Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao utilizar palavras para designar objetos que não estão presentes de imediato, a criança mobiliza principalmente a:

  • A.

    inteligência.

  • B.

    simbolização.

  • C.

    memória.

  • D.

    criatividade.

  • E.

    sensibilidade

O escultor Bruno Giorgi sofreu, entre outros, a influência de um dos mais importantes escultores do Modernismo europeu − Henry Moore −, cuja retrospectiva se encerrou recentemente no Rio de Janeiro.

Assinale a obra de Bruno Giorgi na cidade do Rio de Janeiro.

  • A.

    O Monumento aos Pracinhas

  • B.

    O Monumento às Bandeiras

  • C.

    A escultura "Meteoro"

  • D.

    A escultura "Dois Guerreiros"

  • E.

    O Monumento à Juventude

A cerâmica é o "alfabeto da arqueologia" e constitui o principal recurso para o arqueólogo interpretar as culturas pré-históricas.

Sobre ela, assinale a afirmação correta:

  • A.

    A cerâmica caracteriza grupos humanos sedentários, conhecedores da agricultura.

  • B.

    A cerâmica identifica grupos humanos que já conheciam o uso do torno devido ao conhecimento que já possuíam da roda.

  • C.

    A cerâmica constitui um aperfeiçoamento técnico-artístico trazido pelos europeus às terras conquistadas.

  • D.

    A cerâmica caracteriza um estágio cultural dos grupos humanos do Paleolítico e do Neolítico.

  • E.

    A invenção da cerâmica está ligada ao conhecimento técnico do cozimento da peça de argila.

O questionamento sobre a identidade nacional foi um dos motivos da Semana de 22.

Assinale o estilo de arte que no Brasil já antecipava a questão da identidade nacional.

  • A.

    Art déco

  • B.

    Art Nouveau

  • C.

    Neoclássico

  • D.

    Neocolonial

  • E.

    Eclético

A construção de narrativa nas aulas de teatro:

  • A.

    não é recomendada porque o teatro tem que se basear em textos prontos.

  • B.

    depende sempre da contribuição da professora de língua portuguesa.

  • C.

    deve ser feita pela professora porque ela é que tem competência pra isso.

  • D.

    pode ser feita a partir dos interesses dos alunos, articulando elementos surgidos na improvisação.

Em "4 de outubro de 1838, estreava O Juiz de Paz na Roça, sem alarde publicitário e pretensão histórica. Poucos, talvez, na ocasião, assinalassem o significado do acontecimento." (Sábato Magaldi)

Era o primeiro texto escrito por Martins Pena, autor reconhecido historicamente como o fundador, no Brasil, da comédia denominada:

  • A.

    clássica

  • B.

    psicológica

  • C.

    de costumes

  • D.

    de caracteres

Sábato Magaldi destaca alguns autores que trouxeram as contribuições mais efetivas e continuadas à dramaturgia brasileira contemporânea. São eles:

  • A.

    França Júnior, Jorge Andrade, Gianfrancesco Guarniere e Joaquim Manoel de Macedo

  • B.

    Jorge Andrade, Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna e Gianfrancesco Guarniere

  • C.

    Martins Pena, França Júnior, Joaquim Manoel de Macedo e Nelson Rodrigues

  • D.

    Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Martins Pena e Ariano Suassuna

Há uma "contradição entre literalidade e arte. A arte, invariavelmente, implica organização expressiva e forma significativa, alguma estilização e até mesmo alguma artificialidade." (John Gassner)

O autor constrói uma reflexão crítica acerca da tendência estética que dominou os palcos no final do século XIX, denominada:

  • A.

    realismo

  • B.

    simbolismo

  • C.

    naturalismo

  • D.

    expressionismo

Observe as concepções de representação teatral abaixo registradas:

"representar seu personagem e se posicionar em relação a essa representação."

"utilizar a sua experiência mais íntima para encontrar dentro de si mesmo uma emoção verdadeira."

Estas concepções de representação teatral registradas acima, referem-se, respectivamente, às teorias de:

  • A.

    Meyerhold e Grotowski

  • B.

    Brecht e Stanislavsky

  • C.

    Vilar e Antoine

  • D.

    Craig e Artaud

O teatro clássico francês legou à humanidade a dramaturgia de Corneille, Racine e Molière. Orientado pela rigidez das regras impostas ao drama pelos críticos e eruditos, em nome de Aristóteles, Corneille escreve a peça El Cid. Pode-se considerála como uma obra de transição, porque, na estrutura e no estilo, não apresenta:

  • A.

    princípios rígidos do teatro naturalista

  • B.

    características de teatro elisabetano

  • C.

    rigidez na regra das três unidades

  • D.

    tramas secundárias

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...