Questões de Fonoaudiologia do ano 2017

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A Avaliação Fonológica da Criança (AFC) é um instrumento proposto com objetivo de elicitar a amostra mais representativa da fala da criança. Nesse material, há cinco desenhos temáticos para a estimulação de 125 itens que formam a lista de palavras da AFC. Assinale a alternativa que corresponde à forma utilizada na AFC para chegar-se à produção linguística da criança.

  • A. Repetição.
  • B. Fala espontânea.
  • C. Nomeação espontânea.
  • D. Ditado.
  • E. Cópia.

Felipe, 4 anos, foi encaminhado pela escola para a clínica fonoaudiológica por apresentar uma fala incompreensível para a professora e para os colegas de sala. Após a AFC (Avaliação Fonológica da Criança) realizada pela Fonoaudióloga, observou-se as realizações descritas a seguir:

Assinale a alternativa que corresponda aos processos fonológicos descritos.

  • A. Apagamento da líquida final, anteriorização, plosivação, nasalização da líquida.
  • B. Apagamento da fricativa final, posteriorização, anteriorização, plosivação.
  • C. Apagamento da fricativa final, anteriorização, semivocalização de líquida, nasalização da líquida.
  • D. Apagamento da líquida final, anteriorização, plosivação, semivocalização da líquida.
  • E. Apagamento da fricativa final, anteriorização, plosivação, nasalização da líquida.

O processamento da linguagem escrita depende das representações: fonológicas, sintáticas, semânticas, ortográficas e lexicais, armazenadas no sistema de memória. Relacione os processadores com suas definições e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Contextual.

2. Semântico.

3. Ortográfico.

4. Fonológico.

( ) Base auditiva que analisa e armazena componente fonológico das palavras.

( ) Escolhe o melhor significado dentro do contexto.

( ) Acessa o significado das palavras.

( ) Base visual que analisa e armazena o componente gráfico.

  • A. 1 – 2 – 3 – 4.
  • B. 4– 3 – 2 – 1.
  • C. 4 – 1 – 2 – 3.
  • D. 2 – 4 – 1 – 3.
  • E. 1 – 2 – 4 – 3.

Menino de 10 anos, frequentando o 4º ano do Ensino Fundamental, foi encaminhado para avaliação fonoaudiológica por distúrbio de leitura e escrita. A fonoaudióloga solicitou que ele fizesse uma redação sobre as pipas. Segue o texto.

Assinale a alternativa que apresente o tipo de erro ortográfico, descrito por Zorzi (1998), das palavras “negosso” e “que ria”.

  • A. Correspondência múltipla, omissão e separação de palavras.
  • B. Omissão, separação e acréscimo.
  • C. Correspondência múltipla, junção e separação de palavras.
  • D. Correspondência múltipla, omissão e junção de palavras.
  • E. Confusão de letras visualmente parecidas, omissão e junção de palavras.

A Otoneurologia é o campo da Otorrinolaringologia e da Audiologia, que estuda o equilíbrio corporal, sendo que este não depende somente do labirinto. Essa área estuda o aparelho vestíbulo-coclear e suas relações com outros órgãos e sistemas. Assinale a alternativa que descreve os sistemas responsáveis pelo equilíbrio.

  • A. Visual, proprioceptivo e vestibular.
  • B. Orelha média, proprioceptivo e vestibular.
  • C. Visual, neurológico e proprioceptivo.
  • D. Orelha média, proprioceptivo e neurológico.
  • E. Nenhuma das alternativas anteriores.

Hungria (1991) relata que a exploração clínica do aparelho vestibular inclui o estudo de funções ligadas, direta ou indiretamente, ao equilíbrio, sendo importante estudar o equilíbrio estático e dinâmico, através de algumas provas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma prova utilizada na avaliação do equilíbrio estático e dinâmico.

  • A. Prova de Romberg.
  • B. Prova de Impedanciometria.
  • C. Prova de Romberg – Barré.
  • D. Prova da Marcha.
  • E. Prova de Unteberg.

