Questões de Engenharia Agronômica do ano 2017

Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O termo princípio significa o momento em que algum evento tem origem, ou seja, a causa primária dos acontecimentos e fatos. Logo, denota um ponto de partida. Nesse sentido, os princípios se caracterizam como conhecimentos de um grau hierárquico diferente daqueles onde se encontram os conceitos e as leis. Por exemplo, existem autores da área jurídica que afirmam que “violar um princípio é muito mais grave do que transgredir uma norma qualquer”. No escopo dos princípios da avaliação de imóveis, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas abaixo:

( ) O Princípio da Antecipação se baseia no fato de que o valor de qualquer bem está relacionado com os benefícios que ele proporcionar, no futuro, ao(s) proprietário(s).

( ) O Princípio dos Rendimentos Crescentes e Decrescentes segue a famosa Lei de Mistcherlich e afirma que quanto maiores os investimentos, maior será o lucro líquido obtido, mas apenas até determinado ponto, o qual equivale ao máximo valor obtido e que, a partir desse ponto ótimo, os investimentos adicionais não produzirão um retorno correspondente.

( ) O Princípio da Invariância afirma que, quando estão disponíveis vários bens, basicamente com a mesma utilidade, aquele com menor preço induz à maior demanda e apresenta a maior distribuição, considerada a forte concorrência no mercado.

( ) O Princípio da Produtividade Excedente e Equilíbrio diz que o rendimento adicional é definido como o ganho líquido que restou depois de descontados os custos do trabalho, capital e coordenação.

( ) O Princípio da Oferta e da Demanda está relacionado ao princípio da conformidade e decorre do fato que o lucro tende a gerar competição e a tendência de lucro excessivo tende a gerar uma competição destrutiva.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – F – F – F.
  • B. F – F – V – V – V.
  • C. V– V – F – V – F.
  • D. V – F – F – F – V.
  • E. F – F – V – F – V.

Para atender aos requisitos legais de um processo de solicitação de empréstimos em banco de financiamento do desenvolvimento, público ou privado, um Engenheiro Agrônomo precisa fazer a avaliação de um imóvel rural. Para isso, entre outras providências, poderá consultar os regulamentos presentes nas respectivas publicações da Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR-ABNT), onde se encontram detalhadas as diretrizes e padrões específicos de procedimentos para a avaliação de imóveis rurais. Dentre as classificações dos bens e respectivos frutos e direitos, está a categorização dos imóveis rurais. Essa classificação vem sendo realizada quanto aos aspectos de:

  • A. Exploração e localização.
  • B. Dimensão e arrendamentos.
  • C. Dimensão e exploração.
  • D. Localização e relevo.
  • E. Relevo e dimensão.

Um pequeno empresário possui uma fábrica de suco de laranja e deseja solicitar um financiamento para aumentar a escala de produção. Para isso, será necessária a regularização da futura atividade e, para tal, ele deverá percorrer várias organizações governamentais e solicitar vários documentos de regularização da atividade. Dependendo da dimensão do empreendimento e mercado onde distribuirá o produto, possivelmente ele terá que solicitar essas licenças e autorizações nas esferas municipal, estadual e federal. Assinale a alternativa que contenha as respectivas licenças e autorizações que o pequeno empresário deverá obter na ordem de sequência da dimensão jurisdicional de níveis hierárquicos dos governos (local ou municipal, unidade da federação e união da república).

  • A. Plano de Prevenção Contra Incêndio, Alvará de Funcionamento e Certidão Negativa de Débito de Tributos Federais.
  • B. Alvará de Funcionamento, Certidão Negativa de Débito de Tributos Federais e Plano de Prevenção Contra Incêndio.
  • C. Alvará de Funcionamento, Plano de Prevenção Contra Incêndio e Certidão Negativa de Débito de Tributos Federais.
  • D. Plano de Prevenção Contra Incêndio, Licença Ambiental e Alvará de Funcionamento.
  • E. Licença Ambiental, Certidão Negativa de Débito de Tributos Federais e Alvará de Funcionamento.

O Método Comparativo Direto de Dados de Mercado é propalado como sendo um dos mais utilizados no mercado da Engenharia de Avaliação. Em geral, exige muita experiência dos avaliadores no comércio local, porém se torna impraticável quando se apresenta a necessidade de extrapolação para alguns contextos diferentes. Necessita de criteriosa coleta de dados para amostras de bens e preços já transacionados e/ou similares ao oferecido em garantia ao empréstimo pretendido. Em mercado de livre concorrência, esse método se constitui em significativo aporte à Engenharia de Avaliação de imóveis. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:

I. Na avaliação das terras nuas em imóveis rurais, não deve ser empregado o método comparativo direto de dados de mercado.

II. Deve-se realizar um planejamento de pesquisa com o objetivo de se ter uma amostra representativa de dados de mercado.

III. O valor do bem não é comparado com dados de mercado e às características intrínsecas e extrínsecas.

IV. Mediante o tratamento técnico das características dos elementos comparáveis, que constituem a amostra, o valor de mercado do bem é identificado.

Quais estão INCORRETAS?

  • A. Apenas III.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas I e IV.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas II e IV.

