Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sendo a Educação Física constituinte da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, suas aulas devem seguir que linha de pensamento?

  • A.

    Preparação atlética.

  • B.

    Educação para a saúde

  • C.

    Alfabetização corporal.

  • D.

    Recuperação da saúde

  • E.

    Especialização esportiva.

A Educação Física está inserida na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias pelo seguinte argumento:

  • A.

    Por que o professor pode ministrar aulas expositivas verbais.

  • B.

    Por que o aluno pode usar cadernos didáticos para anotações escritas.

  • C.

    Por que a expressão corporal é uma linguagem artística.

  • D.

    Por que a linguagem corporal é objeto específico da Educação Física.

  • E.

    Por que o corpo expressa signos, sentidos, significados

A classificação de jogos que se expressa como conteúdo e estratégia específicos da Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é

  • A.

    jogos esportivos, populares e de salão.

  • B.

    jogos competitivos, simbólicos e sensíveis

  • C.

    jogos dramáticos, educativos e recreativos

  • D.

    jogos cênicos, lúdicos e rítmicos

  • E.

    jogos virtuais, de estafetas e olímpicos

Na legislação educacional brasileira, em vigor, a Educação Física compõe o currículo das escolas de educação básica, caracterizando-se de diferentes formas. Analise as afirmativas abaixo:

I - A Educação Física deve ser de caráter recreativo, despertando o espírito comunitário da criatividade, o senso moral e cívico, além de outras que concorram para completar a formação integral da personalidade.

II - A Educação Física deve ser de caráter integrado, garantindo a igualdade de acesso aos alunos por constituir- se área de conhecimento dos currículos das escolas.

III - A Educação Física deve ser de caráter desportivo, preferentemente conduzindo à manutenção e aprimoramento da aptidão física, à integração do estudante e à consolidação do sentimento de nacionalidade.

IV - A Educação Física deve ser de caráter integrado, aprimorando todas as potencialidades físicas, morais e psíquicas do indivíduo, possibilitando-lhe o fortalecimento da vontade e implantação de hábitos sadios.

V - A Educação Física deve ser de caráter interdisciplinar e contextualizado assegurado pelas propostas pedagógicas das escolas.

Estão corretas:

  • A.

    apenas 1 e 2.

  • B.

    apenas 3 e 4

  • C.

    apenas 2 e 5

  • D.

    apenas 1, 3 e 4.

  • E.

    apenas 1, 2, e 5.

A abordagem da promoção da saúde tem como pressuposto:

  • A.

    Superar a não especificidade da educação física relacionando a sua função ao elemento corpo sem perder sua responsabilidade pedagógica.

  • B.

    Superar a fragilidade da base teórico-científica da educação física.

  • C.

    Ensinar as habilidades motoras

  • D.

    Focalizar a ação teórico-prática da atividade motora no sentido do bem estar do indivíduo em relação às condições ambientais e sociais que o cercam

  • E.

    Integrar o aluno na esfera da cultura corporal de movimento.

Em que abordagem metodológica o professor de Educação Física está fundamentado, ao tratar nas suas aulas a corrida de 5000m do atletismo, objetivando o desenvolvimento da capacidade aeróbica dos alunos?

  • A.

    Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde.

  • B.

    Abordagem Crítico-Superadora.

  • C.

    Abordagem Construtivista.

  • D.

    Abordagem Desenvolvimentista.

  • E.

    Abordagem Sociológica.

Alunos de 2ª série estão vivenciando, numa aula de Educação Física, várias atividades de correr e andar, tendo sido problematizados pelo professor a identificarem os sentidos e significados desses movimentos básicos e a reconhecerem a diferença entre esses. Que abordagem metodológica está fundamentando essa aula de Educação Física?

  • A.

    Abordagem Construtivista.

  • B.

    Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde

  • C.

    Abordagem Crítico-Superadora

  • D.

    Abordagem Sociológica.

  • E.

    Abordagem Desenvolvimentista.

Em qual abordagem a ginástica é conteúdo do componente curricular da educação física e o que a justifica como conteúdo?

  • A.

    CRÍTICO-SUPERADORA - justifica-se pela construção histórica das manifestações da cultura corporal.

  • B.

    CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA - justifica-se por estimular não só o construtivismo na educação física escolar, mas principalmente pela proposta de Le Bouch, conhecida como psicomotricidade.

  • C.

    SÓCIO-SISTÊMICA - justifica-se pela experimentação da prática de movimentos alinhados com o conhecimento cognitivo e as experiências afetivas advindas dessa prática

  • D.

    DESENVOLVIMENTISTA - justifica-se pela utilização do discurso social com bases nas teorias neomarxista.

  • E.

    PROMOÇÃO DA SAÚDE - justifica-se pela necessidade do bem estar físico, como forma de manter um equilíbrio emocional.

Em que abordagem metodológica para o ensino da Educação Física na escola a Educação Física é entendida como um sistema hierárquico aberto, trabalhando com conceitos de tendências auto-afirmativas e auto-integrativas?

  • A.

    Abordagem Construtivista

  • B.

    Abordagem Desenvolvimentista.

  • C.

    Abordagem Sociológica

  • D.

    Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde.

  • E.

    Abordagem Crítico-Superadora.

Em relação à ginástica que deve ser praticada na escola, analise as afirmativas abaixo:

I - Necessita de espaços e aparelhos específicos, masculinos e femininos para sua prática.

II - Prioriza as seqüências de movimentos obrigatórios, destacando os mais habilidosos.

III - Estimula a co-participação de todos, destacando a possibilidade da criação de movimentos.

IV - Utiliza-se de espaços alternativos, estimulando a criação de séries livres independente do sexo.

São características da ginástica que deve ser praticada na escola

  • A.

    Apenas as afirmativas I e III.

  • B.

    As afirmativas I, II, III e IV.

  • C.

    Apenas as afirmativas II e IV.

  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e II.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...