Questões sobre Linguagem e Fala

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A respeito da compreensão oral , a compreensão de fala é prejudicada e não melhora com frases sintaticamente simples. A informação acima refere-se a:

    A) Afasia progressiva Logopênica.

    B) Demência semântica.

    C) Afasia progressiva não fluente.

    D) Nenhuma das alternativas.

A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala. Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social. É correto afirmar sobre os seus tipos:
I. Disartria espástica: também costuma provocar uma voz anasalada, com consoantes imprecisas, além de vogais distorcidas, gerando uma voz tensa e “estrangulada”. Pode estar acompanhada de espasticidade e reflexos anormais dos músculos da face. Mais frequente em lesões do nervo motor superior, como acontece em um traumatismo crânioencefálico. II. Disartria flácida: ocorre uma distorção na articulação das vogais, provocando uma voz áspera e com interrupção na articulação das palavras. Pode acontecer em casos de lesão do sistema nervoso extrapiramidal, frequentes em casos de coréia ou distonia, por exemplo. III. Disartria atáxica: esta disartria pode provocar uma voz áspera, com variações na entonação dos acentos, havendo uma fala lentificada e um tremor nos lábios e língua. Pode lembrar a fala de alguém alcoolizado. Costuma surgir nas situações em que há lesões relacionadas à região do cerebelo. IV. Disartria hipocinética: há uma voz rouca, soprosa e trêmula, com imprecisão na articulação, havendo também alteração na velocidade da fala e tremor de lábio e língua. Pode ocorrer em doenças que provocam alterações na região do cérebro chamada gânglios da base, mais comum na doença de Parkinson.
A sequência correta é:

    A) Apenas a assertiva III está correta.

    B) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

As dislalias são compostas por um vasto grupo de perturbações orgânicas ou funcionais da palavra. As primeiras resultam de malformações ou alterações na língua, na abóboda palatina ou noutro órgão da fonação.
Com relação aos tipos de dislalias é correto afirmar:

    A) Dislalia autógena: que se caracteriza por problemas auditivos. A criança sente-se incapaz de pronunciar corretamente os fonemas porque não os ouve bem. Em alguns casos, é necessário que as crianças utilizem próteses.

    B)

    Dislalia evolutiva: é a mais frequente e caracterizase pelo incorreto ponto e modo de articulação do fonema, onde ocorre a substituição ou eliminação de fonemas durante a fala.



    C) Dislalia funcional: é considerada como normal, até aos quatro anos de idade e geralmente corrige-se por si mesma.

    D) Dislalia orgânica: faz com que a criança tenha dificuldades para articular determinados fonemas, causadas por alterações físicas ou cerebrais, quando apresentam estas alterações nos neurônios cerebrais, ou alguma má formação ou anomalias nos órgãos da fala.

A primeira infância representa inúmeras conquistas no desenvolvimento da criança, tais como sentar, engatinhas e andar. O primeiro ano de vida reserva um dos momentos mais esperados pelos pais: quando o bebê fala “papai” e “mamãe” pela primeira vez, que ocorre graças ao adequado desenvolvimento da linguagem.
Em qual período em que a criança passa a brincar com a voz (balbucio), empregando entonações e intensidades variadas? Além disso, passa a movimentar a cabeça para localizar os sons.

    A) De 6 a 8 meses.

    B) De 2 a 4 meses.

    C) De 8 a 12 meses.

    D) De 4 a 6 meses.

Avaliação da função velofaríngea é definida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia como:

    A) Análise dos sinais e sintomas clínicos de alterações da deglutição de saliva e de alimentos em diferentes consistências.

    B) Testagem e interpretação dos dados obtidos por meio da avaliação perceptiva da fala (hipernasalidade, escape de ar nasal e presen)Nenhuma das alternativas.ça ou não de distúrbios articulatórios compensatórios) e do teste do espelho de Glatzel.

    C) Análise da biomecânica da deglutição nas fases preparatória, oral, faríngea e esofágica de saliva e alimentos com bário ou iodo em diferentes consistências, incluindo uso de provas terapêuticas e testes de mobilidade de estruturas envolvidas.