A atividade periférica tem a função de detecção e transmissão dos sons; a atividade central tem a função de discriminação, localização, reconhecimento do som, compreensão, atenção seletiva e memória auditiva. As estruturas que compõem o sistema auditivo, responsáveis pela atividade central, são: tronco encefálico, vias subcorticais, córtex auditivo, lobo temporal e corpo caloso. Segundo alguns autores, é possível associar determinadas funções a algumas estruturas do sistema auditivo central. Nesse sentido, relacione algumas estruturas responsáveis pela atividade central e sua função e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Núcleos cocleares.

2. Núcleos do complexo olivar superior.

3. Núcleos do colículo inferior.

4. Corpo geniculado medial.

5. Córtex auditivo.

( ) Iniciam a análise sensorial complexa e diminuem os sinais de ruído de fundo.

( ) É responsável pela análise de sons complexos; pela localização de sons; pela atenção seletiva para estímulos auditivos baseados na posição da fonte sonora; pela inibição das respostas motoras inapropriadas; pela identificação de estímulos; pela discriminação de padrões temporais; pela memória auditiva para sons em sequência; sendo, ainda, necessário para tarefas auditivas mais difíceis.

( ) Codificam a direção de um som no espaço, por meio da análise das diferenças de intensidade e tempo interaural, ou seja, são responsáveis pela localização sonora. Essa estrutura também faz parte do arco reflexo do reflexo acústico do músculo do estapédio.

( ) São responsáveis pela atenção ao estímulo sonoro. Também têm um papel importante nos reflexos auditivos como o startle (sobressalto) e também para o desenvolvimento de crises audiogênicas e respostas motoras, resultantes de hipersensibilidade auditiva causada pela privação sensorial, desde muito cedo, na vida do indivíduo.

( ) A sua divisão ventral é a única especificamente auditiva.

  • A. 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
  • B. 1 – 4 – 2 – 3 – 5.
  • C. 5 – 4 – 3 – 2 – 1.
  • D. 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • E. 3 – 4 – 2 – 1 – 5.

O desenvolvimento das habilidades auditivas ocorre nos primeiros anos de vida e depende da sua interação com o ambiente acústico da criança. Essas habilidades envolvidas na organização das informações auditivas são o Processamento Auditivo Central ou Habilidades Auditivas Perceptuais (PEREIRA, 1993). As habilidades auditivas constituemse em uma hierarquia e, embora sigam uma sequência de desenvolvimento, são, no fundo, indissociáveis entre si. Assinale a alternativa que corresponde à seguinte habilidade auditiva: “ Capacidade de separar figura do fundo, ou seja, informações (estímulo-alvo) e ruído (estímulo competitivo)”.

  • A. Fechamento Auditivo.
  • B. Integração Binaural.
  • C. Localização.
  • D. Figura – Fundo.
  • E. Resolução Temporal.

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. “________________________ é um distúrbio da fluência em que os segmentos da conversação do falante na sua língua nativa são percebidos como muito rápido, irregular, ou ambos”.

  • A. Afasia
  • B. Disartria
  • C. Apraxia
  • D. Taquifemia
  • E. Disfagia

A Gagueira tem sido amplamente estudada por diferentes áreas do conhecimento dada sua complexidade e possibilidades de interpretação. Teorias, terminologias e conceituações são bastante diversificadas, fundamentando-se em diferentes correntes do pensamento científico e direcionando o olhar dos estudiosos da gagueira para teorias orgânicas, psicológicas e sociais, o que permite uma infinidade de leituras do “mesmo” objeto de estudo. Relacione, as quatro principais abordagens sobre a Gagueira com os seus respectivos autores e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Abordagem Psicolinguística da Fluência.

2. Abordagem Neurolinguística e Motora da Gagueira.

3. Abordagem na Vertente Contextualizada – Análise de Discurso.

4. Abordagem Fenomenológica da Fluência.

( ) Claudia Regina Furquim de Andrade.

( ) Ana Maria Schiefer.

( ) Isis Meira.

( ) Silvia Friedman.

  • A. 2 – 1 – 4 – 3.
  • B. 2 – 3 – 4 – 1.
  • C. 1 – 2 – 3 – 4.
  • D. 4 – 3 – 2 – 1.
  • E. 1 – 4 – 2 – 3.
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