Questões de Fonoaudiologia

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A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala. Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social. É correto afirmar sobre os seus tipos:
I. Disartria espástica: também costuma provocar uma voz anasalada, com consoantes imprecisas, além de vogais distorcidas, gerando uma voz tensa e “estrangulada”. Pode estar acompanhada de espasticidade e reflexos anormais dos músculos da face. Mais frequente em lesões do nervo motor superior, como acontece em um traumatismo crânioencefálico. II. Disartria flácida: ocorre uma distorção na articulação das vogais, provocando uma voz áspera e com interrupção na articulação das palavras. Pode acontecer em casos de lesão do sistema nervoso extrapiramidal, frequentes em casos de coréia ou distonia, por exemplo. III. Disartria atáxica: esta disartria pode provocar uma voz áspera, com variações na entonação dos acentos, havendo uma fala lentificada e um tremor nos lábios e língua. Pode lembrar a fala de alguém alcoolizado. Costuma surgir nas situações em que há lesões relacionadas à região do cerebelo. IV. Disartria hipocinética: há uma voz rouca, soprosa e trêmula, com imprecisão na articulação, havendo também alteração na velocidade da fala e tremor de lábio e língua. Pode ocorrer em doenças que provocam alterações na região do cérebro chamada gânglios da base, mais comum na doença de Parkinson.
A sequência correta é:

    A) Apenas a assertiva III está correta.

    B) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

A audiometria do tronco cerebral é um exame que analisa todo o percurso do som, desde que entra no ouvido até o tronco encefálico. É correto afirmar sobre esse exame:

    A) Na monitoração extra-operatória do estado funcional do sistema auditivo, durante neurocirurgias de fossa anterior.

    B) Para identificação de lesões difusas como a esclerose múltipla, em combinação com outros exames.

    C) O teste é indolor e tem efeitos colaterais ou consequências significativas.

    D) Para identificação de tumores do nervo craniano com dimensões maiores que um cm de diâmetro.

As dislalias são compostas por um vasto grupo de perturbações orgânicas ou funcionais da palavra. As primeiras resultam de malformações ou alterações na língua, na abóboda palatina ou noutro órgão da fonação.
Com relação aos tipos de dislalias é correto afirmar:

    A) Dislalia autógena: que se caracteriza por problemas auditivos. A criança sente-se incapaz de pronunciar corretamente os fonemas porque não os ouve bem. Em alguns casos, é necessário que as crianças utilizem próteses.

    B)

    Dislalia evolutiva: é a mais frequente e caracterizase pelo incorreto ponto e modo de articulação do fonema, onde ocorre a substituição ou eliminação de fonemas durante a fala.



    C) Dislalia funcional: é considerada como normal, até aos quatro anos de idade e geralmente corrige-se por si mesma.

    D) Dislalia orgânica: faz com que a criança tenha dificuldades para articular determinados fonemas, causadas por alterações físicas ou cerebrais, quando apresentam estas alterações nos neurônios cerebrais, ou alguma má formação ou anomalias nos órgãos da fala.

A primeira infância representa inúmeras conquistas no desenvolvimento da criança, tais como sentar, engatinhas e andar. O primeiro ano de vida reserva um dos momentos mais esperados pelos pais: quando o bebê fala “papai” e “mamãe” pela primeira vez, que ocorre graças ao adequado desenvolvimento da linguagem.
Em qual período em que a criança passa a brincar com a voz (balbucio), empregando entonações e intensidades variadas? Além disso, passa a movimentar a cabeça para localizar os sons.

    A) De 6 a 8 meses.

    B) De 2 a 4 meses.

    C) De 8 a 12 meses.

