Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos princípios orientadores do esporte escolar, analise as afirmativas abaixo.

1. Uma prática pedagógica coerente com os princípios educacionais da escola, vinculados aos valores de natureza formativa.

2. A manutenção dos princípios do esporte, adaptando-os aos interesses, necessidades e motivações dos alunos.

3. O ensino dos fundamentos técnicos, das estratégias e ações táticas adequadas ao desenvolvimento das crianças e jovens.

4. A defesa de princípios, nos quais a vitória seja uma conseqüência natural do desempenho da equipe.

Estão corretas:

  • A.

    apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • C.

    apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • D.

    apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • E.

    as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Com referência à competição no esporte escolar, qual alternativa dentre as apresentadas abaixo não deve ser considerada na construção dessa competição?

  • A.

    Aumento das oportunidades de sucesso através da diversificação das propostas competitivas.

  • B.

    Estruturada adequadamente, visando à participação d aluno em competições regionais com aspectos próximos à competições de clubes iniciando-se na faixa etária de 10/1 anos.

  • C.

    Contribuição intencional para a aprendizagem do esporte.

  • D.

    Participação efetiva do maior número de alunos, oportunizando a maior abrangência de sucesso possível.

  • E.

    Freqüência, diversificação e curta duração, com ênfase em competições locais.

O professor de educação física antes de fazer as adaptações e criar situações de modo a possibilitar a participação de um aluno portador de necessidades especiais, deve:

  • A.

    após avaliação e orientação médica, analisar o tipo de necessidade especial que esse aluno tem, pois existem diferentes tipos e graus de limitações, que requerem procedimentos específicos.

  • B.

    após avaliação e orientação médica, incluir o aluno nas atividades e exercitações realizadas pela turma.

  • C.

    considerar que qualquer tipo de deficiência o deixará impossibilitado de realizar as atividades e exercitação causando-lhe frustração.

  • D.

    considerar apenas a participação das atividades teóricas e não envolver em atividades práticas.

  • E.

    após avaliação médica, realizar as orientações específicas e encaminhar o aluno a uma clinica especializada e orientar a família sobre as limitações e solicitar a não participação do aluno em eventos esportivos.

Os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais é um documento que organiza os conteúdos da educação física em três blocos, são eles:

  • A.

    Jogo – dança – luta – capoeira - esporte – ginástica.

  • B.

    Força – velocidade – resistência - agilidade – flexibilidade.

  • C.

    Coordenação – equilíbrio - percepção espaço temporal - lateralidade – ritmo.

  • D.

    Movimentos reflexos - movimentos naturais - movimentos determinados culturalmente.

  • E.

    Esportes, jogos, lutas e ginásticas - atividades rítmicas e expressivas - conhecimentos sobre o corpo.

Como se justifica o esporte como conteúdo da Educação Física no ensino escolarizado?

  • A.

    O esporte na perspectiva do rendimento, o ideário olímpico.

  • B.

    O esporte como prática sociocultural, que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica.

  • C.

    O esporte como fomentador da disciplina e autodeterminação do aluno.

  • D.

    O esporte como trabalho que possibilita o acesso de alunos ao esporte profissional.

  • E.

    O esporte na perspectiva do uso político-ideológico.

Compreendendo a importância da metodologia no processo de aprendizagem de uma modalidade desportiva é incorreto afirmar:

  • A.

    A escolha do método deve estar ligada a vários fatores como: faixa etária, finalidade do trabalho, público-alvo dentre outras.

  • B.

    O método analítico é exclusivamente usado para correção dos fundamentos (técnica).

  • C.

    O método global mantém o aprendiz sempre na idéia central do jogo, utilizando os jogos como principal estratégia.

  • D.

    O método global utiliza-se das formas globais de ensino, trazendo maior motivação ao aprendiz.

  • E.

    O método misto vai do todo (jogo) às partes (fundamentos) e retorna ao todo (jogo), dando sentido e significado ao aprendizado.

A Ginástica como um dos temas da cultura corporal, historicamente construída pelo homem, tem como os seus fundamentos:

  • A.

    As qualidades físicas e fatores psicomotores.

  • B.

    Os fatores psicomotores e de execução.

  • C.

    Saltar, rolar/girar, balançar/embalar, equilibrar e trepar

  • D.

    Força, velocidade, resistência, agilidade, flexibilidade e equilíbrio.

  • E.

    Atenção, equilíbrio, percepção espaço-temporal, lateralidade e ritmo.

Observe as afirmativas a seguir

1. Jogar com o outro.

2. Os jogadores aprendem a ter um senso de unidade e a compartilhar o sucesso.

3. São divertidos apenas para alguns e a maioria tem um sentimento de derrota.

4. Os perdedores ficam de fora do jogo e simplesmente se tornam observadores.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    Todas as afirmativas se referem a jogos cooperativos

  • B.

    Apenas as afirmativas 1 e 2 referem-se a jogos cooperativos.

  • C.

    Todas as afirmativas se referem a jogos competitivos.

  • D.

    Apenas as afirmativas 1 e 2 referem-se a jogos competitivos.

  • E.

    Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 referem-se a jogos competitivos.

Analise a afirmativa a seguir: A tática é normalmente identificada como uma ação predominante das equipes de treinamento de alto nível. Assinale a alternativa correta

  • A.

    A afirmativa é verdadeira, pois a tática deve ser estimulada nas escolinhas, nas categorias de base, antes da técnica e a partir dos seis anos.

  • B.

    A afirmativa é verdadeira, pois tática pela sua complexidade só deve ser treinada em equipes de alto rendimento.

  • C.

    A afirmativa é verdadeira, pois o desempenho tático depende do nível de treinamento.

  • D.

    A afirmativa é falsa, pois a tática deve ser ensinada já dentro do processo de aprendizagem do desporto

  • E.

    A afirmativa é falsa, pois no processo de iniciação de uma modalidade desportiva o método analítico deve predominar, usando o jogo como estratégia.

Gaspari (2005) classifica a dança pelos dados históricos em danças: étnicas, folclóricas, de salão ou sociais e teatral ou artística. Relacione corretamente as danças à sua classificação.

1. Étnicas

2. Folclóricas

3. De salão ou sociais

4. Teatral ou artística

( ) Tarantela

( ) Rumba

( ) Frevo

( ) Balé clássico

( ) Funk

A seqüência correta de cima para baixo é:

  • A.

    1, 2, 3, 4 e 3.

  • B.

    2, 1, 2, 4 e 3.

  • C.

    1, 1, 2, 4 e 3.

  • D.

    1, 2, 3, 4 e 4.

  • E.

    3, 3, 2, 1 e 4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...