Questões sobre Urbanização

Lista completa de Questões sobre Urbanização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de urbanização no Brasil ocorreu de forma concentrada e intensa, gerando inúmeros problemas urbanos, como a segregação sócioespacial, macrocefalia urbana, déficit habitacional, entre outros. Por sua vez, historicamente, a luta pela Reforma Urbana vem tentando promover uma maior justiça social na cidade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A primeira grande política urbana implementada no Brasil deu-se na Constituição de 1988, nos artigos 182 e 183, que definiam as políticas de desenvolvimento urbano e regulamentação do uso e da propriedade do solo urbano.

    B) O MTST é o principal movimento social no Brasil pela Reforma Urbana, além da luta por moradias populares à população sem-teto.

    C) O Estatuto da Cidade, aprovado em 2001, é o principal marco na política urbana brasileira, pois, além da consolidação da política de regulamentação propriedade e uso do solo urbano, prevê a obrigatoriedade da participação popular no planejamento e gestão urbanos.

    D) O chamado orçamento participativo é uma das ferramentas disponíveis no processo de participação popular no planejamento e, sobretudo, gestão das cidades brasileiras.

    E) O Plano Diretor é o instrumento básico da política de planejamento e desenvolvimento no Brasil, sendo obrigado sua elaboração aos municípios com mais de 50 mil habitantes, além de outros fatores como estar inserido em áreas metropolitanas, de potencial turístico ou mesmo de impacto ambiental.

A urbanização no Brasil, constitui um fenômeno da segunda metade do século XX e pode ser considerada um fenômeno recente. As características desse fenômeno estão expressas na paisagem urbana das cidades e metrópoles brasileiras e são decorrentes de vários fatores:
São considerados fatores da urbanização:
I. O êxodo rural, que, por sua vez, está ligado ao excedente de mão-de-obra do campo. II. A industrialização tardia e a modernização das atividades agrícolas, conjugadas à concentração de pessoas nas grandes cidades. III. O aumento do poder aquisitivo da população, favorecidos pela expansão do capital financeiro na economia. IV. A inovação tecnológica e o aumento da produtividade das indústrias de bens de consumo, para suprirem as necessidades da vida urbana.
Estão CORRETAS:

    A) I, II.

    B) II, III, IV.

    C) I, III, IV.

    D) III, IV.

    E) I, II, III, IV.

Hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Por meio dela pode-se conhecer a importância de uma cidade e a sua relação de subordinação ou influência sobre as outras que estão à sua volta. A hierarquia urbana é composta por estruturas categorizadas na seguinte classificação:
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Metrópole e Centros Regionais.

    B) Centros Regionais, Cidade Local e Vila.

    C) Metrópole, Metrópole Regional e Centro Estadual.

    D) Metrópole Nacional, Centro Estadual e Vila.

    E) Metrópole Nacional e Regional, Centros Regionais, Cidade local e Vila.

O crescimento do processo de urbanização ocorreu a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial. No século XIX o processo de urbanização se expandiu, contudo no início século XX a população mundial ainda era predominantemente rural, realidade modificada na segunda metade do século XX e início do século XXI. Segundo o IBGE (censo 2010), 84% da população brasileira vivia em zonas urbanas. Sobre o tema assinale a alternativa CORRETA.

    A) Nas grandes cidades do Brasil os transportes públicos são eficientes, mas a população, culturalmente, faz uso dos seus veículos particulares diariamente, gerando congestionamento e prejudicando a mobilidade urbana.

    B) As metrópoles expandidas representam um fenômeno de saturação das metrópoles que com seus problemas sociais e ambientais passaram a impossibilitar a instalação de indústrias, que, por sua vez, buscaram se instalar em regiões com custos de produção mais baixos.

    C) As cidades médias concentram uma população acima de 10 milhões de habitantes e concentram atividades econômicas, políticas, financeiras com grau de influência as cidades conurbadas.

    D) Os chamados homeless nos Estados Unidos são pessoas que buscam habitar nas megalópoles para usufruir dos atrativos (cultura, lazer, emprego) que são diversificados proporcionando uma melhor qualidade de vida.

