Questões de História

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A bandeira de um país é um símbolo que o representa. Diversas bandeiras foram usadas de maneira não oficial no Brasil, até que depois da independência foi criada a primeira bandeira oficial do país. Atualmente, a bandeira do Brasil é composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, em letras maiúsculas verdes. O Brasil adotou oficialmente este projeto para sua bandeira nacional em 19 de novembro de 1889, substituindo a bandeira do Império do Brasil. Sobre esse tema, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) O lema “Ordem e Progresso” é inspirado pelo lema do positivismo de Auguste Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”, em versão traduzida do francês.

    B) As estrelas, cuja posição na bandeira refletem o céu visto na capital Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, representam as Unidades Federativas - cada estrela representa um Estado específico, além do Distrito Federal.

    C) Em 19 de novembro de 1889 havia 15 estrelas na bandeira do Brasil, pois representavam as 15 capitanias hereditárias e seus 12 donatários (uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções). O número de estrelas da Bandeira do Brasil foi atualizado apenas em 1988, com a Constituição, na atual configuração em Estados.

    D) A bandeira é um dos símbolos nacionais brasileiros, ao lado do Laço Nacional, do Selo Nacional, do Brasão de Armas e do Hino Nacional.

Em 20 de abril de 2020, o portal RBA (Rede Brasil Atual), publicou reportagem com a seguinte manchete: “PGR pede investigação sobre organização de atos que pedem novo AI5”.
Fonte: <https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2020/04/pgr-pede-investigacao-sobre-organizacao-de-atos-que-pedem-novo-ai-5/>
Muito se tem discutido acerca do tema AI-5 nos últimos anos, principalmente com manifestações em todo o país, tanto a favor quanto contra. A respeito do contexto, características e impactos históricos em torno do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), decretado em 13 de dezembro de 1968, analise as afirmativas a seguir:
I. O AI-5 concedeu ao governo poderes para decretar a intervenção em estados e municípios, fechar o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais; cassar mandatos e suspender direitos políticos, dentre outras prerrogativas. II. O governo decretou o AI-5 como forma de repressão às diversas organizações clandestinas surgidas no Estado Novo, como o MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro) e a VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares), que atuavam por meio da guerrilha rural e urbana. III. O AI-5 autorizou a dissolução de todos os partidos políticos então existentes e estabeleceu a eleição indireta para a presidência da República e Governadores dos Estados. IV. A partir do AI-5, em nome da segurança nacional, tida como indispensável ao desenvolvimento do país, o governo passou a poder legislar por decretos e, combinado a outros dispositivos jurídicos, julgar crimes políticos em tribunais militares, além de promover o combate à ação de grupos políticos com posições divergentes e a censura aos meios de comunicação e artísticos.
É correto o que se afirma

    A) em I, II, III e IV.

    B) apenas em I e IV.

    C) apenas em I, II e III.

    D) apenas em II, III e IV.

O projeto para o país do segundo governo de Getúlio Vargas foi pautado pelo ideário do nacional-desenvolvimentismo. Para executar seus programas de industrialização, Getúlio concentrou-os em duas instâncias: o Ministério da Fazenda e a Assessoria Econômica.
Internet: <memorialdademocracia.com.br> (com adaptações).
O nacional-desenvolvimentismo foi iniciado por Getúlio Vargas, embora tenha tido seu salto maior no governo de Juscelino Kubitschek. Desde sua primeira passagem pelo governo federal, o governo Vargas já tinha elementos desenvolvimentistas. Uma das marcas mais fortes dos dois governos de Getúlio Vargas foi a

    A) associação com o capital externo, para o crescimento econômico.

    B) democratização política para a condução econômica do país

    C) intervenção estatal em áreas consideradas de interesse nacional.

    D) ditadura política, para que houvesse o desenvolvimento econômico.

    E) flexibilização das leis trabalhistas, para o aumento do vínculo empregatício.

Considerando aspectos relevantes acerca do Distrito Federal, desde distintos contextos históricos à realidade atual, julgue o item seguinte.
A ocupação das áreas vizinhas à nova capital, inaugurada em 1960, em larga medida acompanhou a experiência de planejamento urbano que presidiu a construção de Brasília. Daí a facilidade de implantação da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE), que minimiza ao extremo as pressões por emprego e por serviços essenciais das populações do Entorno sobre o Distrito Federal.

