Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Mauro Betti em sua abordagem para o ensino da Educação Física fundamenta-se em teorias:

  • A.

    Piagetianas

  • B.

    Marxistas

  • C.

    Frankfurteanas

  • D.

    Sistêmicas

  • E.

    Holísticas

Qual das abordagens abaixo fundamenta a distribuição de conteúdos em ciclos de escolarização?

  • A.

    Sociológica

  • B.

    Desenvolvimentista

  • C.

    Aptidão Física/Promoção da Saúde.

  • D.

    Construtivista

  • E.

    Crítico-Superadora.

Marque a alternativa que indica corretamente o objeto de estudo e sua respectiva abordagem em Educação Física.

  • A.

    Cultura corporal – promoção da saúde

  • B.

    Cultura física – sociológica.

  • C.

    Cultura de movimento – desenvolvimentista.

  • D.

    Cultura física – promoção da saúde

  • E.

    Cultura corporal – construtivista.

Quando numa aula o professor trabalha o queimado para iniciar os alunos no fundamento do arremesso, seu planejamento está focalizando como conteúdo, qual modalidade esportiva?

  • A.

    Basquetebol

  • B.

    Futsal

  • C.

    Voleibol

  • D.

    Handebol

  • E.

    Tênis

Numa aula de Educação Física, o professor delimitou como objetivo identificar as regras básicas do basquetebol durante o jogo. Marque a alternativa que indica corretamente uma das regras trabalhadas.

  • A.

    O rodízio de jogadores é no sentido horário

  • B.

    No máximo seis atletas podem estar em quadra durante o tempo de jogo.

  • C.

    Uma partida equivale a dois tempos de 15 min

  • D.

    A bola ao alto é marcada sempre que há infrações

  • E.

    No lance livre a cesta vale um ponto

Qual das alternativas abaixo caracteriza uma atividade para trabalhar o conteúdo saque no voleibol?

  • A.

    Posicionando-se na linha de fundo da quadra lançar a bola em direção à rede.

  • B.

    Posicionando-se na linha dos três metros lançar a bola por sobre a rede.

  • C.

    Posicionando-se na linha lateral lançar a bola por cima da cabeça com as duas mãos.

  • D.

    Posicionando-se paralelamente próximo à rede lançar a bola ao alto.

  • E.

    Posicionando-se numa extremidade da rede lançar a bola pelo alto à outra extremidade.

Quando o professor dispõe os alunos em duas colunas, uma de frente para outra, distante entre si em 3m, e orienta para que eles façam a bola chegar ao colega correspondente da coluna oposta, com um movimento dos membros inferiores, qual o conteúdo da aula?

  • A.

    Passe

  • B.

    Chute

  • C.

    Mudança de direção.

  • D.

    Drible

  • E.

    Finta

Paes (2001) afirma que: "Para nós, o jogo possibilita o resgate da cultura infantil no processo pedagógico de ensino do esporte, tornando seu aprendizado uma atividade prazerosa e eficiente". Esse aprendizado está relacionado:

  • A.

    ao resgate do conhecimento acerca dos esportes.

  • B.

    à aquisição das habilidades básicas e específicas

  • C.

    ao resgate do conhecimento acerca dos jogos esportivos

  • D.

    à aquisição de técnicas dos fundamentos esportivos.

  • E.

    à aquisição de táticas esportivas.

Analise as afirmativas abaixo:

1. O sentido da convivência com o coletivo, das suas regras e dos valores que estas envolvem; utilizando-se da capacidade de organizar os próprios jogos e decidir suas próprias regras.

2. O jogo no ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento que compreende a 7ª . e 8ª séries é caracterizado por um salto de qualidade quando o aluno reorganiza a identificação dos dados da realidade através do pensamento teórico. Coletivo de Autores (1992).

3. Os processos educativos têm a finalidade de aprimorar, aperfeiçoar e realizar correções na execução dos fundamentos de um determinado esporte.

Em relação ao jogo enquanto manifestação da cultura corporal de movimento, conclui-se que:

  • A.

    apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    apenas a afirmativa 1 é verdadeira.

  • C.

    apenas a afirmativa 2 e verdadeira.

  • D.

    apenas a afirmativa 3 é verdadeira.

  • E.

    todas as afirmativas são falsas.

Os fundamentos são movimentos técnicos específicos de cada modalidade esportiva e constituem uma das bases principais do seu aprendizado. Analise as afirmativas abaixo:

1. Os processos pedagógicos são atividades que têm como finalidade motivar e ampliar o interesse pela prática de uma determinada modalidade desportiva.

2. O aprendizado deve estar ligado ao nível de desenvolvimento da criança, sendo evidenciado na afirmativa de Le Boulch (1984) que: "A criança não é um adulto em miniatura".

3. É fundamental que a criança passe por várias experiências motoras, para só depois iniciar o aprendizado de um esporte.

Está (ão) corretas:

  • A.

    apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    apenas as afirmativas 1 e 3.

  • C.

    apenas as afirmativas 2 e 3.

  • D.

    as afirmativas 1, 2 e 3.

  • E. apenas a afirmativa 1.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...