    E) O Estatuto das Cidades, que regula e orienta o uso do solo urbano no Brasil, prevê que os imóveis que não estão cumprindo a função social, que não são usados de maneira produtiva ou para fins habitacionais, são passiveis de ser desapropriados.

O conceito de macrocefalia urbana utilizado por especialistas designa:

    A) O crescimento populacional exponencial em ritmo contrário à industrialização

    B) O inchamento dos espaços urbanos em razão da concentração das atividades econômicas e sociais.

    C) O crescimento desordenado das atividades industriais que não é acompanhado pelo crescimento populacional.

    D) A dispersão dos espaços urbanos por fluxos migratórios em direção às chamadas cidades satélites, fora das regiões urbanas.

No Brasil, entre 1950 e 1980 foram observadas significativas mudanças no processo de urbanização, relacionadas aos padrões demográficos e econômicos, marcando a passagem do Brasil rural para o Brasil urbano. Tais mudanças, nas décadas posteriores, fizeram surgir cidades com diferentes tamanhos demográficos, estruturas e funções. Acerca do tema, analise as assertivas abaixo:
I- A rede urbana é o conjunto articulado de centros urbanos resultante de processos complexos desenvolvidos por diferentes atores sociais, com diversas características de densidade, funções que desempenham, a natureza, a intensidade e o alcance de suas interações e a forma espacial da rede. II- As cidades intermediarias não se definem apenas pelo seu tamanho demográfico e dimensões, mas também em função do seu papel nos fluxos de bens, informações, inovações, administração, entre os territórios rurais e urbanos de sua área de influência e dos outros centros e áreas menores. III- Atualmente o Brasil possuía duas metrópoles, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE -, é aquela que possui população entre 100.000 e 500.000 habitantes. IV- As cidades médias são aquelas que desempenham papéis de intermediação entre as redes urbanas, diferenciando-as de cidades de porte médio cujos critérios são definidos pelo IBGE em função de seu tamanho demográfico.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I, II e IV.

    B) I, II e III.

    C) II e III.

    D) I e III.

    E) III e IV.

Julgue os itens a seguir, relativos à interação entre sociedade e natureza. A densificação urbana gera um processo denominado ilhas de calor, que, com o aumento da temperatura, atuam como zonas de alta pressão, reduzindo a poluição nas áreas urbanas de maior adensamento populacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos processos de regionalização no Brasil e no mundo, julgue os itens subsequentes. Os primeiros parques de ciência e tecnologia do mundo foram implantados nas décadas de 70 e 80 do século passado nos Estados Unidos da América, na China e no Canadá.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos teóricos da geografia e às categorias de análise do pensamento geográfico aplicadas ao ensino de geografia, julgue os itens a seguir.

A teoria regional desenvolvida na Escola Francesa de Geografia compreende a cidade como um nó de articulação de uma rede urbana. Nesse sentido, qualquer centro urbano é uma manifestação de centralidade estática de influência e sua região de influência é denominada região polarizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O histórico conflito entre Israel e Palestina exemplifica como o ser humano e suas formas de organização em sociedade podem alterar o espaço e como a disputa por territórios, especialmente, pode influenciar as relações entre diferentes povos e culturas. No caso da contenda entre Israel e Palestina, cujo fim ainda é incerto e, aparentemente, distante, um fato histórico, de grande impacto na configuração territorial, marca essa disputa geopolítica tal como ela se apresenta atualmente. Esse fato consiste na

  • A. eclosão da Guerra do Yom Kippur, na década de 60 do século XX, na qual os países árabes iniciaram uma ofensiva contra Israel.
  • B. unificação pacífica e temporária de Israel e Palestina, durante a década de 50 do século XX, pela organização Al Fatah.
  • C. partilha do território da Palestina entre os Estados Unidos da América (EUA) e a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
  • D. criação do Estado de Israel, na década de 40 do século XX.
  • E. ofensiva dos egípcios e sírios contra os judeus palestinos durante a Guerra dos Seis dias.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...