Questões de Engenharia Naval da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Engenharia Naval da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema portuário desempenha papel fundamental na economia de um país, sendo os portos as principais portas de entrada e saída de mercadorias. Com relação aos tipos de terminais e às obras e atividades portuárias, assinale a opção correta.

  • A.

    A largura dos canais de acesso é função da dimensão da boca do navio de projeto, devendo, para canais de mão dupla, ser prevista uma largura de duas bocas entre as faixas de manobra.

  • B.

    A utilização de mais de um carregador de navio por berço consiste em prática que deve ser evitada, devido ao elevado custo e aos riscos de acidentes.

  • C.

    Os calados existentes na costa brasileira, em decorrência da morfologia e a sedimentologia da plataforma continental, permitem a passagem de navios de grande porte, não sendo necessária a realização de dragagens.

  • D.

    É mais vantajoso, financeiramente, investir em dois ou mais terminais de capacidades modestas do que em apenas um terminal de alta capacidade.

  • E.

    A descarga de granéis sólidos, tais como o minério de ferro, é feita normalmente em terminais do tipo roll-on e roll-off.

Em relação às estruturas e ao funcionamento portuário, julgue os próximos itens.

As estruturas mais comumente utilizadas para o carregamento e descarregamento de granéis líquidos são as estruturas conhecidas como grabs.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a tipos de navegação, de navios e de mercadorias.

Os gases liquefeitos requerem tanques especiais com baixas temperaturas ou altas pressões. O formato esférico é mais apropriado ao gás submetido a baixa temperatura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de contrato de afretamento.

Afretamento a casco nu é o contrato em virtude do qual o afretador tem a posse, o uso e o controle da embarcação, por tempo indeterminado, sem o direito de designar o comandante e a tripulação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de contrato de afretamento.

Afretamento por tempo é o contrato em virtude do qual o afretador recebe a embarcação armada e tripulada, ou parte dela, para operá-la por tempo determinado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a tipos de navegação, de navios e de mercadorias.

As embarcações do tipo Panamax têm, no máximo, 32,2 metros de boca, de forma a garantir a navegação através do canal do Panamá.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a tipos de navegação, de navios e de mercadorias.

Os navios-tanque do tipo ULCC e VLCC apresentam deslocamento superior a 200.000 toneladas e coeficiente de bloco inferior a 0,7.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a tipos de navegação, de navios e de mercadorias.

O terminal é uma instalação, explorada por pessoa jurídica de direito público ou privado, utilizada na movimentação e na armazenagem de mercadorias, instalada no interior ou no exterior do porto organizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a tipos de navegação, de navios e de mercadorias.

A navegação de longo curso é realizada entre portos brasileiros e portos estrangeiros, ao passo que a navegação de cabotagem é realizada entre portos brasileiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a corrosão, julgue os itens que se seguem.

Em qualquer processo corrosivo, a neutralidade de carga da solução é mantida, uma vez que as reações de redução e de oxidação ocorrem simultaneamente no catodo e no anodo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...