Questões de Engenharia Elétrica do ano 2012

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  • A.

    10 kW.

  • B.

    25,0 kW.

  • C.

    17,7 kW.

  • D.

    21,6 kW.

  • E.

    12,5 kW.

Esquema de aterramento em que a alimentação é completamente isolada da terra ou é aterrada por uma impedância de valor elevado:

  • A.

    TN-C-S

  • B.

    TN-C

  • C.

    IT

  • D.

    TT

  • E.

    TN-S

  • A.

    500 mW.

  • B.

    100 mW.

  • C.

    5W.

  • D.

    10W.

  • E.

    1W.

  • A.

    II e IV.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    I, III e IV.

Ao utilizar inversores de frequência na variação de velocidade de motores elétricos, pode haver corrente de fuga por efeito capacitivo em função do comprimento dos cabos condutores entre o inversor e o motor. Para diminuir essa corrente a valores praticamente desprezíveis e possibilitar o uso de maiores comprimentos de cabos condutores sem redução de potência do inversor, deve ser colocado entre o inversor e o motor um(a)

  • A. contator de carga
  • B. transistor bipolar de porta isolada
  • C. dinamômetro
  • D. reatância indutiva de saída
  • E. interface homem máquina

  • A. reversão no sentido de rotação
  • B. partida capacitiva
  • C. estrela triângulo com redução da corrente na partida
  • D. comutação copolar
  • E. frenagem por contator

Os dipositivos de proteção à corrente diferencial residual são utilizados na proteção contra contatos indiretos somente nos sistemas de aterramento de esquema

  • A. TN-S, TN-C ou TT
  • B. TN-S, TN-C ou IT
  • C. TN-S, TT ou IT
  • D. TN-C, TT ou IT
  • E. IT, SC ou TT

  • A. cinto de pulso
  • B. torquímetro
  • C. rebitador de punho
  • D. zarcão de braço
  • E. óculos de segurança contra impacto

  • A. C, LR e X
  • B. LB, T e C
  • C. LB, C e E
  • D. LR, T e E
  • E. T, X e C

Um relé térmico bimetálico é utilizado na proteção térmica de um motor de 50 CV em regime de funcionamento S1. A corrente nominal do motor (In) é de 65 A. Para a corrente de partida, a relação é Ip/In = 7, com tempo de rotor bloqueado igual a 10 s e tempo de partida igual a 2 s. O motor é alimentado com condutores de cobre de seção 25 mm2, cuja capacidade de corrente em função de seus fatores de correção é de 89 A . A faixa de regulagem para este relé varia entre 63 A a 90 A . Se for feito um ajuste no relé para que o valor da corrente corresponda a 70 A, o valor dos múltiplos da corrente ajustada em relação à corrente de partida do motor no relé será de:

  • A. 7
  • B. 6,5
  • C. 6
  • D. 5,05
  • E. 4,2
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