Questões de Farmácia do ano 2017

Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas últimas décadas os imunoensaios se tornaram a tecnologia padrão em medicina laboratorial. Houve grande desenvolvimento na produção de anticorpos e antígenos empregados, bem como dos analisadores automatizados. Esses avanços tecnológicos agregaram baixa variabilidade inter e intra-ensaios e rapidez na realização dos testes. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A técnica de ELISA indireto identifica os anticorpos do paciente, uma vez que há antígenos fixados no fundo da placa e, após a reação com o material do paciente, o anticorpo conjugado, em contato com o substrato, irá emitir comprimento de onda, diferenciando essas amostras positivas.

II. Para o teste de aglutinação indireta, as hemácias e as partículas inertes como o látex podem ser sensibilizadas por adsorção passiva, em função do contato direto com os antígenos solúveis. Devido à baixa diversidade de antígenos que podem se ligar às células ou partículas, a aplicação dos testes de aglutinação passiva é muito limitada.

III. O teste Western Blot é um teste confirmatório para HIV, já que tem custo bastante elevado e identifica anticorpos específicos, especialmente contra as glicoproteínas gp120 e gp41 do vírus. Assim, só é realizado quando a amostra de sangue do paciente apresentar resultado positivo no teste Elisa.

IV. O teste de imunofluorescência direta é empregado na pesquisa e na localização de antígenos em células ou tecidos através de um anticorpo específico marcado com fluorocromo, que se fixa ao antígeno e então é observado em microscópio de fluorescência.

V. A sensibilidade dos testes de imunofluorescência é limitada ao nível de fluorescência detectável pelo olho humano; por isso, o teste de imunofluorescência indireta tem sido empregado para amplificar o sinal e aumentar a sensibilidade desses exames e pode ser empregado na pesquisa de antígenos ou de anticorpos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III, apenas
  • B. I, III, IV e V, apenas
  • C. II, III e IV, apenas
  • D. III, IV e V, apenas
  • E. IV e V, apenas

A tão famosa doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), apesar da fácil detecção e tratamento, ainda mantém os altos índices de internação pós-parto nos hospitais públicos. Assinale a alternativa incorreta sobre os diagnósticos envolvidos nessa doença:

  • A. O teste de Coombs indireto detecta anticorpos ou componentes do sistema complemento fixados às hemácias maternas, portanto o sangue materno é coletado
  • B. A detecção de anticorpos no teste de Coombs indireto é realizada testando o soro do paciente contra 2 e/ ou 3 células de hemácias de reagentes de doadores fenotipados para a maioria dos antígenos comuns, preparadas comercialmente
  • C. O teste de Coombs direto avalia a aglutinação decorrente dos anticorpos anti-Rh ligados nas hemácias do bebê, portanto o sangue do cordão umbilical é coletado
  • D. Os anticorpos clinicamente significantes para o desenvolvimento da DHRN são os anticorpos contra antígenos eritrocitários do tipo Rh. No entanto, além do sistema Rh, ainda existem: Kell, Duffy, Kidd, Lewis, MNSs, estando eles associados à diminuição da sobrevida de hemácias incompatíveis
  • E. A DHRN só é investigada quando as gestantes são Rh positivas e feto Rh negativo

Nos últimos cinco anos, os casos de sífilis no Brasil dispararam de 1,2 mil para mais de 65 mil. A epidemia dessa doença infecciosa transmitida pela bactéria Treponema pallidum durante a relação sexual ou de mãe para filho durante a gravidez, conta com dois grandes fatores: a falta de uso do preservativo na relação sexual, e a dificuldade do tratamento, uma vez que o medicamento está em falta no mundo inteiro. Para o diagnóstico dessa doença, são utilizados dois exames principais: não-treponemico, Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) e teste de absorção de anticorpos treponêmico fluorescente (FTA-ABS). De acordo com os resultados dos exames abaixo, preencha as colunas com a interpretação correta de cada caso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

  • A. 1-2-4-3
  • B. 1-2-3-4
  • C. 3-2-4-1
  • D. 2-1-3-4
  • E. 2-1-4-3

Os surtos de doenças no mundo estão se mostrando cada vez mais evidentes como situações preocupantes como o vírus Ebola e até mesmo de doenças benignas como a escarlatina. Assinale a alternativa correta que indica as medidas ideais a serem tomadas por um indivíduo em três diferentes situações: picadas de cobras peçonhentas, febre amarela e sífilis.

