Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

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A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Com relação à unidade temática Brincadeiras e Jogos é CORRETO afirmar:

    A) Explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si.

    B) Reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto às derivadas. As brincadeiras e jogos como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações).

    C) São propostas práticas com formas de organização e significados muito diferentes, o que leva à necessidade de explicitar a classificação em: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; e ginásticas de conscientização corporal.

    D) Explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias.

Há 18 anos, a infância deixou de ser brincadeira. Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), essa fase da vida passou a ser tratada com a seriedade que merece — o reconhecimento de que são sujeitos de direito e não simples propriedade dos pais e do Estado. Com o ECA foi extinto o Código de Menores, elaborado em 1927 e adaptado em 1979, único instrumento legal que tratava da infância no país. No seu capítulo IV (do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer), no artigo 53, a criança e o adolescente “têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”, assegurando:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II. Direito de ser desvalorizado por seus educadores; III. Dever de contestar critérios avaliativos, não podendo recorrer às instâncias escolares superiores; IV. Direito de organização e participação em entidades rurais; V. Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) Somente I e II estão corretas.

    B) Somente III e IV estão corretas.

    C) Somente IV e V estão corretas.

    D) Somente I e V estão corretas.

No que se refere à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A ação de engatinhar é um fenômeno que não integra o sujeito com o mundo.
II – Cada objeto a ser pego exige uma atividade motora particular.
III – Não basta se especialista em mãos ou especialista em bolas para entender o ato de pegar uma bola.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

No tocante à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A criança não vai à escola de educação infantil apenas para se alfabetizar.
II – Cada vez mais a criança aprende menos na escola e mais pelos meios de comunicação.
III – A escola precisa perder a ilusão de que ela é a única que está ensinando o que é necessário para se viver em sociedade.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

O princípio da atividade apreensível ou princípio da adequação é compreendido em função do compromisso entre a complexidade da tarefa e a capacidade do praticante no significado de um ponto ideal de treino, em que a solicitação não pode ser baixa, a ponto de provocar uma desmotivação no indivíduo, nem excessivamente forte, a ponto de prejudicá-lo. Dessa forma, a variação deve ocorrer a partir do conhecido ao desconhecido, do simples ao complexo, da participação geral à percepção específica. Esses princípios pedagógicos se aplicam mais diretamente ao treinamento da:

    A) Velocidade.

    B) Agilidade.

    C) Força.

    D) Flexibilidade.

    E) Coordenação motora.

Sobre a proposta da BNCC para o Ensino médio em relação às práticas corporais, assinale a opção CORRETA.

    A) Atribuir a reflexão sobre as práticas corporais, brincadeiras, esportes, danças, jogos, ginásticas e lutas deve ser um desafio aos estudantes, mas sem aprofundar seus conhecimentos sobre os limites corporais, bem como as capacidades do corpo.

    B) A formação de sujeitos peça análise e transformação de suas práticas corporais, tomando e sustentando decisões éticas, reflexivas e conscientes em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos é um processo que se dá a partir da reflexão sobre as vivências.

    C) Autoconhecimento e autocuidado com a saúde e o corpo são desenvolvidos por meio do conjunto de experiências, a socialização e o entretenimento, mas o diálogo com as demais áreas do conhecimento não é favorecido.

    D) Não há como refletir sobre as possibilidades de utilização dos espaços públicos e privados que os alunos frequentam, para desenvolver práticas corporais, inclusive as aprendidas na escola, que remetem ao protagonismo comunitário e exercício de sua cidadania.

Assinale a teoria abaixo a qual se refere a seguinte abordagem: o ensino deve frisar a transcendência dos limites por meio da ampliação, problematização, encenação e reconstrução e é direcionado para formação da cidadania, por meio de questionamentos.

    A) Desenvolvimentista.

    B) Crítico superadora.

    C) Construtivista interacionista.

    D) Crítico emancipatória.

Conforme a Base Nacional Comum Curricular analise as afirmativa abaixo sobre as competências específicas para o Ensino Fundamental de Educação Física:
I- Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida individual e coletiva. II- Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diversas brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. III- Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e limitar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais. IV- Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

    A) III.

    B) I e II.

    C) I, II e IV.

    D) I, III e IV.

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