    D) De 4 a 6 meses.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: Disfonia é o nome dado para a situação em que há alguma alteração ou dificuldade na emissão da voz. É confundida muitas vezes com rouquidão, mas a voz rouca é apenas uma das diversas condições disfônicas possíveis. Em relação aos tipos de disfonia é correto afirmar:
I. A disfonia funcional e a mais comum de todas, ela ocorre quando as cordas vocais não sofrem qualquer alteração estrutural. Nessas situações, o problema surge de maus hábitos ou lesões temporárias. II. Podemos dizer que o uso incorreto da voz, por exemplo, quando ela é utilizada intensamente, sem preparo ou pausas, pode ocorrer por disfonia funcional. Alterações emocionais e inaptidões vocais também estão presentes nessa categoria. III. Na disfonia orgânica entram as razões mais primárias, quando as cordas vocais têm a estrutura comprometida, ou seja, existe um substrato anatômico que causa prejuízo ao processo de fonação. IV. A disfonia orgânico-funcional é a evolução de uma disfunção funcional que, não tratada, acaba se tornando orgânica. Na maioria das vezes, esse processo se dá por nódulos ou pólipos.
A sequência correta é:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    C) Apenas a assertiva III está correta.

    D) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

A avaliação do processamento auditivo compreende um conjunto de testes verbais e não verbais que avaliam as habilidades auditivas envolvidas no processamento da informação auditiva. Entre os diversos testes envolvidos nessa avaliação, podemos citar:
I – de Processamento Temporal (PPS, DPS, RGDT, GIN). II – de Fala e Ruído (SSW, Dígitos Dicóticos, Consoante Vogal). III – de Interação Binaural (Fusão Binaural, MLD).
Está CORRETO o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) Nenhuma das alternativas.

É na laringe que se situam as pregas vocais, responsáveis pela produção da voz. Ainda, frequentemente, chamadas de “cordas vocais”, as pregas vocais apresentam-se como dois lábios:

    A) Verticais, posicionados na extremidade superior da traqueia, formando saliências na parede interior da laringe, um acima e outro abaixo.

    B) Verticais, posicionados na extremidade inferior da traqueia, formando saliências na parede exterior da laringe, um acima e outro abaixo.

    C) Horizontais, posicionados na extremidade inferior da traqueia, formando saliências na parede externa da laringe, um à direita e outro à esquerda.

    D) Nenhuma das alternativas.

Sobre a atuação do fonoaudiólogo na atenção básica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os municípios podem implantar a Estratégia de Saúde da Família com a equipe mínima, composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde; ou com a equipe ampliada, por meio da inserção do fonoaudiólogo e outros profissionais de saúde. ( ) O fonoaudiólogo pode participar dos grupos de gestantes para orientar sobre amamentação e hábitos orais inadequados do bebê. ( ) O fonoaudiólogo pode orientar agentes comunitários de saúde, para coletar dados referentes à comunicação dos usuários e detecção de sinais indicadores de alterações da comunicação humana. ( ) Deve desenvolver clínica fonoaudiológica nas instituições educacionais circunscritas no território da unidade de saúde.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – F – V.

    B) V – V – V – F.

    C) F – F – V – F.

    D) F – F – F – V.

Pela classificação do grau de perda auditiva para crianças de até 7 anos de idade (Northern e Downs, 2002), a média tonal de 51 – 70dB indica:

    A) Perda auditiva de grau leve, a criança ouve apenas alguns sons da fala, ou seja, os fonemas sonoros mais fortes.

    B) Perda auditiva moderada, a criança perde a maior parte dos sons da fala em um nível de conversação normal.

    C) Perda auditiva severa, a criança não ouve os sons da fala no nível da conversação normal.

    D) Nenhuma das alternativas.

Avaliação da função velofaríngea é definida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia como:

    A) Análise dos sinais e sintomas clínicos de alterações da deglutição de saliva e de alimentos em diferentes consistências.

    B) Testagem e interpretação dos dados obtidos por meio da avaliação perceptiva da fala (hipernasalidade, escape de ar nasal e presen)Nenhuma das alternativas.ça ou não de distúrbios articulatórios compensatórios) e do teste do espelho de Glatzel.

    C) Análise da biomecânica da deglutição nas fases preparatória, oral, faríngea e esofágica de saliva e alimentos com bário ou iodo em diferentes consistências, incluindo uso de provas terapêuticas e testes de mobilidade de estruturas envolvidas.

    D) Nenhuma das alternativas.

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