Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

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Analise o trecho abaixo:


“A avaliação pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, no que se refere à escolha de competências, objetivos, conteúdos e estratégias. Ela auxilia na compreensão de quais aspectos devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual e de todo o grupo de alunos”.

Fonte: DARIDO; SOUZA JUNIOR. Para ensinar educação física: possibilidade de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007, p. 22.


Analisando esse tipo de avaliação, conclui-se que os alunos devem ser avaliados

    A) de forma a não observar a participação, a conduta, o empenho e, o mais importante, o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo. Toda a avaliação deve ser resumida a um único dia, sem que haja interesse em saber se o aluno está se sentindo bem ou mal na hora do teste. O que importa é um ótimo desempenho, pois a sua média bimestral será decidida ali, naquele momento.

    B) de forma sistemática por meio da observação das situações de vivência, de perguntas e respostas formuladas durante as aulas; de forma específica, em provas, pesquisas relatórios, apresentações etc. Para que os alunos com dificuldades em algumas formas de expressão não sejam prejudicados pelo tipo de avaliação, é muito importante que existam diferentes formas de verificação.

    C) com o intuito de selecionar e rotular os estudantes a partir de critérios quantitativos, sendo feita somente no final de um período predeterminado pela instituição, constituindo-se num momento terminal, visto que não oferece elementos para ajudar no processo de aprendizagem do aluno. A metodologia de aprendizagem se dá através da aquisição e do aperfeiçoamento de técnicas e habilidades transmitidas pelo professor.

    D) priorizando a classificação do aluno, que acontece a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando-se a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. Nessa concepção, o professor será sempre o que sabe, e o aluno será sempre o que não sabe.

    E) de forma que o professor se preocupe em transmitir conhecimentos ao aluno, que, por sua vez, aprende de forma passiva; através de uma prova atribui-se ao aluno uma nota fria, verificando-se apenas as habilidades cognitivas.

De acordo com os PCNs, o conjunto de capacidades, tais como força, resistência e velocidade, que o indivíduo deveria ter para estar apto a praticar atividades físicas denomina-se:

    A) Aptidão física.

    B) Vida cotidiana.

    C) Estilo de vida.

    D) Rendimento padronizado.

O treinamento de Longo Prazo (TLP) deve ocorrer por anos de preparação, não focando necessariamente em um esporte durante esse período. Assim, evita-se o treinamento precoce e possibilita a ampliação do leque motor dessas crianças.


Com esse conhecimento, podemos dizer que o TLP possui, como primeira etapa de treinamento, a/o

    A) treinamento básico.

    B) treinamento de transição.

    C) formação infantil.

    D) formação complexa.

    E) formação básica geral.

De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, a prática da Educação Física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para:

    A) A adoção de uma postura não preconceituosa e discriminatória diante das manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais e às pessoas que dele fazem parte.

    B) Monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais.

    C) Que se aprofundem discussões importantes sobre aspectos éticos e sociais, alguns dos quais merecem destaque.

    D) Considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões (cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social)

O exemplo que melhor ilustra o objetivo da Educação Física para a tendência pedagógica Crítico Superadora é:

    A) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano a noção de compreensão dos seus objetivos (e de seus iguais) através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas se reconhecessem enquanto uma classe que sofre com as mesmas dificuldades. Ela relacionou essa experiência ao convívio social, para auxiliá-los a entender que podem emancipar os seus conhecimentos e a sua consciência de classe.

    B) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano a noção de união entre os iguais através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas compreendessem como é importante se juntar para transpor uma dificuldade e chegar a um objetivo em comum. Ela relacionou essa experiência ao convívio social, para auxiliá-los a entender que podem ultrapassar dificuldades que o sistema poderá vir a impor.

    C) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano a noção de união entre os iguais através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas compreendessem como é importante cooperarem para viver melhor e para conseguir chegar ao objetivo do jogo. Ela relacionou essa experiência ao convívio social para auxiliá-los a entender que podem cooperar entre si e ter uma convivência mais fraterna.

    D) Em uma aula de cunho desenvolvimentista, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano as habilidades locomotoras através do jogo de Queimada, para que as alunas e os alunos treinassem essa habilidade motora e avaliassem se os(as) mesmos(as) já se encontram na fase motora especializada. Ela relacionou essa experiência ao convívio social para auxiliá-los a entender que precisam possuir tais habilidades para se socializarem em distintos ambientes.

    E) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano o conteúdo de Jogos e Brincadeiras através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas compreendessem como é importante conhecer a cultura que os(as) envolvem e para que eles pudessem reviver e repassar a sua cultura corporal. Ela relacionou essa experiência ao convívio social e ao ensinamento que se perpetua através da prática de jogos e brincadeiras de antigas gerações.

Caçar, correr, lutar, saltar, todos esses movimentos básicos para a sobrevivência do ser humano primitivo iniciaram as atividades que hoje conhecemos como Educação Física. Ao longo do tempo, a Educação Física mostrou sua importância no mundo e firmou-se no Brasil com o incentivo de políticas públicas que transformaram nossa forma de ver a sociedade e o ensino escolar.
Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) No ano de 1882, Rui Barbosa publicou um parecer intitulado de “Reforma do Ensino Primário” tratou a Educação Física como parte fundamental para a formação moral da juventude e reforçou sua importância na grade escolar.

    B) Os princípios que nortearam a introdução da Educação Física no país surgiram em 1890 com a Carta Régia que implementava a Ginástica Alemã na Academia Real Militar, no Brasil Império.

    C) Em 1998 o processo de regulamentação da profissão Educação Física foi aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro, criando o sistema CONFEF/CREF, e promulgado pelo Presidente da República em 01/09/98.

    D) Com o fim do Estado Novo, a ginástica perdeu espaço para o esporte e a Educação Física começou a ser encarada como uma prática educativa.

    E) A Educação Física foi dirigida para a saúde (mental e física), caráter moral, preparação vocacional e incentivada a ser realizada nas horas livres, buscando-se a promoção da educação integral.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, qual dos elementos fundamentais comuns às práticas corporais é vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde?

    A) Produto Cultural.

    B) Movimento Corporal.

    C) Organização Interna.

    D) Organização Externa.

Leia o trecho abaixo: “Os PCNs apontam que a concepção de cultura corporal amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da ____________, na medida em que, tomando seus conteúdos e as capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o acesso a eles.”.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

    A) Autonomia.

    B) Cidadania.

    C) Corporeidade.

    D) Estética corporal.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Educação Física tem uma história de pelo menos um século e meio no mundo ocidental moderno, possui uma tradição e um saber-fazer e tem buscado a formulação de um recorte epistemológico próprio. Assim, a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito:

    A) De diversas culturas humanas.

    B) Do jogo e do esporte.

    C) Da dança, da ginástica e da luta.

    D) Do corpo e do movimento.

Concernente à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Após as grandes guerras, o modelo norte-americano denominado Escola Nova fixou raízes, notadamente no discurso da educação e especificamente da Educação Física, influenciado pelo educador Dewey e em oposição à escola tradicional.

II – Atualmente coexistem na área da Educação Física várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista.

III – Os autores da abordagem desenvolvimentista defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

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