“A eleição do presidente Lula não é ascensão de um indivíduo isolado, é a ascensão da geração revolucionária da década de 1960. Uma vez no poder, mutações nos antigos projetos políticos são registradas.” (Mary Del Priore e Renato Venâncio. Uma breve História do Brasil. SP. Planeta 2010. P. 293). Analise as proposições a seguir:
I- Em 1º de janeiro de 2003, Luiz Inácio Lula da Silva assume a presidência do Brasil. Em um país que, durante mais de dez anos – incluindo o período de governo de Fernando Collor e o de Fernando Henrique Cardozo -, foi dominado por políticas sociais e econômicas definidas como neoliberais, tratava-se de uma mudança surpreendente. II- Na verdade, o mundo havia mudado e com ele as perspectivas políticas dos partidos de esquerda. Ao final dos anos 1980, nasce uma palavra: mundialização ou globalização. Ela se impões no início dos anos 1990 para designar muitas realidades embutidas. III- O PT historicamente defendeu ações universalistas, no entanto, uma vez administrando o aparelho do Estado, a ordem de prioridade foi invertida. Exemplo disto são as cotas para negros e índios nas universidades públicas, medida que procura remediar as deficiências e discriminações resultantes do ensino público – fundamental e médio – de má qualidade.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) III apenas.

    B) I apenas.

    C) II apenas.

    D) I, II e III.

    E) I e II apenas.

Assinale a alternativa CORRETA acerca do Feudalismo.

    A) Nas relações sociais de produção no feudalismo o servo era o detentor dos meios de produção.

    B) O feudalismo defendia a instalação de amplos mercados e proporcionou as grandes navegações na modernidade.

    C) A produção rural era desenvolvida pela burguesia em ascensão e o senhor Feudal comandava os chamados Burgos.

    D) A Igreja não possuía feudos e dependia da caridade dos senhores feudais.

    E) Modo de produção baseado nos chamados feudos como expressão econômica autossuficiente e comandado pelos senhores feudais.

Assinale a alternativa que traz a CORRETA relação entre as noções de modernidade e modernização.

    A) A modernidade se caracteriza pela relação entre o antigo e o moderno a partir do contexto do progresso material impulsionado pela modernização e experimentado nas sociedades ocidentais, capitalistas e disciplinadoras no início do século XX.

    B) A modernização exclui o conceito de modernidade quando não valoriza o novo para as questões políticas das sociedades.

    C) Modernização e modernidade se relacionam por serem conceitos que mutuamente inspiram a defesa dos pobres e dos excluídos da história.

    D) A modernização não influenciou nos padrões de comportamento e civilização exigidos pela modernidade.

    E) A modernidade e a modernização se relacionam a partir da defesa da liberdade dos indivíduos no contexto das sociedades ocidentais que, ao longo do século XX, experimentaram a ascensão do progresso acessível para todos os indivíduos.

Sobre O Ato Institucional de número 5 (AI-5) de 1968: I- Transformou definitivamente o Brasil na nação da Ordem e do Progresso e será reimplantando em breve para assegurar a felicidade da Nação. II- Extinguiu o direito de habeas corpus no Brasil. III- Demonstrou em 1968 a face mais cruel e violenta da ditadura civil militar implantada em 1964 no Brasil. É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II.

    B) I e III.

    C) I e II.

    D) I.

    E) II e III.

“Uma coisa é o fato acontecido. Outra coisa é o fato escrito. O acontecido tem que ser melhorado no escrito de forma melhor para que o povo creia no acontecido.” Esta citação extraída do filme Narradores de Javé (2003) e enunciada pelo personagem Antônio Biá remete às seguintes possibilidades para o trabalho dos(as) historiadores(as): I- A História deve ser narrada como de fato aconteceu com a objetividade e a neutralidade obrigatórias para a produção da ciência histórica. II- Os(as) Historiadores(as) devem intervir no texto histórico obrigatoriamente, conforme o pensamento do grupo dos Annales quando defende a produção de histórias subjetivas. III- É preciso melhorar o evento no texto escrito para divulgar os ideais de uma Escola sem Partido e da única verdade oficial da história.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II.

    B) I e II.

    C) II e III

    D) I e III.

    E) III.

Assinale a alternativa que traz a CORRETA afirmação acerca do Grupo dos Annales e sua importância para a metodologia e teoria da história ao longo do século XX.

    A) Com os Annales aconteceu uma mudança extraordinária no conceito de tempo e, a partir da defesa da interdisciplinaridade, houve a inovação das fontes e dos objetos de pesquisa.

    B) Ao longo do século XX a História conquistou definitivamente o status de Ciência devido às mudanças provocadas pelo grupo dos Annales nos combates por uma história neutra, objetiva e cronológica.

    C) Braudel, Febvre e Bloch acreditavam que a História deveria ser produzida sem utilizar os conceitos de disciplinas como arqueologia, geografia e antropologia

    D) No século XX foi provado por March Bloch que a história é a ciência que estuda apenas o passado.

    E) A partir da exaltação da interdisciplinaridade, a História Econômica e a História Política tornaram-se campos conservadores da História e foram substituídas pela produção da História das mentalidades e da História do Cotidiano.

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