Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Lista completa de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Abordando a sequência de desenvolvimento para o chute, segundo Gallahue analise as características abaixo:
• Aumenta a extensão da oscilação da perna. • Perna de sustentação se inclina levemente ao contato. • Alcance da bola pode ser feito por uma corrida ou por um grande salto. • Braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação de chute.
As características acima definem qual o estágio de desenvolvimento?

    A) Inicial.

    B) Elementar.

    C) Fundamental.

    D) Intermediário.

    E) Maduro.

Quando do planejamento anual das atividades, de acordo com Mattos, recomenda-se aos professores respeitar os aspectos locomotores, cognitivos e afetivossociais. Baseado no exposto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 associando os objetivos das atividades com seus respectivos aspectos.
Coluna 1 1. Psicomotores. 2. Cognitivos. 3. Afetivossociais.
Coluna 2 ( ) Organização. ( ) Atenção. ( ) Locomoção.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 1 – 2 – 3.

    B) 2 – 1 – 3.

    C) 3 – 1 – 2.

    D) 2 – 3 – 1.

    E) 3 – 2 – 1.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC discorre que a ginástica geral, também conhecida como ginástica para todos, reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador:

I. A exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo.
II. A interação social e o compartilhamento do aprendizado.
III. A competitividade.

Está correto o que se afirma em:

    A) I e III, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) I, II e III.

    D) I e II, apenas.

Com base na inserção da educação física na área de linguagem, códigos e suas tecnologias e também nos dispositivos legais que a regulam, assinale a alternativa que apresenta a(s) finalidade(s) deste texto:

    A) Detalhar como os conceitos estruturantes da área perpassam a disciplina, comentando a relação de tais conceitos com as competências gerais da educação física e sua interseção com as demais disciplinas.

    B) Fornecer sugestões temáticas e metodológicas para a condução do trabalho, superando a mera repetição mecânica dos fundamentos do esporte mais tradicionais.

    C) Destacar tópicos referentes ao processo de avaliação, de modo que ultrapasse a mera verificação do conhecimento e a promoção do aluno. Tecer algumas considerações relevantes a respeito da formação do professor de educação física.

    D) As alternativas A, B e C estão corretas.

    E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Deparar com suas potencialidades e limitações para buscar desenvolvê-las é parte integrante do processo de aprendizagem das práticas da cultura corporal e envolve sempre um certo risco para o aluno, pois o êxito gera um sentimento de satisfação e competência, mas experiências sucessivas de fracasso e frustração:

    A) Acabam por gerar uma sensação de impotência que, num limite extremo, inviabiliza a aprendizagem.

    B) Configuram um aluno real e não virtual, um indivíduo com características próprias, que pode ter mais facilidade para aprender.

    C) Constituem o ponto de partida para o processo de ensino e aprendizagem das práticas da cultura corporal.

    D) Permitem ao indivíduo experimentar e expressar um conjunto de características de sua personalidade, de seu estilo pessoal de jogar, lutar, dançar e brincar.

Segundo Darido e Souza Júnior (2007, p.23), “a avaliação em educação física deve considerar a observação, análise e a conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana.” A avaliação deve abranger três dimensões, quais são elas?

    A) Atitudinal, competitiva e motora.

    B) Observativa, atitudinal e especulativa.

    C) Qualitativa, motora e conceitual.

    D) Cognitiva, competitiva e quantitativa.

    E) Cognitiva, motora e atitudinal.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física. E embora a ação e a compreensão sejam um processo indissociável, em muitos casos, a ação se processa em frações de segundo, parecendo imperceptível, ao próprio sujeito, que houve processamento mental. Nesse aspecto, é fundamental que as situações de ensino e aprendizagem incluam:

    A) Caráter mais competitivo ou recreativo de cada situação, conhecer o seu histórico, compreender minimamente regras e estratégias e saber adaptá-las.

    B) Instrumentos de registro, reflexão e discussão sobre as experiências corporais, estratégicas e grupais que as práticas da cultura corporal oferecem ao aluno.

    C) A natureza e as características de cada situação de ação corporal, como são socialmente construídas e valorizadas, para que possa organizar e utilizar sua motricidade na expressão de sentimentos e emoções de forma adequada.

    D) Certas habilidades e destrezas, para capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais.

Atualmente, a educação física centra-se em três métodos de ensino de seus conteúdos. Tais formas de organizar a prática pedagógica dos docentes são descritos por Xavier (1986) como:

    A) Método amplo, método crescente e método parcial.

    B) Método global, método parcial e método misto.

    C) Método global, método parcial e método evolutivo.

    D) Método abrangente, método restrito e método misto.

    E) Método completo, método truncado e método aberto.

No que diz respeito às atividades perceptivas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:


1. Sensação.

2. Percepção.

3. Percepção cinestésica.


( ) É o sentido pelo qual se percebem os movimentos musculares, o peso, a posição do corpo no espaço e a relaçao com o mundo a sua volta. (Andrade, 2004)

( ) É todo o dado imediato que é fornecido pelos sentidos e armazenado pelo cérebro. (Andrade, 2004)

( ) É a capacidade que um indivíduo tem em associar, comparar, interpretar e distinguir dados imediatos. (Andrade, 2004)


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    A) 1, 2, 3.

    B) 3, 1, 2.

    C) 2, 3, 1.

    D) 2, 1, 3.

    E) 3, 2, 1.

A avaliação nas aulas de Educação Física tem característica quantitativa, segundo Darido e Rangel (2015) “é recomendado a utilização de testes que forneçam informações quantitativas que deverem ser comparadas com a norma, a tabela ou o padrão preestabelecido”.
A afirmativa apresentada refere-se a qual abordagem para a avaliação na Educação Física escolar?

    A) Humanista-reformista

    B) Crítica

    C) Tradicional

    D) Avaliação baseada nos objetivos do ensino

    E) Emancipadora

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...