A composição das mais variadas formas dos mercados de bens e serviços resulta de várias composições que advêm da influência de diversos fatores, que, em combinação, são definidores das estruturas e funções presentes nas relações de produção e comércio. São fatores determinantes das estruturas de mercado, EXCETO:

  • A. O número e o tamanho das empresas.
  • B. A homogeneidade ou diferenciação dos produtos de diferentes empresas.
  • C. O grau e abrangência das informações disponíveis a compradores e vendedores.
  • D. A permeabilidade de ingresso e atuação no mercado.
  • E. Uma concorrência perfeita associada com baixa rigidez no controle de preços.

O Pronaf financia os custos de produção, a melhoria de infraestrutura de produção que exige financiamentos de longo prazo, a agregação de valor à produção primária e as cotas-partes das cooperativas de produção dos agricultores familiares. Os créditos de investimento contemplam recursos para:

I. Investimentos em projeto técnico que demonstre retorno financeiro, garantias e capacidade de pagamento suficientes para remunerar o empreendimento agrícola.

II. Implantação de pequenas e médias agroindústrias, isoladas ou em forma de rede.

III. Aquisição de animais destinados à produção necessária à subsistência.

IV. Manutenção do beneficiário e de sua família.

V. Aquisição de equipamentos e de programas de informática voltados para a melhoria da gestão dos empreendimentos rurais e das unidades agroindustriais, mediante indicação em projeto técnico.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I e V.
  • B. Apenas III e IV.
  • C. Apenas I, II e V.
  • D. Apenas II, III e IV.
  • E. I, II, III, IV e V.

A política nacional de segurança alimentar, no sentido de garantir o abastecimento do gênero alimentício no Brasil, adota a administração de preços dos alimentos componentes da Cesta Básica (CB). Para tal, existem mecanismos de monitoramento das safras, volumes nos armazenamento e acompanhamento de preços ao consumidor, de modo que, por vezes, é necessário realizar leilões ou até mesmo importações para equilibrar os preços. A respeito da política de estoques reguladores e estratégicos da CONAB e do Governo Federal, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as seguintes assertivas:

( ) Tem por finalidade principal ajustar a oferta e a demanda em curto prazo, sendo um meio eficaz para estabilizar os preços agrícolas e suportar oscilações.

( ) Tem como meio de ação a utilização de armazenagem visando abastecer o mercado nos períodos de escassez.

( ) Em épocas de superprodução, o Governo entraria vendendo e, em épocas de escassez, o Governo entraria comprando uma quantidade que permitisse uma variação apenas compensatória nos preços.

( ) Sob a ótica econômica de alocar recursos, essa política seria altamente ineficiente se buscasse impedir a variação ou tendência imposta pelas forças de mercado no longo prazo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – F – F.
  • B. F– V – F – V.
  • C. F – F – V – F.
  • D. V – F – V – F.
  • E. V – F – F – V.

Analise as assertivas abaixo sobre conceitos e normas gerais do BNDES sobre fiscalização financeira, física e fiscal da correta e regular aplicação dos recursos liberados:

I. Avaliação de bens: análise técnica, realizada por engenheiro de avaliações, para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data.

II. Vida econômica: prazo de utilização funcional de um bem.

III. Valor residual: valor representativo da parcela do bem que se deseja segurar.

IV. Vistoria: atividade técnica realizada por profissional com qualificação específica, para averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos.

V. Perícia: constatação local de fatos, mediante observações criteriosas em um bem e nos elementos e condições que o constituem ou o influenciam.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas III e IV.
  • D. Apenas II, III e V.
  • E. I, II, III, IV e V.

O sistema nacional de crédito rural, em especial os aspectos relacionados com as linhas de financiamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017, financia os pequenos proprietários rurais e cotas-partes de cooperativas com taxa de juros de 2,5% a.a., para estimular a produção de alimentos básicos, privilegiam aqueles gerados com base orgânica e agroecológica, e que adotam investimentos em práticas sustentáveis de manejo do solo e da água, produção de energia renovável e armazenagem. Os limites máximos de financiamento na safra 2016/2017 são de R$_____________ para custeio e de R$_____________ para investimento, além de preverem uma cobertura de seguro de até ____% da renda bruta esperada e de estabelecer o limite de cobertura de renda líquida de até R$___________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A. 150.000,00 – 225.000,00 – 70 – 15.000,00
  • B. 250.000,00 – 330.000,00 – 80 – 20.000,00
  • C. 258.000,00 – 340.000,00 – 85 – 30.000,00
  • D. 300.000,00 – 370.000,00 – 88 – 32.000,00
  • E. 312.000,00 – 375.000,00 – 90 – 35.000,00

A respeito do uso e ocupação do solo, analise as assertivas abaixo:

I. No Sul do Brasil, a cultura do arroz irrigado é amplamente cultivada em Planossolos, Gleissolos, Chernossolos e Latossolos.

II. Indica-se o cultivo de soja em solos que possuam classe textural com menos de 20% de argila na camada de 0-20 cm.

III. As áreas de maior expressão de cultivo de uva no Sul do Brasil ocorrem na Serra Gaúcha, na região da Campanha do RS e na região Noroeste do Paraná.

IV. SC e RS são os maiores produtores de maçã do Brasil. Nesses Estados, o cultivo ocorre em áreas com altitude predominantemente de 100 a 300m, onde ocorrem os solos com aptidão agrícola para essa frutífera.

Quais estão INCORRETAS?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas III.
  • C. as I e IV.
  • D. Apenas II e IV.
  • E. I, II, III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...