Questões de Ética

Lista completa de Questões de Ética para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sr. Luiz recebe uma ordem de sua chefia imediata. Antes mesmo de começar a executá-la, recebe outra, da chefia de outro departamento. O sr. Luiz deve

  • A.

    atender imediatamente à ordem da chefia desse outro departamento, que hierarquicamente é superior ao dele.

  • B.

    ignorar a segunda ordem, realizando somente a que lhe foi dada por sua chefia.

  • C.

    retornar à sua chefia e indagar sobre a possibilidade de atender a esse outro departamento.

  • D.

    solicitar a um colega que realize a tarefa dada por sua chefia, enquanto cumpre a ordem da chefia do outro departamento.

  • E.

    avisar à chefia desse outro departamento que só estará disponível após ter concluído sua tarefa inicial.

Carlos trabalha no setor de xerox e percebe que um amigo seu, na hora do almoço, utiliza-se freqüentemente dos equipamentos para fazer cópias de revistas pornográficas. Carlos, mantendo seu comportamento profissional, deve

  • A.

    dizer ao amigo que não se deve fazer isso.

  • B.

    ignorar o que está acontecendo porque ele não poderá ser responsabilizado em seu horário de almoço.

  • C.

    comunicar a ocorrência à chefia.

  • D.

    desligar a máquina antes de sair para o almoço, impedindo que qualquer pessoa possa utilizá-la.

  • E.

    criar um clima de descontração entre os funcionários, para colocar em discussão o procedimento incorreto do colega.

Márcia atrasou-se inesperadamente durante as tarefas diárias na empresa. É o dia do aniversário de sua filha e ela deseja preparar-lhe um bolo. Márcia deve

  • A.

    escrever um bilhete e deixá-lo na mesa da chefia, desculpando-se por não ter terminado o serviço.

  • B.

    escrever um bilhete avisando à chefia que chegará mais cedo no dia seguinte para terminar o serviço.

  • C.

    sair rapidamente do local de trabalho, não se importando com o que sua chefia possa pensar.

  • D.

    terminar sua tarefa, organizando adequadamente o material para o dia seguinte.

  • E.

    solicitar a um colega que termine sua tarefa.

Paulo tem facilidade em ser confidente de seus colegas de trabalho. Soube que entre Antonio e Maria está havendo uma divergência pessoal que poderá acarretar prejuízo ao trabalho. Paulo deve

  • A.

    isentar-se de dar opiniões sobre o que não lhe diz respeito.

  • B.

    amenizar a situação, para neutralizar resultados negativos.

  • C.

    solicitar apoio de outros colegas, que auxiliem a contornar a situação.

  • D.

    expor claramente o conflito existente entre Antonio e Maria, na tentativa de que os demais colegas também proponham alternativas de solução.

  • E.

    criticar Antonio e Maria, afastando-se deles para não ser prejudicado.

Márcio estava desempregado há algum tempo. Recentemente foi admitido por uma empresa de grande porte. Márcio, fumante inveterado, deve

  • A.

    fumar somente na ausência do chefe.

  • B.

    procurar um lugar reservado para fumar sempre que lhe der vontade ou estiver estressado.

  • C.

    fumar sempre que lhe der vontade, mas sem deixar cair cinzas nem restos de cigarros no chão.

  • D.

    oferecer cigarros aos colegas, sempre procurando fumar com companhia.

  • E.

    cumprir as normas vigentes no regime interno da empresa quanto a fumar no ambiente de trabalho.

Vicente percebe que um funcionário sai visivelmente alterado do box do banheiro. Ao entrar nesse box para realizar a limpeza, encontra uma garrafa de bebida alcoólica na lata de lixo. Vicente deve

  • A.

    dar continuidade ao seu trabalho, ignorando a garrafa encontrada.

  • B.

    comentar o fato com outros funcionários.

  • C.

    chamar o funcionário de volta, para questionar sua atitude.

  • D.

    comunicar o fato imediatamente à sua chefia, mostrando-lhe a garrafa encontrada.

  • E.

    comunicar o fato à chefia do funcionário que saiu visivelmente alterado do box.

Júnior estava organizando um armário próximo ao almoxarifado. De repente, ouviu um barulho estranho e, ao verificar, encontrou um colega guardando em sua mochila alguns produtos de limpeza pertencentes à empresa. Júnior deve

  • A.

    chamar imediatamente sua chefia, para as providências necessárias.

  • B.

    prevenir outros colegas do setor sobre o fato ocorrido para que se resguardem.

  • C.

    obrigar o colega a repor o material subtraído.

  • D.

    ignorar o fato para não se indispor com o colega.

  • E.

    comunicar por escrito o fato à chefia.

Relacionamentos interpessoais são pautados em valores próprios e também sobre os valores dos outros. Que atitudes contribuiriam para identificação desses valores?

  • A.

    saber ouvir

  • B.

    não permitir que as pessoas falem de si e o seu trabalho

  • C.

    ser sempre cerimonioso, limitando suas relações a cumprimentos formais de "bom dia" e "boa tarde".

  • D.

    não desejar, genuinamente, saber mais sobre a outra pessoa

  • E.

    não usar de empatia

No que diz respeito a atendimento ao público, sejam clientes internos ou externos, assinale a alternativa cor- reta

  • A.

    cortesia, simpatia, entusiasmo, alegria e amizade não são importantes.

  • B.

    evitar expressão de indiferença e/ou tristeza é essencial

  • C.

    tratar as pessoas pelo nome é modismo e irrelevante no processo.

  • D.

    o atendimento telefônico não tem importância expressiva, pois o contato não é feito pessoalmente.

  • E.

    Reforçar contatos por meio de aniversário, preferên- cias, etc., são atitudes que dizem respeito à intimida- de do cliente e por isso devem ser evitadas

Assinale a alternativa que estabelece corretamente as características de moral.

  • A. A moral resulta do conjunto de leis, costumes e tradições de uma sociedade e é subordinada a ética comportamental definida em regras constitucionais.
  • B. Entende-se por moral, um conjunto de regras consideradas válidas para uma maioria absoluta, que valem-se dela para impor conduta ética aos demais cidadãos.
  • C. A moral é mutável e varia de acordo com o desenvolvimento de cada sociedade. Ela norteia os valores éticos na Administração Pública.
  • D. A moral é mais flexível do que a lei, por variar de indivíduo para indivíduo, e afeta diretamente a prestação dos serviços públicos por criar condições para uma ética flexível no atendimento às necessidades básicas da população.
  • E. A ética confunde-se com a moral como um dos parâmetros para a avaliação do grau de desenvolvimento de determinada sociedade e, consequente, padronização da prestação dos serviços públicos comunitários.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...