    D) Nenhuma das alternativas.

Com relação aos parâmetros assistenciais propostos pelo CFFa, sobre a avaliação de linguagem, para realizar a avaliação da escrita completa (leitura, letramento, escrita e psicomotora), é necessário:

    A) 45 minutos.

    B) 90 minutos.

    C) 120 minutos.

    D) 180 minutos.

Em relação às Articulações Compensatórias (AC), associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
Primeira coluna: 1- Fricativa faríngea 2- Fricativa nasal posterior 3- Fricativa velar
Segunda coluna: ( ) É produzida pela fricção decorrente da aproximação do dorso da língua e do palato mole. São percebidas como /k/ e /g/ distorcidos, pois ocorre perda da qualidade da oclusão. ( ) Ocorre em substituição às consoantes fricativas e às africadas. Nessa produção, o dorso da língua se volta para a parede posterior da faringe gerando fricção, que ocorre abaixo da válvula velofaríngea, prejudicando a movimentação das estruturas envolvidas no mecanismo velofaríngeo. ( ) Ocorre em substituição às consoantes fricativas, quando o palato mole se aproxima da parede posterior da faringe. Em alguns casos, a fricção é gerada na região velofaríngea e, em outros, a língua se eleva e posterioriza, indicando a participação lingual para compensar a disfunção velofaríngea.
Assinale a alternativa apresenta a correta associação entre as colunas:

    A) 3 – 2 – 1.

    B) 1 – 2 – 3.

    C) 2 – 3 – 1.

    D) 3 – 1 – 2.

    E) 1 – 3 – 2.

O Desvio Fonológico (DF) é definido como uma dificuldade de fala, caracterizada pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons. Analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A gravidade do DF não influencia na inteligibilidade da fala da criança. ( ) A avaliação da fonologia é composta de três provas: nomeação de figuras, imitação de palavras e fala espontânea. ( ) O melhor método de avaliação é através da coleta de amostras de fala espontânea, uma vez que é possível analisar a fala encadeada e controlar o material de fala. ( ) A prova de imitação de palavras torna possível verificar a capacidade da criança de perceber a produção-alvo do som e produzi-lo, corretamente, diante do modelo do avaliador.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – V – F – F.

    B) F – V – F – V.

    C) F – V – V – V.

    D) F – F – V – V.

    E) V – F – F – F.

Acerca da avaliação fonoaudiológica, analise as proposições abaixo e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) O fonoaudiólogo deve avaliar as habilidades comunicativas, especialmente no que se refere aos aspectos pragmáticos da linguagem, à compreensão verbal em contexto discursivo e à evolução da ação simbólica, a fim de descartar alterações linguísticas e comunicativas. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental investiga o desenvolvimento comunicativo e cognitivo infantil, visando identificar os níveis evolutivos e funcionamento cognitivo e comunicativo. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental é recomendado utilizar apenas nos casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). ( ) Enquanto na avaliação fonológica a unidade mínima de análise é o fonema, na avaliação pragmática, é o ato comunicativo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – F – V.

    B) F – F – V – F.

    C) F – V – F – V.

    D) V – F – F – F.

    E) V – V – F – V.

Analise as assertivas abaixo com base no que afirma Ribas (2015) sobre fonoterapia da fala com enfoque fonológico:
I. O trabalho com dificuldades de linguagem oral necessita de ênfase na informação auditiva escrita e, por isso, sugere-se o uso de palavras escritas associadas a figuras trabalhadas em terapia. II. O modelo de terapia que tem como objetivos a conscientização do alvo a ser trabalhado (sons ou combinação de sons) e a articulação adequada destes, viabilizando a estimulação e a produção é chamado, Modelo de Ciclos. III. O modelo de Oposições Múltiplas é fundamentado na abordagem contrastiva e é utilizado com pacientes cuja fala é abundante em homônimos; os alvos tratados são aqueles em que o sistema fonológico da criança não mostra a contrastividade necessária.
Quais estão corretas?

    A) Apenas II.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

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