Questões sobre Comportamento de Pessoas nas Organizações

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As organizações têm uma estrutura que define e delimita qual é o comportamento e quais são as responsabilidades de cada um de seus membros.

A Gestão de Pessoas trabalha os objetivos organizacionais, contextualizando as pessoas como seres humanos, através de conceitos básicos sobre cada colaborador. Analise as assertivas abaixo sobre os conceitos de gestão de pessoas que são levados em conta para o objetivo comum da empresa e assinale a alternativa correta.

    A) Desempenho, motivação e pontualidade.

    B) Talento, desempenho, motivação e burocratização.

    C) Desempenho, pontualidade, motivação e flexibilidade.

    D) Talento, desempenho, competência e motivação.

De acordo com a Psicologia e a Sociologia, podemos definir Relacionamento Interpessoal como a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto. Este, por sua vez, pode ser o ambiente de trabalho, familiar, social, religioso, amoroso ou educacional, por exemplo.
https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestaopessoas/treinamento-relacionamento-interpessoal/
Relacionamento interpessoal é de suma importância para um bom desenvolvimento do ambiente de trabalho, influenciando até mesmo em uma melhor eficiência e produção dos trabalhadores daquele local. Um exemplo de ação para ajudar neste sentido é:

    A) Sendo cooperativo.

    B) Desrespeitando a diversidade.

    C) Mantendo o desrespeito.

    D) Não sendo proativo.

    E) Mantendo uma comunicação inefetiva.

Acerca da gestão de conflitos e negociação no contexto organizacional, julgue o item subsequente.

O processo de negociação pressupõe os seguintes quatro passos, nesta ordem: preparação e planejamento; barganha para solução de problemas; definição das regras básicas; e implementação do que tiver sido negociado.

Acerca da gestão de conflitos e negociação no contexto organizacional, julgue o item subsequente.

O objetivo da negociação integrativa é que uma das partes consiga o máximo possível do montante em disputa, pois, assim, consegue-se manter a atitude principal de ganha-perde, o que constitui uma estratégia muito eficaz de aumentar a satisfação organizacional, mesmo que a troca de informações seja baixa.

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A questão da responsabilidade social vai além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, em uma perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos.

A importância das Políticas de Gestão de Pessoas (GP) para as organizações tem crescido nos últimos anos, o que pode ser constatado pelo aumento da produção acadêmica sobre o tema. Em âmbito internacional, alguns autores discutiram as vantagens competitivas advindas da GP. Marque a alternativa que NÃO está em conformidade com esses estudos:

    A) área de GP é fundamental no desenvolvimento de conceitos e práticas de sustentabilidade, o que se traduz em ganhos de competitividade;

    B) políticas e práticas de GP afetam favoravelmente a performances das organizações;

    C) a adoção de mais práticas de GP, tem proporcionado menor efetividade organizacional e melhorias em uma série de indicadores de desempenho;

    D) a efetividade e a aceitação das políticas de GP estão relacionadas aos valores e à cultura organizacional;

    E) As políticas de GP servem, ainda, como ponto de referência para o desenvolvimento de práticas organizacionais e para decisões tomadas pelas pessoas, além de promover um tratamento equitativo entre os indivíduos.

Segundo Blanchard IN: Marras (2017), o líder situacional deve agir segundo o nível de conhecimento do seu liderado, assumindo papéis diferenciados de acordo com cada circunstância ou situação que se lhe apresenta. Sendo assim, no caso de um membro da equipe de trabalho ser um profissional de categoria júnior (liderado), com nível de conhecimento ou de prática médio inferior, qual deve ser o comportamento do líder?

    A) O líder apenas delega ao liderado as responsabilidades e cobra resultados.

    B) O líder assume o papel de instrutor, treinando o liderado em todos os sentidos e apoiando-o simultaneamente.

    C) O líder deve dar as ordens de forma clara e com soluções previamente orientadas para que o liderado execute a tarefa com o menor risco possível de erro.

    D) O líder nessa fase não precisa se preocupar, visto que o liderado sabe exatamente o que ou como fazer para executar uma tarefa ou resolver um problema.

    E) O líder apoia o liderado de forma completa, dando-lhe o máximo de segurança para que desenvolva com certa liberdade o que aprendeu no estágio anterior.

Segundo Chiavenato (2009), a Gestão de Pessoas se insere em um contexto formado por pessoas e por organizações. O seu foco é permitir a colaboração eficaz das pessoas para que os objetivos organizacionais e individuais sejam alcançados. Sobre esse tema, quando uma organização se concentra na função de incluir novas pessoas na empresa (suprimento de pessoas) através das tarefas de recrutamento e seleção, ela está atuando no processo de:

    A) Recompensar pessoas.

    B) Desenvolver pessoas.

    C) Agregar pessoas.

    D) Monitorar pessoas.

    E) Aplicar pessoas

No início dos estudos sobre a administração, as pessoas eram tidas como apêndice da máquina, e o grande foco assentava-se sobre a eficiência produtiva. Naquela época, administrar pessoas estava muito relacionado a obter o máximo de eficiência produtiva. Atualmente, a gestão de pessoas está muito mais avançada, e ela busca maximizar o retorno, tanto da organização quanto das pessoas que nela trabalham. Assim, busca gerir competências para o sucesso da estratégia organizacional. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:
I. A moderna gestão de pessoas visa servir como base para que a organização possa atuar conforme sua missão e realizar a sua visão de futuro. II. No início da revolução industrial, as pessoas não tinham grande relevância no contexto dos negócios, sendo tratadas normalmente como mão de obra. III. Na era da informação, as pessoas são vistas como prioridade para o alcance dos objetivos organizacionais. IV. Um dos objetivos da gestão de pessoas na era da informação é construir equipes e organizações de excelência.
Quais estão corretas?

    A) Apenas III e IV.

    B) Apenas I, II e III.

    C) Apenas I, II e IV.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

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