Questões de Engenharia Espacial

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A FMEA (Análise do Modo e Efeito da Falha) é uma ferramenta utilizada para

  • A.

    identificar falhas potenciais no produto ou no processo.

  • B.

    elaborar uma carta de controle das falhas no processo.

  • C.

    identificar quais são os requisitos de qualidade mais críticos para o produto.

  • D.

    atender aos requisitos da qualidade do cliente.

  • E.

    identificar os defeitos mais frequentes no produto.

A Análise do Modo e Efeito da Falha (FMEA) é uma ferramenta da qualidade destinada a aumentar a confiabilidade do produto. Os índices utilizados pela FMEA para calcular o risco da falha são:

  • A.

    qualidade, confiabilidade e severidade.

  • B.

    ocorrência, severidade e detecção.

  • C.

    confiabilidade, produtividade e detecção.

  • D.

    modo de falha, controle da falha, rejeição.

  • E.

    falha potencial, ocorrência e severidade.

  • A.

    Ele indica ausência de correlação entre as variáveis x e y.

  • B.

    Ele indica elevada correlação negativa entre as variáveis x e y.

  • C.

    Ele indica moderada correlação positiva entre as variáveis x e y.

  • D.

    Ele indica elevada correlação positiva entre as variáveis x e y.

  • E.

    Nada pode ser concluído sobre a correlação entre as variáveis x e y.

O uso de materiais compósitos nas aeronaves modernas pode chegar até a 50% do total. Quando o equipamento é desativado, seja por motivos de atualização tecnológica ou número de ciclos atingidos, é essencial pensar na reciclagem do material empregado na construção. Com relação à reciclagem de um compósito de fibra de carbono, assinale a alternativa mais adequada atualmente.

  • A.

    Não é possível reciclar este tipo de material devido à forte adesão da resina nas fibras.

  • B.

    A resina é queimada em fornos e as fibras podem novamente ser utilizadas em peças estruturais já que são resistentes ao calor.

  • C.

    A resina pode ser retirada do compósito, quase que totalmente e estas fibras são utilizadas na fabricação de peças com menor ou sem responsabilidade estrutural.

  • D.

    Não é possível reciclar ou cortar este tipo de material devido à alta resistência do compósito.

  • E.

    A separação do material da resina ocorre de forma mecânica e os dois podem ser aproveitados posteriormente.

O desenvolvimento do projeto é um item de extrema importância no ciclo de vida de um produto aeronáutico, pois o nível de conhecimento e exigência de qualidade requerida atualmente não tolera erros primários que eram cometidos no passado. Desta forma, gerenciar o projeto como um todo, de maneira eficiente, torna-se imprescindível, e, segundo o PMBOK (Corpo de Conhecimento em Gerência de Projetos), este gerenciamento deve se concentrar em nove áreas de conhecimento, dentre elas, escopo, tempo e custo. Complementam este mosaico:

  • A.

    qualidade, integração, aquisições, comunicação, risco e recursos humanos.

  • B.

    viabilidade, integração, aquisições, comunicação, risco e recursos humanos.

  • C.

    viabilidade, estabilidade de fornecedor, aquisições, comunicação, risco e recursos humanos.

  • D.

    qualidade, integração, gestão de processos, comunicação, risco e recursos humanos.

  • E.

    qualidade, integração, aquisições, comunicação, risco e vantagem competitiva.

  • A.

    projetor de perfis.

  • B.

    micrômetro externo.

  • C.

    máquina tridimensional por coordenadas.

  • D.

    paquímetro.

  • E.

    relógio comparador.

Calibrações periódicas são necessárias para que instrumentos, padrões e outras referências sejam revalidados. A calibração nada mais é que a comparação das medidas dos instrumentos com padrões ou referências apropriadas, e a validação de instrumentos é um processo de caráter ativo do processo, em oposição à calibração que se caracteriza por ser apenas o registro de medidas e de erros. Todos os padrões, referências e instrumentos necessários para a validação, obrigatoriamente também devem estar validados. Este processo é conhecido como

  • A.

    rastreabilidade.

  • B.

    confiabilidade.

  • C.

    qualidade continuada.

  • D.

    estabilidade.

  • E.

    repetitividade.

A melhor definição para cadeia metrológica de uma grandeza é:

  • A.

    a estrutura de documentos que mostra os procedimentos para efetuar certa medição.

  • B.

    a estrutura de documentos gerada nas medições para levantar a confiabilidade da medição efetuada.

  • C.

    uma estrutura em forma de pirâmide onde a base é formada pelas grandezas físicas, e o vértice formado pelos instrumentos específicos para a grandeza em questão.

  • D.

    uma estrutura em forma de pirâmide onde a base é formada por instrumentos de medição, e o vértice formado pela definição física do SI para a grandeza em questão.

  • E.

    a cadeia formada pelas três metrologias principais: legal, científica e industrial.

Assinale a alternativa que melhor define a RBC – Rede Brasileira de Calibração.

  • A.

    No campo da metrologia, compete à RBC a padronização e disseminação das unidades do sistema internacional (SI) e o desenvolvimento das atividades de pesquisa e desenvolvimento, como estratégia de facilitar e promover a competitividade brasileira e atender às demandas da sociedade em metrologia e calibração.

  • B.

    A RBC trata, fundamentalmente, dos padrões de medição internacionais e nacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias científicas relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica.

  • C.

    É constituída por laboratórios credenciados pelo INMETRO para evidenciar os que têm competência técnica para realizar serviços de calibração e assegurar a capacidade em obter resultados de acordo com métodos e técnicas reconhecidos.

  • D.

    A RBC tem como missão: conservar os protótipos internacionais, efetuar inter-comparação de padrões e definir os valores das constantes fundamentais da Física.

  • E.

    É uma rede brasileira, constituída por entidades públicas e privadas, que exerce atividades relacionadas com metrologia, normalização, qualidade industrial e certificação de conformidade, além de calibrações.

O primeiro satélite da série Landsat foi lançado em 1972 e possuía a bordo um sensor MSS (Multispectral Scanner). Até os dias de hoje já foram lançados mais seis satélites dessa série. O último a ser lançado em 1999, o Landsat 7, possui a bordo o sensor ETM+ (Enhanced Tematic Mapper Plus). É correto afirmar que as características desse sensor em termos do número de bandas, regiões do espectro eletromagnético que se encontram essas bandas e suas respectivas resoluções espaciais são:

  • A.

    duas bandas no visível com resolução de 2,4m; duas bandas no infra-vermelho próximo com resolução de 2,4m; uma banda pancromática com resolução de 0,6m; uma banda no infra-vermelho térmico com resolução de 5m.

  • B.

    três bandas no visível com resolução de 20m; quatro bandas no infra-vermelho próximo com resolução de 20m; uma banda pancromática com resolução de 5m; uma banda no infra-vermelho térmico com resolução de 60m.

  • C.

    três bandas no visível com resolução de 30 m; três bandas no infra-vermelho próximo com resolução de 30m; uma banda pancromática com resolução de 15m; uma banda no infra-vermelho térmico com resolução de 60m.

  • D.

    três bandas no visível com resolução de 30m; três bandas no infra-vermelho próximo com resolução de 30m; uma banda pancromática com resolução de 5m; uma banda no infra-vermelho térmico com resolução de 120m.

  • E.

    três bandas no visível com resolução de 10m; três bandas no infra-vermelho próximo com resolução de 10m; uma banda pancromática com resolução de 5m; uma banda no infra-vermelho térmico com resolução de 30m.

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