Questões sobre Fonoaudiologia Educacional

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De acordo com o CFFa, nos centros de formação e apoio à inclusão, o Fonoaudiólogo:

    A) Participa de ações de formação destinadas à equipe e/ou à comunidade escolar sobre temas relevantes da sua área de atuação.

    B) Acolhe alunos com deficiência (visual, auditiva, física, intelectual e múltipla ou com surdocegueira) e transtornos globais do desenvolvimento.

    C) Desenvolve ações preventivas e terapêuticas que possam favorecer a comunicação humana e suas relações com a aprendizagem.

    D) Realiza formação continuada e capacitação específica aos professores do ensino regular/educação especial, quanto aos recursos de tecnologia assistiva e uso de sistemas de comunicação complementares alternativos ou aumentativos.

Sobre as ações desenvolvidas pelo fonoaudiólogo educacional, a análise da situação institucional envolve:

I. Elencar aspectos fonoaudiológicos relacionados ao processo educativo.
II. Identificar fatores que possam afetar a saúde da coletividade escolar.
III. Observar o ambiente físico escolar em relação ao ruído, iluminação, acessibilidade, entre outros.

Sobre os itens acima, podemos afirmar que:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens I e III estão corretos.

    C) Apenas os itens II e III estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

Realizar visitas itinerantes às unidades escolares, de maneira sistemática, a fim de verificar e acompanhar a execução das ações planejadas e os indicadores educacionais é um modelo de:

    A) Monitoramento de ações.

    B) Implantação de propostas.

    C) Proposição de estratégias.

    D) Acolhimento da demanda.

Com relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), analise as proposições abaixo e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Os sujeitos apresentam déficits persistentes na comunicação social, apenas quando o interlocutor é alguém desconhecido. ( ) Os padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades são característicos dos sujeitos com TEA. ( ) A avaliação da comunicação em crianças com TEA não verbais envolve identificar as funções comunicativas, o uso de gestos, as expressões vocais e o contato visual, bem como a compreensão dos aspectos verbais e não verbais da comunicação. ( ) O desenvolvimento da intenção comunicativa não é a prioridade em um plano terapêutico de crianças com TEA, uma vez que apresentam adequada interação social e comunicativa.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – F – F – V.

    B) V – V – F – F.

    C) F – F – V – V.

    D) V – F – V – F.

    E) F – V – V – F.

“... é caracterizada como uma alteração central no planejamento e/ou programação espaço-temporal dos parâmetros de sequências segmentais, apresentando (a) erros inconsistentes que produzem consoantes e vogais em repetidas produções de sílabas e palavras; (b) prolongadas transições coarticulatórias entre sons e sílabas; (c) prosódia inapropriada, especialmente na realização do acento lexical ou frasal”. Assinale a alternativa que indica a alteração fonoaudiológica descrita acima:

    A) Desvio fonológico.

    B) Disartria.

    C) Disfonia.

    D) Fissura labiopalatina.

    E) Apraxia de fala na infância.

A Dislexia do Desenvolvimento é definida como um transtorno específico de aprendizagem, caracterizada por um desempenho escolar na leitura/escrita inferior ao esperado para a idade cronológica, escolaridade e ao nível cognitivo/intelectual do individuo. Assinale qual é o tipo de dislexia disfonética ou fonológica:

    A) Caracterizada por dificuldade no processamento visual, com possi?vel disfunção no lobo temporal.

    B) Caracterizada por dificuldades na leitura oral de palavras pouco familiares, na conversão grafema-fonema, com possi?vel disfunção no lobo temporal.

    C) Caracterizada por dificuldades na leitura e escrita, com disfunção dos lobos pré-frontal, occipital e temporal.

    D) Caracterizada por dificuldade no processamento auditivo e visual das palavras, com disfunção dos lobos frontal e occipital.

    E) Caracterizada por dificuldade na leitura por meio de um processo elaborado de análise e si?ntese fonética, com disfunção no lobo occipital.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os distúrbios da comunicação constituem algumas das doenças infantis menos prevalentes, manifestando-se exclusivamente como atraso e sem o envolvimento de componentes funcionais da audição ou da fala.

II. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode eleger estratégias que favoreçam o trabalho com alunos que apresentam dificuldades de linguagem oral e escrita.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os distúrbios da comunicação causam impacto direto sobre a vida social da criança e sobre o futuro acadêmico e profissional.

II. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode eleger estratégias que favoreçam o trabalho com alunos que apresentam dificuldades de fala.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode discutir informações a respeito dos aspectos concernentes à fonoaudiologia que beneficiem o educador e o aluno.

II. A fala é o canal que inviabiliza a expressão da linguagem e não corresponde à realização motora da linguagem.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode contribuir para a inclusão efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais, promovendo a acessibilidade na comunicação.

II. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem sempre facilitam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do indivíduo na idade escolar ou adolescência.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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