Questões sobre Urbanização

Lista completa de Questões sobre Urbanização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Características marcantes do mundo atual são as mudanças, rápidas e profundas, que alteram a vida no Planeta. São transformações econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais que não encontram paralelo no passado. Considerando esse cenário, com seus aspectos positivos e negativos, e a realidade brasileira atual, julgue o item.


No Brasil, a expansão das cidades tem ocorrido de forma organizada e planejada.

Características marcantes do mundo atual são as mudanças, rápidas e profundas, que alteram a vida no Planeta. São transformações econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais que não encontram paralelo no passado. Considerando esse cenário, com seus aspectos positivos e negativos, e a realidade brasileira atual, julgue o item.


A crescente urbanização da sociedade contemporânea é uma realidade estimulada pela industrialização dos dois últimos séculos.

Assinale a opção correta, a respeito dos arranjos populacionais e das concentrações urbanas do Brasil.

    A) A concentração populacional em um ou mais municípios é característica do modelo territorial brasileiro adequado à realidade mundial, em que a presença crescente de atividades econômicas dinamiza a urbanização.

    B) O novo modelo de urbanização brasileira reconfigura as concentrações urbanas do Brasil, havendo a dispersão de empregos pelas periferias e o esvaziamento das áreas centrais tanto de atividades econômicas quanto de população.

    C) A região metropolitana de São Paulo é a maior concentração populacional do país e tem como elemento de atração a oferta de empregos em seu imenso parque industrial, com a indústria como principal gerador de empregos e impostos.

    D) Um arranjo populacional é o agrupamento de dois ou mais municípios mesmo que entre ele não haja uma forte integração populacional.

    E) Os arranjos populacionais apresentam espaços vazios ou com ocupação rarefeita entre os municípios integrantes, sendo a contiguidade da mancha urbanizada verificada apenas em regiões metropolitanas.

Internet: <contextoshistoricos.blogspot.com>.


O processo de urbanização no Brasil produziu uma série de distorções e desequilíbrios que se manifestaram empiricamente de variadas formas, pois foi, e é, gerador de uma ampla gama de demandas de exclusão e reinclusão que concretamente cristalizam-se sob as formas de desequilíbrios regionais, urbano-rurais e urbano-urbanos.

Internet: <rigs.ufba.br> (com adaptações).


Considerando-se o papel do Estado perante as classes sociais no que se refere ao espaço de moradia da população urbana brasileira, a charge e o texto remetem à(ao)

    A) desigualdade socioespacial urbana.

    B) fragmentação da dicotomia campo-cidade.

    C) estado atual da periferia urbana.

    D) auxílio emergencial à população urbana total.

    E) unificação econômica do espaço rural e do urbano.

A distinção e a delimitação entre a cidade e o campo tornaram-se uma tarefa mais difícil a partir da acentuação das articulações entre esses espaços. Essa maior acentuação foi condicionada pela revolução técnico-científica, que intensificou os processos de urbanização e industrialização; promoveu o desenvolvimento do capitalismo no campo e a consequente modernização da agricultura.
Internet: >www.observatorium.ig.ufu.br> (com adaptações).
Os conceitos que melhor se aplicam às relações entre a cidade e o campo abordadas no texto são os de

    A) fragmentação e ruptura.

    B) crescimento e equidade.

    C) separação e desarticulação.

    D) complementaridade e interdependência.

    E) horizontalidade e verticalidade.

Quando pessoas de classes sociais de alto poder aquisitivo agrupam-se em condomínios fechados, normalmente distantes dos centros urbanos, nota-se que assim se configuram os enclaves urbanos, ou seja, quando dentro ou no entorno de seu território de atuação há a consolidação de territorialidades que se colocam à parte da vida urbana ao mesmo tempo em que utilizam serviços e equipamentos urbanos, de modo seletivo no tempo e no espaço, temos um usufruto sem o compromisso com a vida citadina.
Internet: <e-revista.unioste.br>(com adaptações).
Ao afirmar que o agrupamento urbano e seu usufruto ocorrem sem o compromisso com a devida vivência cotidiana, o texto remete ao conceito de

    A) autossegregação urbana.

    B) equidade social citadina.

    C) disparidade urbano-rural.

    D) hierarquia urbana.

    E) sítios urbanos.

Setembro passou Outubro e Novembro Já tamo em Dezembro Meu Deus, que é de nós, Meu Deus, meu Deus Assim fala o pobre Do seco Nordeste Com medo da peste Da fome feroz [...] Sem chuva na terra Descamba Janeiro, Depois Fevereiro E o mesmo verão Meu Deus, meu Deus Entonce o nortista Pensando consigo Diz: “isso é castigo não chove mais não” [...] Agora pensando Ele segue outra tria Chamando a famia Começa a dizer Meu Deus, meu Deus Eu vendo meu burro Meu jegue e o cavalo Nós vamos a São Paulo Viver ou morrer [...] Em um caminhão Ele joga a famia Chegou o triste dia Já vai viajar Meu Deus, meu Deus A seca terrível Que tudo devora Lhe bota pra fora Da terra natá [...]
Patativa do Assaré. Triste partida. Internet:<www.letras.mus.br> .
Os trechos da poesia de Patativa do Assaré apresentados remetem à

    A) partida do sertanejo da cidade para o campo.

    B) volta da população do meio urbano para o meio rural.

    C) relação campo-cidade no contexto do êxodo rural.

    D) dependência da cidade em relação ao campo.

    E) desigualdade entre os espaços rural e urbano.

Analise as assertivas abaixo sobre a imagem:

I. A cidade em questão fica no continente asiático. II. Ao fundo, é possível ver uma parte da Cordilheira dos Andes. III. A cidade tem população de 12 milhões de habitantes. IV. A cidade em questão é Santiago, no Chile.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas I e III.

    C) Apenas I e IV.

    D) Apenas II e III.

    E) Apenas II e IV.

Analise a imagem a seguir:




O mapa acima representa:

    A) Áreas de domínio de países da Guerra Fria.

    B) Áreas de Hotspots ambientais.

    C) Influência direta de produção de tecnologia.

    D) Áreas de povoamento maciço de pessoas.

    E) Encontro de placas tectônicas.

José Eli da Veiga, no começo deste século, publicou um livro com um título chamativo: “Cidades imaginárias: O Brasil é menos urbano do que se calcula”. Apesar do pouco rigor científico, pois se tratava de uma coletânea de artigos de opinião para um grande jornal, o livro gerou inúmeros debates por “tocar na ferida” de uma problemática conceitual fundamental à Geografia: o entendimento sobre a definição do rural e urbano no Brasil. Historicamente, no país, em especial o IBGE (e seus respectivos estudos e coletas de dados censitários), para fins de gestão do território, considerou esses espaços pela/o:

    A) tamanho populacional, ou seja, o urbano seria definido pela concentração populacional enquanto o rural por sua dispersão.

    B) dimensão político-administrativa, ou seja, na existência limites oficiais de diferenciação, considerando o rural e o urbano como adjetivos territoriais.

    C) densidade demográfica, ou seja, pelo número de habitantes por quilômetros quadrados, modelo esse adotado à semelhança da OCDE.

    D) natureza das atividades econômicas, ou seja, o rural com predominância de atividades primárias e o urbano de secundárias e/ou terciárias.

    E) funcionalidade urbana, ou seja, o espaço urbano tem que ofertar uma série de serviços que são exclusivos ao espaço urbano em detrimento do rural.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...