  • A. Antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a sífilis
  • B. Antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras e para síflis
  • C. Soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a sífilis
  • D. Vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso tenha adquirido sífilis
  • E. Soro antiofídico contra a sífilis ou para o veneno de cobra e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença

Os materiais mais comumente pedidos para análise clínica são fezes, urina, sangue e expectoração. A maioria, fora o sangue, pode ser colhido em casa e permanece aos cuidados do paciente até a data de entrega para o laboratório que for analisar o material. Os exames mais pedidos são: hemograma, bioquímica do sangue, hemostasia, imunologia e os exames parasitológicos. Assinale a alternativa correta sobre o recolhimento desses materiais e suas análises:

  • A. Os exames de fezes e urina possuem uma baixa taxa de atraso por falhas no recolhimento do material
  • B. O exame de albumina é realizado no plasma sanguíneo e auxilia no diagnóstico de doenças como a cirrose, pois é sintetizada pelo fígado
  • C. A urina I identifica a existência da infecção urinária e a bactéria causadora
  • D. O hemograma é realizado para a verificação da quantidade de plaquetas, colesterol, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos
  • E. A urocultura é um exame simples que consiste em analisar a função dos rins e também identificar infecções urinárias

Apesar de ser a única cura de inúmeras doenças, sabemos que o uso inadequado ou desnecessário dos antibióticos estimula bactérias mais resistentes e, incrivelmente, nenhuma nova classe de antibióticos surgiu nos últimos 20 anos. Recentemente, a Klebisiella pneumoniae carbapenemase (KPC) chamada de superbactéria, foi responsável por grandes surtos em diversos hospitais brasileiros, apresentando resistência concomitante a quase todos os agentes antimicrobianos testados e gerando altas taxas de mortalidade, particularmente entre pacientes muito debilitados, expostos a procedimentos invasivos e com tempo de hospitalização prolongado. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A existência de surtos somente ocorre pela falha na identificação fenotípica da KPC e de outros membros da família Enterobacteriaceae.

II. A mutação genética, que confere resistência a múltiplos antibióticos (aos carbapenêmicos, especialmente) está diretamente relacionada com o uso indiscriminado ou incorreto de antibióticos. A detecção desse gene mutante (bla KPC) somente é possível por técnicas de biologia molecular a partir de colônias bacterianas, um exame rápido (5-6 horas), porém exige equipamentos e conhecimentos especializados, por isso, ainda não disponíveis nos laboratórios de rotinas.

III. O tipo de exame solicitado irá depender do local acometido pela bactéria. Exame de urina I, urinocultura em casos de infecções do trato urinário, e antibiograma, onde o patógeno será semeado e serão dispensados os discos de papel filtro com antimicrobianos em concentrações fixas. Após incubação de 18h a 24h a 35 graus, é realizado a medição dos halos de acordo com os critérios estabelecidos por CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute) para a bactéria pesquisada.

IV. Além das corretas interpretações dos exames de culturas de urina e sangue, também é necessário interpretar o hemograma, sendo a presença de leucócitos polimorfonucleares, um bom indicador de infecção bacteriana.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III, apenas
  • B. I, II e IV, apenas
  • C. II, III e IV, apenas
  • D. III e IV, apenas
  • E. I, III e IV, apenas

Sobre o atendimento de um paciente vítima de queimadura que procura atenção farmacêutica para seu tratamento, assinale a alternativa correta.

