 (dois) anos e multa.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada à luz da Lei n.º 8.666/1993 e suas alterações.

Determinado servidor público admitiu, em licitação sob sua responsabilidade, a participação de empresa declarada inidônea. Posteriormente, a licitação foi cancelada, por meio de ato de autoridade hierarquicamente superior ao referido servidor. Nessa situação, o servidor estará sujeito à perda do cargo que exerce.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada à luz da Lei n.º 8.666/1993 e suas alterações.

A declaração de inidoneidade de uma empresa foi publicada no primeiro dia de determinado mês. Nessa situação, o prazo para interposição do pedido de reconsideração deve ser contado a partir da data da publicação da declaração.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993 regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. No artigo 89 do referido diploma legal afirma que: Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade prevê uma pena estipulada de:

  • A.

    detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa;

  • B.

    detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa;

  • C.

    reclusão, de 3 (três) e 5 (cinco) anos;

  • D.

    reclusão, de até 01 (um) ano;

  • E.

    detenção, de 03(três) a 6 (seis) anos, e multa.

A lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993 regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. No artigo 90 do referido diploma legal afirma que: Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação prevê uma pena estipulada de:

  • A.

    detenção, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, sem multa;

  • B.

    detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa;

  • C.

    reclusão, de 3 (três) e 6 (seis) anos;

  • D.

    reclusão, de até 02 (dois) anos;

  • E.

    detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

A lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993 regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. No artigo 91 do referido diploma legal afirma que: Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administração, dando causa à instauração de licitação ou à celebração de contrato, cuja invalidação vier a ser decretada pelo Poder Judiciário prevê uma pena estipulada de:

  • A.

    detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa;

  • B.

    detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa;

  • C.

    reclusão, de 3(três) e 6(seis) anos;

  • D.

    reclusão, de até 02(dois) anos;

  • E.

    detenção, de 1(um) a 4(quatro) anos, e multa.

Nos termos da Lei nº 8.666/1993, nos casos de inexigibilidade e dispensa de licitação, se comprovado superfaturamento, respondem pelo dano causado à Fazenda Pública, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis:

  • A.

    solidariamente o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável.

  • B.

    o fornecedor ou o prestador de serviços e, subsidiariamente, o agente público responsável.

  • C.

    apenas os fornecedores ou prestador de serviços.

  • D.

    apenas os agentes públicos responsáveis.

  • E.

    o agente público responsável e, subsidiariamente, o fornecedor ou o prestador de serviços.

Um órgão público federal instaurou, nos termos da Lei nº 8.666/1993, concorrência visando à realização de obras de conservação e modernização em sua sede. Antes, porém, de celebrar o contrato administrativo com o licitante vencedor, a Administração Pública constatou a ocorrência de vício de legalidade insanável no curso do certame e, após assegurar aos interessados o contraditório e a ampla defesa, decidiu anular a licitação. O licitante vencedor, inconformado, pretende recorrer administrativamente contra tal decisão.

À luz desse cenário hipotético,

  • A.

    contra a decisão de anulação da licitação cabe apenas pedido de reconsideração, a ser encaminhado ao ministro de Estado competente, no prazo de 10 dias úteis a contar de sua intimação.

  • B.

    contra a decisão de anulação da licitação cabe recurso hierárquico, no prazo de 5 dias úteis a contar de sua intimação.

  • C.

    contra a decisão de anulação da licitação inexiste previsão legal de recurso administrativo, cabendo ao interessado buscar o Poder Judiciário para resguardar seu interesse.

  • D.

    a decisão de anulação da licitação caracteriza-se como ato administrativo vinculado e, por tal razão, é irrecorrível.

  • E.

    a decisão de anulação de licitação não é passível de recurso administrativo, mas pode ser objeto de representação no prazo de 10 dias úteis a contar de sua intimação.

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