Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Lista completa de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao tratarmos do tema avaliação nas aulas de Educação Física escolar, faz-se necessário, durante o processo, considerar as seguintes dimensões:

    A) Procedimental e conceitual.

    B) Experimental e conceitual.

    C) Conceitual e atitudinal.

    D) Conceitual, procedimental e atitudinal.

    E) Experimental, conceitual e atitudinal.

“A educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais fundamentais que a Educação Física tem que realizar” (NAHAS, 2013).
O autor apresenta algumas mensagens para os adolescentes e adultos jovens com relação à prática de atividades físicas.
1. Adolescentes e adultos jovens, de ambos os sexos, podem beneficiar-se com atividades físicas regulares. 2. A atividade física precisa ser intensa para trazer benefícios à saúde. 3. Mais benefícios podem ser derivados da atividade física regular se esta for de intensidade e duração progressivamente crescente, respeitadas as características individuais. 4. Somente as atividades intensas, realizadas na maioria dos dias da semana, trazem benefícios à saúde de adolescentes e adultos jovens. 5. Para obter benefícios substanciais à saúde, todo adolescente e adulto jovem deve acumular ao longo da semana no mínimo 1500 a 3000 METs de atividades físicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

Na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASILIA, 2017), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas corporais de acordo com a BNCC.
1. A unidade temática brincadeiras e jogos explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela ausência de regras. 2. A unidade temática esportes reúne somente as manifestações derivadas dessa prática. As manifestações formais do esporte devem ser trabalhadas somente de forma extracurricular. 3. A unidade temática danças explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. 4. A unidade temática lutas focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. 5. Na unidade temática práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

“Vários pesquisadores têm tentado subdividir os movimentos fundamentais em uma série de estágios sequenciais identificáveis”.
Em qual estágio preconizado por GALLAHUE & OZMUN (2013) o movimento é caracterizado pela ausência de determinadas partes ou por uma sequência inapropriada, pelo uso acentuadamente restrito ou exagerado do corpo e por uma má coordenação e fluxo rítmico?

    A) Estágio pré-maturo

    B) Estágio inicial

    C) Estágio maduro

    D) Estágio proficiente

    E) Estágio elementar emergente

Qual a proposta metodológica da Educação Física que se baseia numa perspectiva antropológica, cuja principal vantagem não é a exclusão da dimensão biológica, mas a sua discussão vinculada ao surgimento da cultura ao longo da evolução dos primatas até culminar com o aparecimento do Homo sapiens?

    A) Abordagem Crítico-emancipatória

    B) Abordagem da Psicomotricidade

    C) Abordagem da Saúde Renovada

    D) Abordagem cultural

    E) Abordagem Crítico-Superadora

Uma definição comum de avaliação indica que avaliar é “determinar ou estabelecer o valor de; examinar e julgar”. Entretanto, são várias as definições de avaliação encontradas na bibliografia utilizada atualmente no campo da Educação Física, não havendo concordância em torno de uma definição-padrão. Não se pode deixar de reconhecer o fato de que a avaliação progrediu a ponto de agora ser possível dizer que é um caminho profissional em rápido processo de maturação. Porém, é importante que os profissionais avaliadores considerem algumas orientações antes do início dos testes:
I. Explicar – e, se possível, demonstrar – ao avaliador como deve ser realizado o teste em questão. II. Efetivar as medições em diferentes horas do dia. III. Realizar atividade física extenuante antes da realização do teste. IV. Não realizar os testes em jejum, em estado de desidratação e/ou em estado de enfermidade (gripe, febre, resfriado). V. Buscar utilizar o mesmo avaliador quando se considera o mesmo teste.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) Somente I e II estão corretas.

    B) Somente III e IV estão corretas.

    C) Somente IV e V estão corretas.

    D) Somente I e V estão corretas.

Concernente à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Após as grandes guerras, o modelo norte-americano denominado Escola Nova fixou raízes, notadamente no discurso da educação e especificamente da Educação Física, influenciado pelo educador Dewey e em oposição à escola tradicional.
II – Atualmente coexistem na área da Educação Física várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista.
III – Os autores da abordagem desenvolvimentista defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

De acordo com a obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A criança constrói mecanismos motores sólidos e sofisticados que lhe permitem entrar em contato com muitas das coisas que existem para se conhecer.
II – Segundo Piaget, o símbolo é uma representação mental de objetos do meio externo.
III – Uma vez tendo acesso ao símbolo, a criança começa a apresentar mentalmente as ações que vive no mundo.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Sobre a obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar)), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Também em oposição ao modelo mecanicista, discute-se a abordagem críticosuperadora.
II – A proposta crítico-superadora utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio.
III – A pedagogia crítico-superadora não é diagnóstica, já que não se atenta à realidade.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

A Educação Física, apesar de comumente ser entendida como sinônimo de movimento e voltada principalmente a fatores biológicos, constitui-se em um campo de conhecimento e atuação relacionada diretamente ao meio social. Acontece que até hoje pode ocorrer que não seja compreendido de maneira adequada. Para Medina (1987), existem três concepções de Educação Física. Quais são elas?

    A) Educação Física Esportiva, Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária.

    B) Educação Física Convencional, Educação Física Modernizadora e Educação Física Revolucionária.

    C) Educação Física Convencional, Educação Física Construtivista e Educação Física Revolucionária.

    D) Educação Física Esportiva, Educação Física Construtivista e Educação Física Revolucionária.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...