Questões de Engenharia de Tráfego

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Os itens I e II são características de níveis de serviços para vias urbanas.

I. Nível de serviço em que ocorre a queda de velocidade média devido aos atrasos e conflitos entre veículos nas interseções, porém com 70% da velocidade de fluxo livre e onde os motoristas não sofrem incômodos operacionais.

II. Nível de serviço aproximando-se no fluxo instável. Velocidade média cai para 40% da velocidade de fluxo livre. Atrasos nas interseções tornam-se grandes.

Assinale a alternativa que corresponde à caracterização dos níveis de serviço dos itens I e II respectivamente.

  • A. B e D.
  • B. D e C.
  • C. C e E.
  • D. A e C.
  • E. B e E.

A Sinalização horizontal é classificada, segundo sua função, em: marcas longitudinais, marcas transversais,

  • A. marcas de canalização, marcas de delimitação e controle de parada e/ou estacionamento e inscrições no pavimento.
  • B. marcas de delimitação e controle de parada e/ou estacionamento, marcação de área de conflito e inscrições no pavimento.
  • C. marcas de delimitação e controle de parada e/ou estacionamento, marcas de canalização e símbolos.
  • D. marcação de área de conflito, marcas de canalização e inscrições no pavimento.
  • E. marcas de delimitação e controle de parada e/ou estacionamento, símbolos e setas.

Observe a figura a seguir.

Com relação ao sinal R-2 – “Dê a preferência”, representado na figura, é correta a seguinte afirmação:

  • A. Não deve ser utilizada com a mensagem “Dê a preferência”.
  • B. Para reforço do sinal R-2, pode-se utilizar a mensagem “Dê a preferência”.
  • C. É utilizado para garantir a preferência do fluxo da via para a qual foi colocado.
  • D. Deve ser utilizado em passagens de nível não semaforizadas.
  • E. Pode ser utilizado para controlar o fluxo que vai entrar em uma via com preferência de passagem, mesmo que a intervisibilidade entre veículos que se aproximem seja baixa.

Observe os sinais a seguir.

Assinale a alternativa que contém os sinais que regulamentam o sentido de circulação de uma via.

  • A. A, B e D.
  • B. B, C e D.
  • C. A, B e C.
  • D. A e D.
  • E. A e B.

Observe a figura a seguir.

Cor do sinal: orla interna e mensagem pretas, orla externa e fundo amarelos.

Quanto à sinalização proposta na figura, é correto afirmar que

  • A. serve para advertir sobre uma situação inesperada ou perigosa à frente.
  • B. é um sinal de advertência ao qual deve sempre ser acrescentada mensagem complementar indicando o motivo desta informação, tais como obras ou escola.
  • C. não é um sinal de advertência previsto no Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro.
  • D. para situações de obras, deve apresentar fundo e orla externa laranja.
  • E. só deve ser utilizada quando não houver outro sinal que a substitua.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A. duzentos metros … um quilômetro
  • B. quinhentos metros … dois quilômetros
  • C. duzentos metros … quatro quilômetros
  • D. trezentos metros … dois quilômetros
  • E. um quilômetro … cinco quilômetros

Ao avaliar um cruzamento, ilustrado na imagem a seguir, o técnico decidiu dar preferência de passagem a uma das vias, obrigando o condutor da via A a parar antes de cruzar.

Assinale a alternativa que contém a sinalização de regulamentação a ser implantada nas aproximações da via A.

  • A. Sinal R-1 – “Parada Obrigatória”.
  • B. Legenda “Pare” inscrita no solo.
  • C. Sinalização semafórica de advertência intermitente ou piscante alternado.
  • D. Sinal R-2 – “Dê a Preferência”.
  • E. Símbolo “Dê a Preferência” inscrito no solo.

Com referência à Resolução no 495/2014 do CONTRAN, assinale a alternativa que contém todas as restrições que impedem a implantação de faixa elevada para travessia de pedestres.

  • A. Rampa com declividade superior a 6%, exceto quando justificado por estudo de engenharia; curva ou interferência que impossibilite a boa visibilidade do dispositivo ou de sua sinalização; pista não pavimentada, ou inexistência de calçadas; vias arteriais e rodovias.
  • B. Rampa com declividade superior a 6%, exceto quando justificado por estudo de engenharia; curva ou interferência que impossibilite a boa visibilidade do dispositivo ou de sua sinalização; pista não pavimentada, ou inexistência de calçadas; vias com linha regular de ônibus.
  • C. Rampa com declividade superior a 6%, exceto quando justificado por estudo de engenharia; curva ou interferência que impossibilite a boa visibilidade do dispositivo ou de sua sinalização; pista não pavimentada, ou inexistência de calçadas; ausência de iluminação pública ou específica.
  • D. Rampa com declividade superior a 6%, exceto quando justificado por estudo de engenharia, pista não pavimentada, ou inexistência de calçadas; vias arteriais e rodovias.
  • E. Curva ou interferência que impossibilite a boa visibilidade do dispositivo ou de sua sinalização; pista não pavimentada, ou inexistência de calçadas; ausência de iluminação pública ou específica, vias arteriais e rodovias.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A. rodovia … parada … pedestres e bicicletas
  • B. rodovia ou via de trânsito rápido … parada … pedestres e bicicletas
  • C. via … parada ou estacionamento … bicicletas
  • D. via … circulação ou estacionamento … pedestres e bicicletas
  • E. via … parada ou estacionamento … pedestres e bicicletas

Observe as imagens a seguir.

Para advertir do início de uma faixa com circulação exclusiva de ônibus, deve ser utilizado o

  • A. Sinal A, apenas.
  • B. Sinal B.
  • C. Sinal C, apenas.
  • D. Sinal D.
  • E. Sinal A e C.
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