Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta em relação à origem da palavra teatro.

  • A.

    Designava o local onde se realizavam os cultos ao deus Dionísio na Grécia antiga.

  • B.

    Está etimologicamente ligada ao verbo grego theastai (ver, contemplar, olhar).

  • C.

    Significa jogo.

  • D.

    É desconhecida.

  • E.

    Assim como a palavra drama, significa

No seu livro O que é teatro, Fernando Peixoto nos contempla com um precioso capítulo sobre o espaço cênico, de onde retiramos o trecho que se segue: "O espaço cênico é uma imposição ou opção, ambas de natureza social. Aparentemente pode parecer que pouco mudou entre a forma clássica dos anfiteatros gregos e os teatros de arena, ou circulares, dos dias de hoje. Mas a aventura do espaço cênico é um dos capítulos mais reveladores da aventura do teatro."

Marque a única alternativa falsa.

  • A.

    Na Idade Média, o teatro apodera-se inicialmente dos altares e das naves dos templos, passando depois aos degraus das igrejas, finalmente conquistando as praças e as ruas.

  • B.

    No período elisabetano, o teatro fecha-se em estalagens e currais.

  • C.

    No século XVII, a encenação teatral será novamente aprisionada no chamado "palco italiano".

  • D.

    O "palco italiano", que até hoje denomina a "caixa", elemento básico do edifício teatral, alcança tamanha importância para a realização do espetáculo que podemos afirmar que, sem ele, não se pode mais praticar a arte teatral.

  • E.

    Em muitas épocas, o espaço teatral foi democrático. Em outras, afirmou e consolidou a divisão de classes.

Assinale a alternativa em que encontramos marcos históricos do desenvolvimento do teatro no Brasil listados cronologicamente.

  • A.

    I. José de Anchieta encena autos e mistérios encomendados por Padre Nóbrega para a catequese dos índios brasileiros.

    II· O TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) contrata profissionais estrangeiros.

    III· O Teatro de Arena e o Teatro Oficina de São Paulo cessam suas atividades quase ao mesmo tempo, em conseqüência de repressão policial.

    IV· Processo de expansão do teatro nos meios comunitários e sindicais.

  • B.

    I. Joracy Camargo escreve Deus lhe pague.

    II· Paschoal Carlos Magno, com o Teatro do Estudante do Brasil, dá uma dimensão mais cultural aos meios de criação, produção e difusão cultural.

    III. João Caetano atua em Juiz de paz na roça, de Martins Pena.

    IV. Ziembinski encena Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues.

  • C.

    I. A academia reconhece a teatralidade que há nos ritos indígenas brasileiros como as primeiras práticas teatrais no Brasil.

    II. Estréia de Gota d'água, de Chico Buarque e Paulo Pontes.

    III. Os espetáculos do CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE e do Movimento de Cultura Popular do Recife.

    IV. Os parâmetros curriculares nacionais (PCN) obrigam o ensino de teatro nas escolas brasileiras.

  • D.

    I. Durante o Segundo Império, os palcos de teatro de bonecos ganham as praças das capitais; nesse período, muitas companhias de fantoches e marionetes se formam no país.

    II. Foema-se em Lagos, capital da Nigéria, a primeira companhia brasileira de negros: a Brazilian Dramatic Company.

    III. Com o advento da televisão, a teledramaturgia se afirma como principal produto cultural do país.

    IV. As Escolas de Samba no Rio de Janeiro inauguram uma fase em que alegorias vivas e interpretações teatrais passam a fazer parte dos desfiles.

  • E.

    I. A vinda para o Brasil de profissionais europeus contratados por Franco Zampari.

    II. Leonor de Mendonça, obra teatral de Gonçalves Dias.

    III. Piscator e Brecht influenciam a experiência do Teatro- -Jornal aprofundada por Boal na década de 70.

    IV. Com enorme sucesso, O auto da compadecida é transcrito para TV e cinema.

Qual texto abaixo é considerado o primeiro documento básico da teoria teatral, dissecando a estrutura da tragédia e da comédia, caracterizando os gêneros e suas diferenças, explicando suas origens e analisando seus elementos?

  • A.

    A divina comédia, de Dante Alighieri

  • B.

