Questões de Fonoaudiologia do ano 2017

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Uma criança de 10 anos sem alteração de inteligência com baixo desempenho escolar, apresenta as seguintes manifestações: dificuldades em decodificar palavras isoladas; déficit no componente fonológico que se apresentam de maneira inesperada em relação à idade e às outras habilidades cognitivas e acadêmicas. Trata-se de um caso de:

  • A. disfagia.
  • B. dispraxia.
  • C. dislexia.
  • D. disfasia.
  • E. disortografia.

As habilidades perceptivas dos bebês são mais apuradas do que os pais acreditam e melhores do que a maioria dos médicos e psicólogos acreditavam há anos atrás. Avalie se um bebê recém-nascido, apresenta as seguintes capacidades:

I. Focalizar os olhos no mesmo local, sendo a distância de 24 cm a melhor distância.

II. Ouvir sons da voz humana, sendo a da mãe a primeira a ser reconhecida.

III. Sentir os quatro gostos básicos (doce, azedo, amargo e salgado).

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

Dunn (1975) afirma que excepcionais são aqueles que diferem acentuadamente da média normal, em características físicas ou psicológicas;que não se ajustam aos programas escolares elaborados para a maioria das crianças, de modo a obter progresso desejável; e que necessitam, por conseguinte, de educação especial, ou, em alguns casos, da colaboração de serviços especiais ou de ambos, para atingir um nível compatível com suas respectivas aptidões. Nessa definição pode-se notar que:

  • A. as características físicas estão englobando também as deficiências sensoriais, a saber, visual e auditiva ao lado das demais deficiências propriamente físicas.
  • B. na palavra ‘psicológicas’ não estão incluídas as deficiências mentais nem os distúrbios.
  • C. há um enfoque na abordagem educacional sabendo que é muito difícil alcançar os parâmetros da normalidade.
  • D. falta ainda um enfoque na questão sóciocultural da deficiência, além da questão da diversidade das expectativas.
  • E. ressalta a importância de se manter a mesma proposta educacional dos educandos com deficiências daqueles que não tem.

A deficiência mental não é uma enfermidade homogênea, mas sim um complexo de sintomas de múltiplas etiologias (genéticas, ambientais e indeterminadas). Considerando a deficiência mental, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

Os indivíduos que apresentam deficiência mental grave ou patológica necessitam de cuidados especiais, atenção constante e geralmente apresentam déficits secundários e achados neurológicos.

O grupo de indivíduos com deficiência mental leve é mais numeroso, não é habitualmente associado a alterações neurológicas e é clinicamente normal.

A educação especial e as deficiências mental e sensorial vem tendo no decorrer dos anos, a importância que lhes é devida, sendo, a educação especial garantida a todos os indivíduos com essas deficiências.

As afirmativas são respectivamente:

  • A. V – V – V.
  • B. V – V – F.
  • C. V – F – F.
  • D. F – V – V.
  • E. F – F – V.

Um homem de 56 anos acorda referindo que perdeu a audição do lado direito. Nunca teve nenhum problema auditivo, nega dor e infecção, de repente acorda surdo, com zumbido e tontura. Trata-se de uma surdez súbita unilateral. Os possíveis resultados da audiometria tonal limiar, da imitanciometria e do Weber audiométrico são respectivamente:

  • A. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva mista de grau moderado com configuração horizontal na orelha direita; curvas tipo A bilateralmente, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo ausentes por eferência; Weber lateralizando para a esquerda em todas as frequências.
  • B. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva condutiva de grau moderado com configuração ascendente na orelha direita; curvas tipo A na orelha esquerda e tipo B na orelha direita, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo ausentes por aferência e eferência; Weber lateralizando para a direita em todas as frequências.
  • C. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva neurossensorial de grau profundo com configuração descendente na orelha direita; curvas tipo A na orelha esquerda e tipo B na orelha direita, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e eferência e esquerdo presentes; Weber indiferente em todas as frequências.
  • D. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva neurossensorial de grau moderado com configuração descendente na orelha direita; curvas tipo A bilateralmente, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo presentes; Weber lateralizando para a esquerda em todas as frequências.
  • E. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva condutiva de grau moderado com configuração ascendente na orelha direita; curvas tipo A na orelha esquerda e C na orelha direita, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo ausentes por eferência; Weber lateralizando para a direita em todas as frequências.

A linguagem é um tema central da fonoaudiologia, muitas vezes ela está na origem e na solução de muitos problemas. Nesse sentido, é importante conhecer as teorias de linguagem. Relacione as teorias de linguagem às suas características.

1 – Teoria Inatista - Chomsky

2 – Teoria Construtivista - Piaget

3 – Teoria Sociointeracionista - Vygotsky

Trata da linguagem como um conhecimento, e, assim, sua aquisição (e seu desenvolvimento) não é nada mais que a atualização de um saber prévio, biologicamente determinado.

Nessa proposta, a mente deverá ser um produto futuro, fruto da atividade de um corpo que se constitui numa circunstância de natureza social, num processo histórico, uma vez que aborda um movimento denominado “formação social”.

Segundo o autor dessa teoria, “os fatores sociais nada explicam, por si só, se bem que sua intervenção seja necessária para o desabrochar da razão”.

Essas características referem-se respectivamente às teorias:

  • A. 1 – 2 – 3.
  • B. 2 – 1 – 3.
  • C. 3 – 2 – 1.
  • D. 1 – 3 – 2.
  • E. 3 – 1 – 2.

O processo de aquisição de linguagem que inclui diversas categorias, envolvendo aspectos funcionais da comunicação, atos de fala, trocas de turno e funções comunicativas denomina-se:

  • A. fonético.
  • B. fonológico.
  • C. semântico.
  • D. sintático.
  • E. pragmático.

Em relação ao desenvolvimento da aquisição da linguagem escrita, analise as afirmativas a seguir.

I. O estágio de adivinhação linguística caracteriza-se pela aquisição de um vocabulário visual, a criança é capaz de reconhecer um pequeno grupo de palavras como se fossem desenhos.

II. No estágio logográfico há o desenvolvimento do léxico logográfico, com acesso direto da palavra escrita à memória semântica.

III. No estágio alfabético, a criança inicia o processo de associação fonema-grafema, podendo decodificar palavras novas e escrever algumas palavras simples.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

Assinale a alternativa correta. Em uma abordagem cognitiva, as dislexias são classificadas como periféricas e centrais. Dessa maneira, as dislexias periféricas são aquelas nas quais:

  • A. O sistema de análise visual está prejudicado
  • B. O indivíduo não substitui letras na leitura
  • C. O indivíduo não apresenta dificuldades de leitura
  • D. O indivíduo não apresenta omissões nas atividades de leitura
  • E. O indivíduo não apresenta erros fonêmicos

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A leitura e a escrita se influenciam e se desenvolvem mutuamente.

( ) O desenvolvimento da leitura e da escrita depende de uma única área cortical, pois há apenas um caminho de aprendizagem.

( ) A consciência fonológica é extremamente importante para o aprendizado da escrita, mas insignificante para o aprendizado da leitura.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A. F – V – V
  • B. V – F – V
  • C. V – F – F
  • D. F – F – F
  • E. V – V – V
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