Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na década de 80, a educação sexual ganhou ênfase e passou a ser mais discutida, talvez em função do avanço da Aids e do aumento do número de adolescentes grávidas. Mas a verdadeira implementação desse tema, superando o simples conhecimento do funcionamento do aparelho reprodutor humano, encontra-se distante, provavelmente devido às dificuldades encontradas ao se abordarem questões que envolvam valores, crenças e opiniões. A Educação Física se aproxima desse tema a partir do momento em que privilegia o uso do corpo, ou a construção de uma cultura corporal cujos valores sobre beleza, estética corporal e gestual aparecem freqüentemente, assim como as questões de gênero. A sexualidade torna-se um assunto de grande importância quando enfoca não apenas a reprodução humana, mas também a busca do prazer. A discussão deve estender-se além da dimensão biológica, perpassando também pelas dimensões:

  • A. cognitiva e afetiva.
  • B. psicológica e social.
  • C. corpo e mente.
  • D. psicomotora e cognitiva.
  • E. psíquica e sociocultural.

A escola e as instituições congêneres deveriam ser os principais incentivadores de ações com o objetivo de desenvolver o lazer. Especialmente a Educação Física deveria dar atenção destacada ao lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruí-lo, mas também em termos de atitudes e a compreensão do que venha a ser esse termo. Para além das práticas que devem, sim, fazer parte da educação formal e não-formal para o lazer, deve-se explorar a concepção de lazer para:

  • A.

    a comunidade, o município e o estado.

  • B.

    as instituições governamentais e não-governamentais.

  • C.

    a manutenção da ordem pública.

  • D.

    o controle social, viabilizando a ordem e o progresso.

  • E.

    o aluno, seus familiares e sua comunidade.

É necessário que se pense nos espaços de lazer dentro e ao redor da escola, bem como nos logradouros públicos, propiciando uma nova visão sobre o uso das instalações escolares e dos espaços públicos com a responsabilidade concorrente da comunidade. Os alunos e indivíduos da comunidade poderiam transformar-se em agentes socioculturais, favorecendo a utilização desses espaços para a apropriação de vivências de lazer. Apropriar-se da escola e dos espaços públicos pode significar:

  • A.

    um perigo para o estado de direito democrático.

  • B.

    a intromissão perigosa nos bens públicos.

  • C.

    a omissão de responsabilidade do poder público.

  • D.

    a responsabilidade sobre eles.

  • E.

    o enfraquecimento do poder público.

A nova significação atribuída à Educação Física é que a área ultrapassa a idéia única de estar voltada apenas para o ensino do gesto motor correto. Muito mais que isso, cabe ao professor problematizar, interpretar, relacionar, compreender com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal, de tal forma que os alunos compreendam os sentidos e significados impregnados nas práticas corporais. Ampliar-se a área além da dimensão procedimental para as dimensões:

  • A. atitudinal e conceitual.
  • B. afetiva e cognitiva.
  • C. psicológica e social.
  • D. técnica e tática.
  • E. teórica e científica.

Discutir a ética na área da Educação Física é discutir amplamente o sentido ético da convivência humana nas suas relações com várias dimensões da vida social: o ambiente, a cultura, o trabalho, o lazer, o consumo, a sexualidade e a saúde. Observa-se, nas práticas da Educação Física, que os seres humanos expressam comportamentos de excitação, cansaço, medo, vergonha, prazer, satisfação, entre outros. Isso se deve, muitas vezes, ao fato de as atitudes serem afetadas pela intensidade e qualidade dos estados emocionais vivenciados corporalmente. O desenvolvimento moral do indivíduo está intimamente relacionado:

  • A. à criação e à educação familiar.
  • B. à afetividade e à racionalidade.
  • C. ao binômio corpo e mente.
  • D. ao meio ambiente.
  • E. à família e ao ambiente.

A saúde esteve historicamente ligada à Educação Física, muito embora tal ligação estivesse voltada ao caráter eminentemente biológico. O conceito de saúde apresenta limitações quando se pretende defini-lo de maneira estanque e conclusiva. Isso porque, quando se fala em saúde, além dos aspectos biológicos, não se pode deixar de considerar seus fatores de influência e determinação, que são:

  • A.

    o meio ambiente e os fatores psicológicos e sociais.

  • B.

    a infra-estrutura básica de saneamento e os fatores naturais e psicossociais.

  • C.

    o meio ambiente e os aspectos socioeconômicos, culturais, afetivos e psicológicos.

  • D.

    a infra-estrutura básica de saneamento e os fatores genéticos e psicossociais.

  • E.

    as condições ambientais e os aspectos social, financeiro, cultural e psicomotor.

Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha:

  • A.

    de competências, objetivos, conteúdos e estratégias.

  • B.

    de indivíduos selecionados, classificação e composição de ranking.

  • C.

    do melhor desempenho, objetivos, técnicas e táticas.

  • D.

    da classificação, objetivos, atividades e estratégias

  • E.

    da melhor equipe, dos sistemas técnicos e táticos.

O estilo redacional de trabalhos científicos deve seguir alguns princípios básicos. A linguagem rebuscada, cheia de termos desnecessários, desvia a atenção do leitor, confundindo-o por vezes. Cada palavra empregada deve traduzir o pensamento que deseja transmitir. A seleção de termos inequívocos e a cautela no uso de expressões coloquiais devem estar sempre presentes na redação acadêmica. Na linguagem científica, os assuntos devem ser tratados de maneira direta e simples, com lógica e continuidade no desenvolvimento das idéias. Além da consistência, a redação técnico-científica deve seguir os seguintes princípios:

  • A.

    erudição, requinte e inclusão.

  • B.

    clareza, precisão e comunicabilidade.

  • C.

    teoria, cientificidade e excelência.

  • D.

    erudição, cientificidade e inclusão.

  • E.

    teoria, erudição e excelência.

A dança é considerada como uma das formas mais antigas de manifestação da expressão corporal. A manifestação expressiva de determinado povo, com seus atributos divinos e religiosos, que emitem algumas características que podem identificar uma nação ou região, é denominada de dança:

  • A. folclórica.
  • B. étnica.
  • C. cultural.
  • D. social.
  • E. lazer.

Em todas as épocas e espaços geográficos, a dança desempenhou para os povos uma representação de suas manifestações, de seus estados de espírito, de emoções de expressão e comunicação de suas características culturais. Por meio de gestos e movimentos, a dança traduz as mais íntimas das emoções, acompanhada ou não da música e do canto ou de ritmos peculiares. Ao longo do tempo, os seres humanos utilizam a dança como:

  • A. meio de comunicação.
  • B. estratégia de encantamento.
  • C. linguagem corporal.
  • D. meio de sedução.
  • E. expressão de alegria.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...