    O banquete, de Platão

  • C.

    Os lusíadas, de Luís Vaz de Camões

  • D.

    Poética, de Aristóteles

  • E.

    A história do teatro dramático, de Silvio D'Amico

É fundamental a importância atribuída ao teatro, seus jogos dramáticos, seus métodos e suas técnicas no espaço da escola. Que teatrólogo sistematizou um método em que um dos seus objetivos é o de fazer com que o "espectador", nas experiências do teatro-foro, interrompa a ação dramática, incorporando-se àqueles que a conduzem, formulando, por meio de representação, sua compreensão e capacidade de agir?

  • A.

    Erwin Piscator

  • B.

    Bertold Brecht

  • C.

    Augusto Boal

  • D.

    Eugenio Ionesco

  • E.

    Amir Haddad

O espetáculo teatral, como um fenômeno de comunicação, tem gerado uma série de proposições a respeito da relação autor- -encenador/ator/espectador. Para definir essa comunicação, o encenador Manfred Wekwerth baseia-se na idéia de que:

  • A.

    atores e espectadores se enfrentam, no espetáculo, como dois grupos de produtores, entretendo-se mutuamente, criticando-se e revelando-se mutuamente necessários.

  • B.

    o espectador delega poderes para que o personagem pense e atue no seu lugar.

  • C.

    se deve anular a figura do espectador, libertando-o de uma condição que seria necessariamente opressiva.

  • D.

    o encenador moderno, ao mesmo tempo artista e técnico, está em vias de afirmar o que talvez constitua sua mais profunda vocação: ser um educador popular.

  • E.

    a identificação do público com os personagens coloca o primeiro em estado de êxtase, e assim poderá atingir a purgação (catarse) dessas emoções.

A metodologia triangular, proposta defendida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa, tem por base um trabalho pedagógico integrador de três facetas do conhecimento em arte. Além do fazer artístico, outros dois elementos compõem o triângulo.

Assinale a afirmativa que os indique.

  • A.

    a análise da obra de arte e a História da Arte

  • B.

    a livre expressão e o conhecimento da arte brasileira

  • C.

    o "laissez-faire" e a História da Arte Universal

  • D.

    o desenho geométrico e a História da Arte Geral

  • E.

    o conhecimento da linguagem da arte e a História da Arte

O criador do termo "Arte Concreta" foi o artista holandês Theo Van Doesburg. Repetindo suas palavras: "pintura concreta e não abstrata, já que não é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície... uma mulher, uma árvore, uma vaca são concretos no estado natural, mas no estado de pintura são ilusórios, vagos, especulativos..."

Assinale a vanguarda que, no Brasil, seguiu essa diretriz.

  • A.

    Transvanguarda

  • B.

    Neoplasticismo

  • C.

    Novo Realismo

  • D.

    Grupo Ruptura

  • E.

    Grupo Minimalista

Os gregos da Antiguidade foram os primeiros a criar espaços plásticos caracterizados por propriedades lógicas e perspectivas.

Em relação a elas, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O uso prático da perspectiva linear foi formulado pelo arquiteto Bruneleschi.

  • B.

    Encontramos exemplos de espaços plásticos perceptivos nas pinturas murais de Fídias, no Partenon.

  • C.

    O espaço projetivo da Idade Média utilizou as leis de Euclides.

  • D.

    Não há possibilidade de se conceber um espaço plástico fora das leis de Euclides.

  • E. A pintura perspectiva da Renascença é uma materialização da visão natural do Homem.

"Há um fio que percorre continuamente todas as culturas que conhecemos e que é feito de dois cordões. Esse fio é o da ciência e da arte."

Assinale a afirmativa que melhor traduz o enunciado acima.

  • A.

    O fio da ciência é o da inteligência, o fio da arte é o da sensibilidade.

  • B.

    A obra de arte está ligada à forma simbólica, o objeto da ciência é tecnologia.

  • C.

    Arte e ciência são elaborações tardias das civilizações humanas.

  • D.

    Não há certamente nenhuma cultura humana desprovida de ciência e de arte.

  • E.

    A arte está presente em todas as culturas humanas; a ciência, apenas nas culturas históricas mais envolvidas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...