Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

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De acordo com o PCN – Educação Física – primeiro e segundo ciclo, assinale a alternativa cujo conteúdo NÂO deva ser trabalhado nos ciclos citados.

    A) Esportes, jogos.

    B) Participação em competições esportivas.

    C) Conhecimentos sobre o corpo.

    D) Atividades rítmicas e expressivas.

    E) Lutas e ginásticas.

O artigo 26, inciso 3º da LDB diz que: “A educação física, integrada à _____ da escola, é componente curricular _______ da educação básica...” Marque a alternativa com as palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas:

    A) Organização curricular –facultativo.

    B) Atividade – obrigatório.

    C) Proposta pedagógica – obrigatório

    D) Rotina – obrigatório

    E) Proposta pedagógica – facultativo.

A avaliação em educação física deve ser utilizada sobretudo como instrumento de melhoria na aprendizagem. Considerando esse aspecto, qual das alternativas a seguir seria a melhor opção para um professor de educação física avaliar seus alunos utilizando um jogo de voleibol:

    A) Solicitar aos alunos a criação de um jogo de voleibol que contemple, na sua execução, a descoberta de formas diferentes de jogar esse esporte além daquelas que os alunos já vivenciaram.

    B) Realizar uma partida de voleibol, considerar a individualidade de cada aluno, as limitações na realização dos fundamentos do voleibol e atribuir nota de acordo com os acertos e erros cometidos exclusivamente durante aquela partida.

    C) Solicitar que os alunos executem uma partida de voleibol, afim de identificar os mais habilidosos e através dessa constatação atribuir a nota.

    D) Realizar uma partida e atribuir notas e conceitos superiores ao componentes da equipe que conseguirem reproduzir gestos desportivos próximos aos realizados pelos atletas profissionais dessa modalidade.

Um professor de educação física decidiu trabalhar com categorias de esportes, ampliando o cardápio esportivo e cativando mais os estudantes. Desta forma iniciou por esportes de precisão, que são:

    A) Aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e a eficácia de aproximar um objeto ou atingir um alvo.

    B) Aqueles que no aspecto motor, observamos o desenvolvimento da lateralidade, o controle do tônus muscular, a melhora do equilíbrio e da coordenação global, o aprimoramento da ideia de tempo e espaço, bem como da noção de corpo.

    C) Aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios.

    D) Aqueles que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária.

Analise o fragmento de texto a seguir, extraído dos Parâmetros curriculares da educação física ao tratar da cultura corporal de movimento e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

"O ser humano, desde suas origens, produziu________________________. Sua história é uma história de________________________ na medida em que tudo o que faz é parte de um contexto em que se produzem e reproduzem conhecimentos. O conceito de________________________ é aqui entendido, simultaneamente, como produto da sociedade e como processo dinâmico que vai constituindo e transformando a coletividade à qual os indivíduos pertencem, antecedendo-os e transcendendo-os."

    A) Cultura, conhecimento, conhecimento.

    B) Conhecimento, conhecimento, conhecimento.

    C) Cultura, cultura, cultura.

    D) Conhecimento, cultura, cultura.

No Brasil a educação física passou por um processo de busca para romper com os limites biológicos e de rendimentos apenas. Surgem as chamadas abordagens da Educação Física. Analise as sentenças a seguir:
I. Nessa abordagem, a função da educação física é possibilitar que o comportamento seja desenvolvido, ocorrendo a partir das experiências de movimento da criança dentro de uma faixa etária adequada. II. Busca desenvolver fatores como a noção de corpo, tonicidade, equilíbrio, estrutura espaço-temporal, lateralidade, coordenação motora global e coordenação fina.
As afirmações acima se referem a:

    A) Abordagem construtivista.

    B) Abordagem saúde renovada.

    C) Abordagem desenvolvimentista.

    D) Abordagem psicomotora.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a avaliação deva ser:

    A) De utilidade para o aluno, que em consenso com os objetivos propostos, pode dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

    B) De utilidade para o professor, que pode avaliar os conteúdos trabalhados, atribuir a nota do aluno dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

    C) De utilidade, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

    D) De utilidade para o professor, que em consenso com os objetivos propostos, pode dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

Qual é a teoria conhecida entre os educadores que enfatiza a aquisição de processos do pensamento pelo desenvolvimento de estruturas cognitivas?

    A) Teoria da Aprendizagem.

    B) Teoria relacional.

    C) Teoria psicanalítica.

    D) Teoria cognitiva.

    E) Teoria da Aquisição.

Analise o fragmento a seguir:
O documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta que a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade. É fundamental frisar que a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural. Esse universo compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Experimentar e analisar as diferentes formas de expressão que não se alicerçam apenas nessa racionalidade é uma das potencialidades desse componente na Educação Básica. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde. Fonte: BRASIL, 2018.
De acordo com o texto, o objetivo da educação física escolar é

    A) propiciar a vivência de atividades com o propósito de desenvolver o máximo da capacidade física de todos os praticantes, uma vez que essa área do conhecimento lida com a educação do físico.

    B) treinar as habilidades motoras básicas e, posteriormente, as complexas, visando a um maior rendimento esportivo do aluno, a hipercompetitividade e a seletividade dos praticantes.

    C) provocar nos alunos o entendimento de corpo (que se relaciona dentro de um contexto cultural) e de organismo (sistema estritamente fisiológico) como sinônimos.

    D) possibilitar o acesso aos jogos, danças, lutas, ginásticas, esportes e às práticas corporais de aventura, valorizando a performance e os anseios individuais.

    E) possibilitar a vivência da corporeidade, valendo-se de amplo repertório de práticas corporais, fomentando a participação em contextos de lazer, ampliando as redes de sociabilidade e promoção da saúde.

As reflexões e avanços gerados pela discussão da proposta crítico-superadora contribuiu para que se pensasse em uma nova educação física no espaço escolar, esta proposta se fundamentava em uma orientação filosófica, na qual o indivíduo:

    A) Conhece sua realidade historicamente construída.

    B) Contribui para ampliar o interesse por investigações.

    C) Faz a interpretação das experiências.

    D) Descobre e transposiciona obstáculos que possam se relacionar com a ginástica.

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