Questões de Engenharia de Tráfego

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A rua A, a partir do cruzamento com a rua B, passa a ter duplo sentido de circulação, conforme ilustrado a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta a sinalização obrigatória que deve ser colocada para regulamentar esta situação.

  • A. Linha contínua dupla amarela na aproximação da rua A, no trecho com duplo sentido de circulação, apenas.
  • B. Sinal R-28 – “Duplo sentido de circulação”, na esquina posterior da Rua A, apenas.
  • C. Sinal R-28 – “Duplo sentido de circulação”, na esquina posterior da Rua A, e sinal A-25 – “Mão dupla adiante”, na aproximação da esquina anterior da Rua A.
  • D. Linha contínua dupla amarela, na aproximação da Rua A, no trecho com duplo sentido de circulação e sinal A-25 – “Mão dupla adiante”, na aproximação da esquina anterior da Rua A.
  • E. Linha contínua dupla amarela, na aproximação da rua A, no trecho com duplo sentido de circulação, e Sinal R-28 – “Duplo sentido de circulação”, na esquina anterior da Rua A.

O uso de tachão é proibido na seguinte situação:

  • A. transversal à via.
  • B. junto à marca de canalização.
  • C. junto a ou sobre linha contínua branca ou amarela, de forma descontínua.
  • D. junto à linha de bordo.
  • E. junto a ou sobre linha contínua branca ou amarela, em rodovia.

Leia as situações a seguir.

Situação I: entre a marca viária/inscrição e o pavimento;

Situação II: entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido.

Conforme dispõe o Anexo II do CTB, as cores utilizadas para proporcionar contraste nas situações I e II devem ser, respectivamente,

  • A. azul e vermelha.
  • B. verde e vermelha.
  • C. preta e verde.
  • D. preta e vermelha.
  • E. vermelha e vermelha.

Julgue os itens subsecutivos, referentes à engenharia de tráfego, níveis de serviço e contagens.

Uma rodovia que opera em nível de serviço E indica que o fluxo de tráfego encontra-se instável. Nesse caso, as velocidades dos veículos são reduzidas a um valor baixo, mas relativamente uniforme.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes à engenharia de tráfego, níveis de serviço e contagens.

Volume de tráfego ou fluxo de tráfego diz respeito ao número de veículos por unidade de comprimento da via.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes à engenharia de tráfego, níveis de serviço e contagens.

A definição da concepção de uma interseção, bem como o dimensionamento de seus ramos, depende dos dados de tráfego obtidos no período das contagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à canalização, à sinalização de obras, ao controle de trafego e a variáveis fundamentais do fluxo de tráfego e suas relações, julgue os itens a seguir.

Devido às características de temporariedade da sinalização de obras e de durabilidade da sinalização de solo, alguns aspectos como a duração da obra, a vida útil do pavimento colocado para desvios de pista e o volume de trânsito devem ser considerados para a escolha dos materiais utilizados na sinalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à canalização, à sinalização de obras, ao controle de trafego e a variáveis fundamentais do fluxo de tráfego e suas relações, julgue os itens a seguir.

Alterações de percurso do fluxo de tráfego, com o objetivo de segregar pistas para uso exclusivo de determinado tipo de veículo, podem ser feitas por meio de prismas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à canalização, à sinalização de obras, ao controle de trafego e a variáveis fundamentais do fluxo de tráfego e suas relações, julgue os itens a seguir.

A densidade de uma via aumenta com a diminuição da velocidade dos veículos. Para vias com acessos controlados, a relação entre velocidade e densidade pode ser representada na forma linear.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à canalização, à sinalização de obras, ao controle de trafego e a variáveis fundamentais do fluxo de tráfego e suas relações, julgue os itens a seguir.

Em rodovias com operação de padrão I ou especial, a inspeção de tráfego deve ser contínua e sem interrupções, durante 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

  • C. Certo
  • E. Errado
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