  • A. A intensidade da dor causada pela queimadura é um indicador bastante importante, pois quanto mais grave a queimadura, maior a sensação de dor, visto que os nervos são mais atingidos.
  • B. Somente poderão ser tratadas com medicamentos isentos de prescrição as queimaduras classificadas como de primeiro, segundo ou terceiro graus.
  • C. Em queimaduras solares, os medicamentos isentos de prescrição de primeira escolha devem ser os adstringentes.
  • D. Somente poderão ser tratadas com medicamentos isentos de prescrição as queimaduras classificadas como de primeiro, segundo ou terceiro graus.
  • E. Como primeira medida não farmacológica em queimaduras autotratáveis, deve-se resfriar a área queimada por imersão em água fria ou cobrindo com compressas frias o mais rápido possível por um período máximo de 30 minutos.

A absorção é um processo definido como a passagem de um fármaco de seu local de administração para o plasma e, com exceção da via intravenosa, é importante em todas as vias de administração. Em relação à absorção de fármacos administrados por via oral, é correto afirmar:

  • A. De forma geral, cerca de 75% de um fármaco administrado oralmente são absorvidos em 1-3 horas.
  • B. A absorção é fortemente determinada pela ionização das moléculas dos fármacos, sendo que ácidos e bases fortes são melhor absorvidos que ácidos e bases fracos.
  • C. A motilidade gastrintestinal tem grande efeito sobre a absorção de fármacos e, apesar de haver exceções, de modo geral o movimento excessivamente rápido do conteúdo intestinal facilita a absorção.
  • D. Em sua maioria, os fármacos que são administrados pela boca e deglutidos são quase que totalmente absorvidos no estômago.
  • E. Estudos comprovam que o tamanho da partícula e a formulação exercem pouco ou nenhum efeito sobre a absorção quando feita por via oral, facilitando a intercambialidade.

Os analgésicos isentos de prescrição para uso interno são vendidos para uma ampla variedade de condições dolorosas, entre elas as cefaleias, que por sua vez possuem diversas etiologias. No atendimento de pacientes nessa condição, é fundamental que o farmacêutico obtenha informações sobre os sintomas apresentados, verificando se poderá dispensar um medicamento isento de prescrição ou deverá indicar uma consulta médica, na suspeita de uma doença grave. Tendo em conta essas observações, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A. 4 – 1 – 3 – 2.
  • B. 1 – 2 – 4 – 3.
  • C. 4 – 2 – 1 – 3.
  • D. 1 – 3 – 4 – 2.
  • E. 2 – 3 – 1 – 4.

Para se obter a ação desejada e segura de medicamentos, é fundamental que os profissionais de saúde envolvidos tanto com a prescrição quanto com a dispensação estejam atentos às variações inter e intraindividuais, que podem ser de caráter farmacocinético e/ou farmacodinâmico. Nesse sentido, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Em relação às variações étnicas, os chineses são consideravelmente mais sensíveis aos efeitos cardiovasculares do propranolol que os caucasianos, por metabolizarem o fármaco mais rapidamente, indicando que a diferença está relacionada com variações farmacodinâmicas na sensibilidade aos receptores -adrenérgicos ou em etapas anteriores.

( ) Os pacientes idosos merecem especial atenção no uso de medicamentos, porque nessa população o “clearance” dos fármacos tende a ser maior.

( ) A utilização de medicamentos por mulheres durante o período de gravidez deve ser cautelosa, entre outros motivos, em função das variações da barreira placentária e eventuais efeitos sobre o feto, sendo que os estudos revelam que alguns fármacos atravessam a barreira placentária.

( ) Fatores genéticos influenciam a farmacocinética, a farmacodinâmica e a susceptibilidade a reações idiossincráticas. Nesse sentido, é descrito o fato de que portadores de deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase podem apresentar uma resistência parcial à malária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – V – V – F.
  • B. V – F – V – F.
  • C. F – V – F – V.
  • D. V – F – V – V.
  • E. V – V – V – V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...