Questões sobre Fisioterapia Neurológica

Lista completa de Questões sobre Fisioterapia Neurológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A lesão medular (LME) é uma incapacidade de baixa incidência e alto custo, a qual requer mudanças consideráveis no estilo de vida de um indivíduo. Diversas síndromes surgem com características clínicas consistentes a partir da recuperação das lesões incompletas e as informações relacionadas às funções motoras e sensoriais dessas síndromes são úteis para estabelecer metas, resultados e um plano de tratamento, sendo seu conhecimento fundamental. Dentre as afirmações abaixo sobre tais síndromes, apenas uma delas é verdadeira. Qual alternativa corresponde à resposta CORRETA?

    A) A síndrome de Brown-Sequard está relacionada a lesões em flexão da região cervical. Normalmente existe compressão medular anterior por fraturas, deslocamentos ou protrusão do disco cervical.

    B) A síndrome anterior da medula espinal é uma síndrome rara que abrange a preservação da função motora, sensação de dor e toque leve. É comum um padrão de marcha com base ampla e batida forte do calcanhar.

    C) A síndrome posterior da medula espinal ocorre a partir da hemissecção da medula espinal e geralmente é causada por ferimentos de penetração.

    D) A síndrome centro medular tem sido associada ao estreitamento congênito ou degenerativo do canal espinal.

    E) A síndrome anterior da medula espinal ocorre a partir da hemissecção da medula espinal. As hemissecções verdadeiras são raras.

O acidente vascular encefálico é a perda repentina da função neurológica causada por uma interrupção do fluxo sanguíneo para o encéfalo e, clinicamente, poderão ser produzidos vários déficits focais, incluindo alterações no nível de consciência e comprometimento das funções sensorial, motora, cognitiva, perceptiva e de linguagem. Logo, o processo de reabilitação deve ser iniciado o quanto antes, inclusive o de locomoção.
Avalie as afirmações a seguir com relação a esse aspecto.
I- O uso prolongado de um andador incentiva o posicionamento do tronco para trás, com descarga máxima nos membros superiores. II- A eletroestimulação neuromuscular tem sido empregada para melhorar a função dos plantiflexores e prevenir a queda do pé. III- O padrão de instabilidade e de fraqueza no tornozelo e no joelho, e a extensão e o grau de gravidade da espasticidade e dos déficits sensoriais dos membros constituem as principais considerações a serem feitas ao prescrever uma órtese. IV- Um paciente com hiperextensão do joelho sem instabilidade do pé e/ou do tornozelo pode ser beneficiado pela aplicação de uma Swedish Knee Cage para proteger o joelho. V- Atividades de treinamento com cadeiras de rodas incluem a instrução do paciente e do cuidador quanto ao uso, à manutenção e à segurança de todas as partes da cadeira.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II, III e IV.

    B) I, II, III e V.

    C) II, III, IV e V.

    D) I, II e III.

    E) III, IV e V.

Homem, 52 anos, apresentou fraqueza no hemicorpo D e tombou no solo, enquanto trabalhava na lavoura. Foi encontrado após algumas horas e transportado ao hospital local. Recebeu diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) resultante de bloqueio súbito de uma artéria, impedindo o fluxo de sangue para uma região cerebral. Foi encaminhado à fisioterapia e, na avaliação, o paciente apresentava a face direita alterada, incapacidade de mover o braço e a perna direitos, e diminuição da sensibilidade no lado direito do corpo, necessitando de assistência máxima para se movimentar.

Nesse caso, com base na incapacidade decorrente da lesão (sequela), o quadro deste paciente pode ser classificado de

  • A.

    hemiplegia incompleta proporcionada à direita.

  • B.

    hemiparesia incompleta proporcionada à direita.

  • C.

    hemiparesia completa desproporcionada, com predomínio braquial à direita.

  • D.

    hemiplegia completa proporcionada à direita.

  • E.

    hemiplegia completa desproporcionada com predomínio braquial à direita.

Com relação à abordagem do paciente com paralisia cerebral e consequente atraso no desenvolvimento motor, julgue os itens subsequentes.

A criança com atetose apresenta movimentos involuntários, porém estes só ocorrem durante movimentos intencionais e cessam durante o repouso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à abordagem do paciente na área da fisioterapia neuropediátrica, julgue os itens que se seguem.

A fisioterapia na criança com artrogripose múltipla congênita, entre outras técnicas, deve ser voltada para mobilização passiva e imobilização precoce com órteses específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à abordagem do paciente na área da fisioterapia neuropediátrica, julgue os itens que se seguem.

A criança com mielomeningocele na região lombossacra de L5–S1 apresenta paralisia flácida de membros inferiores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à abordagem do paciente na área da fisioterapia neuropediátrica, julgue os itens que se seguem.

O tratamento fisioterápico da criança com distrofia muscular de Duchenne deve incluir treinamento de força, estando contraindicados exercícios de alongamento, principalmente de gastrocnêmio e solear.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à abordagem do paciente na área da fisioterapia neuropediátrica, julgue os itens que se seguem.

Na lesão de plexo braquial durante o parto, a mobilização e o estímulo dos movimentos do ombro devem ser iniciados imediatamente no pós-parto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O telencéfalo é dividido em giros, alguns giros apresentam funções específicas. Os giros que apresentam as funções motora e sensibilidade somatossensorial são, respectivamente:

  • A.

    giro pré-central e giro pós-central.

  • B.

    giro frontal inferior e giro pós-central.

  • C.

    giro pós-central e giro pré-central.

  • D.

    giro pré-central e giro frontal inferior.

  • E.

    giro pós-central e giro frontal inferior.

Os reflexos tendíneos profundos (reflexo de estiramento muscular) são parte integrante da avaliação fisioterapêutica de um paciente com sequelas neurológicas. Estes reflexos podem apresentar uma resposta exagerada (hiperativa) ou uma resposta diminuída (hipoativa). O tipo de resposta, respectivamente, sugere o local da lesão em:

  • A.

    neurônio motor superior e neurônio motor inferior.

  • B.

    neurônio motor superior para as duas condições.

  • C.

    neurônio motor inferior e neurônio motor superior.

  • D.

    neurônio motor inferior para as duas condições.

  • E.

    interneurônios.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...