Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A arte, conhecimento humano sensível-cognitivo, particularmente estético e comunicacional:

  • A.

    pode influenciar o jovem, a partir dos modos de aprender sobre as elaborações estéticas presentes nos produtos artísticos.

  • B.

    contribui para uma melhor humanização dos cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, reflexivos, criativos e responsáveis, no coletivo por melhores qualidades culturais na vida dos grupos e das cidades com ética e respeito pela diversidade.

  • C.

    é presença urgente na história da aprendizagem cultural dos jovens de nosso país, humanizando-se e ajudando a humanizar o mundo contemporâneo.

  • D.

    reflete sobre os principais aspectos de escolha profissional dos jovens.

  • E.

    É um conhecimento elitista e supérfluo que não traz nenhuma contribuição à formação do indivíduo.

Quando temos um tipo de audiência específica para um tipo de obra específica estamos falando do:

  • A.

    fruidor;

  • B.

    autor;

  • C.

    mentor;

  • D.

    ator.

  • E.

    cantor

O conteúdo veiculado pela parte material do signo, a imagem mental formada na cabeça do receptor, seu conteúdo é o:

  • A.

    sistema;

  • B.

    código;

  • C.

    signo;

  • D.

    significado;

  • E.

    repertório.

Na semiologia de Peirce existem três modalidades universais e gerais, através das quais se opera a apreensão-tradução dos fenômenos. São elas:

  • A.

    fenomenologia, ciência, metafísica;

  • B.

    primeiridade, segundidade, terceiridade;

  • C.

    lógica, estética, ética;

  • D.

    observação, contemplação, avaliação;

  • E.

    Arte, ciência, senso comum.

Cada som possui propriedades ou parâmetros que nosso ouvido pode identificar, que são:

  • A.

    altura, freqüência e vibração;

  • B.

    altura, freqüência e duração;

  • C.

    altura, intensidade, duração e timbre;

  • D.

    altura, vibração e duração;

  • E.

    nenhuma das respostas acima.

Quando o compositor cria uma obra musical necessita grafá-la, registrá-la sobre um papel, escrevendo uma série de símbolos. Essa escrita da música, manuscrita ou impressa é chamada de:

  • A. parceria;
  • B.

    parâmetro;

  • C.

    manifesto;

  • D.

    partitura;

  • E.

    código.

Relacione os teatrólogos às denominações conhecidas de suas pesquisas teatrais, considerando a ordem existente na seguinte relação: Antonin Artaud − Augusto Boal − Bertold Brecht − Constantin Stanislavski − Jerzy Grotowski.

  • A.

    Teatro da Crueldade - Teatro de Títeres - Teatro Épico - Memória Emotiva - Teatro Pobre.

  • B.

    Teatro do Absurdo − Teatro de Animação − Biomecânica − Teatro de Boulevard − Teatro-Dança.

  • C.

    Teatro da Náusea − Teatro do Absurdo − Berliner Ensemble − Memória Emotiva − Living Theater.

  • D.

    Teatro do Oprimido − Teatro Antropológico − Teatro da Crueldade − Teatro Pobre − Teatro Expressionista.

  • E.

    Teatro da Crueldade - Teatro do Oprimido - Teatro Dialético - numa visão mais ampla, "Sistema", e para um objetivo mais específico, "Memória Emotiva"- Teatro Pobre.

Assinale a afirmação correta relacionada à obra de Antônio Francisco Lisboa.

  • A.

    A obra do artista sofreu influência das ordens franciscana e carmelita, que ganharam espaço com a proibição da entrada da Ordem Jesuíta em Minas Gerais.

  • B.

    Sua formação artística sofreu influência da escola informal de seu pai, Manoel Francisco Lisboa, e do Estilo Brito.

  • C.

    Com a expulsão das ordens religiosas da colônia pelo Marquês de Pombal, em 1759, o trabalho de Aleijadinho liberou-se da influência da ideologia cristã.

  • D.

    Antônio Francisco Lisboa é exemplo do artista autodidata, cuja genialidade compensou sua precária formação.

  • E.

    A obra do artista revela grande conhecimento de arquitetura e escultura humana, adquirido nos seus estudos realizados na Europa.

A tese mais aceita e difundida sobre a origem da tragédia grega associa seu nascimento:

  • A.

    ao ditirambo.

  • B.

    ao surgimento de Téspis, o primeiro ator.

  • C.

    ao culto do deus Apolo.

  • D.

    ao desaparecimento do coro.

  • E.

    às festas do entrudo que aconteciam na Europa medieval.

Em meados dos anos 1950, surge um grupo de teatro que em grande medida se opõe ao ideário do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia). Esse grupo se caracteriza pela proposta de um teatro como instrumento político. Sua principal montagem foi Eles não usam black-tie, marco da dramaturgia nacional, de Gianfrancesco Guarnieri. Assinale a alternativa em que se encontra esse grupo.

  • A.

    Teatro Opinião

  • B.

    Teatro de Arena

  • C.

    Teatro Oficina

  • D.

    Os Comediantes

  • E.

    Asdrúbal Trouxe o Trombone

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...