Questões de Farmácia da Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR)

Lista completa de Questões de Farmácia da Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o atendimento de um paciente vítima de queimadura que procura atenção farmacêutica para seu tratamento, assinale a alternativa correta.

  • A. A intensidade da dor causada pela queimadura é um indicador bastante importante, pois quanto mais grave a queimadura, maior a sensação de dor, visto que os nervos são mais atingidos.
  • B. Somente poderão ser tratadas com medicamentos isentos de prescrição as queimaduras classificadas como de primeiro, segundo ou terceiro graus.
  • C. Em queimaduras solares, os medicamentos isentos de prescrição de primeira escolha devem ser os adstringentes.
  • D. Somente poderão ser tratadas com medicamentos isentos de prescrição as queimaduras classificadas como de primeiro, segundo ou terceiro graus.
  • E. Como primeira medida não farmacológica em queimaduras autotratáveis, deve-se resfriar a área queimada por imersão em água fria ou cobrindo com compressas frias o mais rápido possível por um período máximo de 30 minutos.

A absorção é um processo definido como a passagem de um fármaco de seu local de administração para o plasma e, com exceção da via intravenosa, é importante em todas as vias de administração. Em relação à absorção de fármacos administrados por via oral, é correto afirmar:

  • A. De forma geral, cerca de 75% de um fármaco administrado oralmente são absorvidos em 1-3 horas.
  • B. A absorção é fortemente determinada pela ionização das moléculas dos fármacos, sendo que ácidos e bases fortes são melhor absorvidos que ácidos e bases fracos.
  • C. A motilidade gastrintestinal tem grande efeito sobre a absorção de fármacos e, apesar de haver exceções, de modo geral o movimento excessivamente rápido do conteúdo intestinal facilita a absorção.
  • D. Em sua maioria, os fármacos que são administrados pela boca e deglutidos são quase que totalmente absorvidos no estômago.
  • E. Estudos comprovam que o tamanho da partícula e a formulação exercem pouco ou nenhum efeito sobre a absorção quando feita por via oral, facilitando a intercambialidade.

Os analgésicos isentos de prescrição para uso interno são vendidos para uma ampla variedade de condições dolorosas, entre elas as cefaleias, que por sua vez possuem diversas etiologias. No atendimento de pacientes nessa condição, é fundamental que o farmacêutico obtenha informações sobre os sintomas apresentados, verificando se poderá dispensar um medicamento isento de prescrição ou deverá indicar uma consulta médica, na suspeita de uma doença grave. Tendo em conta essas observações, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A. 4 – 1 – 3 – 2.
  • B. 1 – 2 – 4 – 3.
  • C. 4 – 2 – 1 – 3.
  • D. 1 – 3 – 4 – 2.
  • E. 2 – 3 – 1 – 4.

Para se obter a ação desejada e segura de medicamentos, é fundamental que os profissionais de saúde envolvidos tanto com a prescrição quanto com a dispensação estejam atentos às variações inter e intraindividuais, que podem ser de caráter farmacocinético e/ou farmacodinâmico. Nesse sentido, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Em relação às variações étnicas, os chineses são consideravelmente mais sensíveis aos efeitos cardiovasculares do propranolol que os caucasianos, por metabolizarem o fármaco mais rapidamente, indicando que a diferença está relacionada com variações farmacodinâmicas na sensibilidade aos receptores -adrenérgicos ou em etapas anteriores.

( ) Os pacientes idosos merecem especial atenção no uso de medicamentos, porque nessa população o “clearance” dos fármacos tende a ser maior.

( ) A utilização de medicamentos por mulheres durante o período de gravidez deve ser cautelosa, entre outros motivos, em função das variações da barreira placentária e eventuais efeitos sobre o feto, sendo que os estudos revelam que alguns fármacos atravessam a barreira placentária.

( ) Fatores genéticos influenciam a farmacocinética, a farmacodinâmica e a susceptibilidade a reações idiossincráticas. Nesse sentido, é descrito o fato de que portadores de deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase podem apresentar uma resistência parcial à malária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – V – V – F.
  • B. V – F – V – F.
  • C. F – V – F – V.
  • D. V – F – V – V.
  • E. V – V – V – V.

Entre os aspectos a serem observados no uso racional de medicamentos está o potencial de interação dos fármacos entre si em pacientes polimedicados, bem como a interação de fármacos com constituintes da dieta. Sobre as possíveis interações descritas em literatura, é correto afirmar:

  • A. Fármacos anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, atuam sobre a biossíntese de prostaglandinas, incluindo as vasodilatadoras/natriuréticas renais. Se administrados a pacientes recebendo tratamento para hipertensão, eles causam uma diminuição variável e às vezes intensa da pressão cardíaca.
  • B. A sildenafila inibe a isoforma da fosfodiesterase tipo V que inativa o GMPc. Consequentemente, a sildenafila potencializa os nitratos orgânicos, que ativam a guanilato ciclase, o que pode causar hipertensão grave em pacientes que usam esses fármacos.
  • C. Os diuréticos tiazida e de alça diminuem indiretamente a reabsorção tubular proximal do lítio, o que diminui a ação de carbonato de lítio usado no tratamento de pacientes com alteração do humor.
  • D. O uso de medicamentos inibidores de bomba de prótons facilita a absorção de minerais como ferro, cálcio e magnésio.
  • E. A varfarina compete com a vitamina K impedindo a síntese hepática de vários fatores de coagulação. Assim, se a produção de vitamina K no intestino for inibida pelo uso de antibióticos, a ação anticoagulante da varfarina será aumentada.

De acordo com as definições técnico-científicas e legais, dois medicamentos serão considerados bioequivalentes quando, apresentados sob a mesma forma farmacêutica e contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípios ativos, apresentarem comparável biodisponibilidade quando estudados num mesmo desenho experimental. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. A biodisponibilidade é uma característica exclusiva do fármaco, correspondendo à fração de uma dose oral que chega na circulação sistêmica na forma de fármaco intacto.
  • B. Variações na atividade enzimática da parede intestinal ou do fígado, no pH gástrico ou na motilidade intestinal podem afetar a biodisponibilidade de medicamentos.
  • C. Para que dois medicamentos possam ser considerados intercambiáveis, será suficiente apresentar os estudos de biodisponibilidade de cada um deles.
  • D. Quando se estuda biodisponibilidade de determinado medicamento em determinado indivíduo, considera-se possível a extrapolação dos resultados obtidos para um período de até 15 anos de vida.
  • E. Em relação à biodisponibilidade de determinado fármaco, considera-se que esse medicamento terá um efeito mais acentuado quando a sua absorção for mais lenta, quando comparado a condições em que sua absorção seja mais rápida.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...