Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Lista completa de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na BNCC, a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola.
Esse universo compreende:
I. Saberes corporais. II. Experiências estéticas.
III. Experiências emotivas.
IV. Experiências lúdicas.
V. Experiências agonistas.
Estão CORRETAS:

    A) II, III, IV, V.

    B) I, II, III, IV, V.

    C) I, III, IV, V.

    D) I, II, III, V.

    E) I, II, IV.

Sobre a Avaliação na Educação Física, analise os itens:
I. COGNITIVA - Competências e conhecimentos. II. MOTORA ou PROCEDIMENTAL- Habilidades Motoras e Capacidades Físicas. III. ATITUDINAL - valores.
Está(ão) CORRETA(S):

    A) II, III.

    B) I.

    C) I, IIII.

    D) III.

    E) I, II, III.

Segundo o art. 26, § 3º, da LDB, “a educação física, integrada à proposta pedagóg é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno”: Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.

    B) Maior de vinte e cinco anos de idade.

    C) Que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.

    D) Amparado pelo Decreto outubro de 1969

    E) Que tenha prole.

Considerando a Educação física escolar e a cidadania, analise os itens a seguir:
I. A Educação Física, sendo componente curricular obrigatório na escola, deve integrar o aluno na esfera da cultura corporal de movimento, formando cidadãos conscientes e capazes de transformar a sociedade.
II. É também dever da Educação Física apontar perspectivas metodológicas de ensino e aprendizagem que busquem o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores.
III. Segundo a LDB, no Ensino Fundamental é dever da Educação Física oferecer o ensino com a finalidade de aprendizagem voltada para preparação básica do trabalho e a cidadania do educando.
IV. Superando a visão histórica que limitava a Educação Física na preocupação dos aspectos fisiológicos e técnicos, hoje se considera também as dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas do aluno enquanto cidadão.
Estão CORRETAS

    A) I, III, IV

    B) I, II, III, IV.

    C) I, II, IV.

    D) I, II, III.

    E) II, III, IV.

O uso do jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse, no processo de ensino-aprendizagem da criança. Considerando que a criança aprende de modo intuitivo, adquire noções espontâneas em processos interativos, envolvendo suas cognições, afetividades, corpo e interações sociais, o jogo desempenha um papel de grande relevância no desenvolvimento, ao permitir que:

    A) A criança potencialize sua própria aprendizagem sem a necessidade de orientação ou metodologias pedagógicas

    B) A criança desenvolva a ação intencional, a construção de representações mentais, a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras e as trocas de interações.

    C) A criança entenda o jogo como elemento lúdico e que será importante saber separar o momento de brincar e do aprender.

    D) A criança por meio do jogo adquira a capacidade de decidir o tipo de brincadeira ou jogo que deve ser jogado na escola.

    E) A criança desenvolva a criatividade, assim, atrapalhando o aprimoramento das funções motoras, pois, ao assumir o lúdico, a criança está conectada apenas com a diversão, o prazer e a criatividade.

As políticas públicas no campo da educação inclusiva se referem a todos os aspectos de criação e gestão de normas voltadas à garantia do direito à educação para todos, particularmente para os segmentos sociais historicamente excluídos do sistema de ensino. A garantia do direito à educação de estudantes com os mais diversos perfis pressupõe a criação e a manutenção de um conjunto de serviços que complementem a escolarização oferecida pelas instituições de ensino.
Sobre os profissionais dedicados a educação inclusiva, analise os itens:
I. Equipes multidisciplinares dedicadas a identificar e eliminar barreiras existentes nas escolas, incluindo o atendimento educacional especializado (AEE).
II. Profissionais voltados ao apoio de estudantes que demandam cuidados de alimentação, higiene e locomoção.
III. Profissionais com especialização em recursos de acessibilidade, como instrutores e intérpretes de Língua brasileira de sinais (Libras), entre outros.
Está(ão) CORRETA(S):

    A) I apenas.

    B) II apenas.

    C) III apenas.

    D) I e III apenas.

    E) I, II e III.

A avaliação educacional tem sido tema muito debatido no campo acadêmico, na área da gestão e no âmbito das escolas, sendo várias as áreas de estudo da avaliação educacional. Na Educação Física, como em todas as outras áreas, para avaliar bem, é preciso definir os objetivos, pois eles determinam o conteúdo a ser trabalhado e os critérios para observar a evolução da aprendizagem. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s- os três focos principais da avaliação em Educação Física são:

    A) Realização das práticas, valorização da cultura corporal de movimento e relação da Educação Física com saúde e qualidade de vida.

    B) Realização das práticas, uso do uniforme e valorização da cultura corporal de movimento.

    C) Realização das práticas, uso do uniforme e veia de campeão.

    D) Realização das práticas, veia de campeão e valorização da cultura corporal de movimento.

    E) Valorização da cultura corporal de movimento, relação da Educação Física com saúde e qualidade de vida e uso do uniforme.

O esporte é um modo de atividade física praticado como método para melhorar a saúde, com finalidade educativa, profissional ou sociocultural. Entre os tipos de esportes existem os jogos, ginástica, lutas e danças.
A respeito dos esportes de lutas, danças e jogos, analise os itens a seguir, complete as lacunas e assinale a alternativa CORRETA:
____________são disputas que usam técnicas em sua essência, como o Taekwondo, sendo uma arte marcial coreana que foi introduzida no Brasil em 1970, taekwondo é basicamente, através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade. ______________ podem ser considerados(as) hobbies como o zumba, ambas modalidades visam como benefícios, melhorar aptidão física, bem-estar mental e formar relações sociais. _____________ são considerados "esportes da mente", pois não exigem tanto do corpo dos praticantes, entre eles estão o xadrez e a dama, é fato que a prática dessa modalidade ajuda o desenvolvimento do raciocínio lógico, pensamento estratégico, capacidade de concentração e autoconsciência.
A sequência CORRETA é:

    A) Lutas, danças e jogos.

    B) Lutas, jogos e danças.

    C) Danças, jogos e lutas.

    D) Jogos, lutas e danças.

    E) Jogos, danças e lutas.

Durante as aulas de iniciação dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar, o professor deve ter como objetivo o planejamento de ações educativas, estratégias e meios de intervenção pedagógica, formas de avaliação do progresso dos alunos e a inclusão de conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer e saber ser.
Essas dimensões referem-se às dimensões de conteúdos denominadas respectivamente como:

    A) Atitudinal, pedagógico e inclusivo.

    B) Pedagógico, competitivo e cooperativo.

    C) Atitudinal, cognitivo e motor.

    D) Conceitual, procedimental e atitudinal.

    E) Procedimental, argumentativo e inclusivo.

No que se refere aos jogos na Educação Física, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Todo jogo é necessariamente um antecedente do esporte. II – As brincadeiras não possuem regras e, por essa razão, não são pedagogicamente adequadas ao Ensino Fundamental, cuja finalidade é ensinar aos alunos o regramento em sociedade. III – Os jogos são manifestações da cultura dos povos e podem expressar a religiosidade, a festividade, a colheita ou outras questões. Atualmente, são caracterizados como uma prática cujo objetivo é a diversão e possuem regras flexíveis, que podem ser alteradas pelos participantes.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...