Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre as propostas de integração econômica de países do continente americano que foram apresentadas desde as últimas décadas, encontram-se

  • A. A ALCA, Área de Livre de Comércio das Américas, projetada para ser o maior bloco econômico mundial e que originalmente pretendia englobar todo o continente mas encontrou grande resistência por parte do governo dos Estados Unidos, que alegou a questão da grande disparidade econômica.
  • B. O Mercosul, Mercado Comum do Sul, zona de livre comércio entre os países do Cone Sul que não se concretizou ou firmou acordos bilaterais tendo em vista as dificuldades de relacionamento econômico entre a Argentina e o Brasil, países que competem em diversos setores.
  • C. O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), acordo que implantou a eliminação das barreiras alfandegárias e passe livre para os americanos da região norte trabalharem ou abrirem negócio em qualquer um de seus países membros.
  • D. A Unasul (União de Nações Sul-Americanas), organização intergovernamental criada por ocasião da realização de uma cúpula de chefes de estado em Brasília e formada por doze países sul-americanos com objetivos de integração e cooperação em diversos níveis.
  • E. A Comunidade Andina de Nações, grupo de países identificados ao bolivarianismo, com fortes divergências políticas em relação ao imperialismo econômico norte-americano, que firmaram o Pacto Andino e tem sua sede atual na Venezuela.

A pluralidade de calendários existente ao compararmos as mais diversas culturas, passadas e presentes, demonstram que

  • A. os povos mais evoluídos tendem a desenvolver métodos elaborados de contagem ao contrário de civilizações primitivas que não se preocupam com o registro da passagem do tempo.
  • B. o trabalho industrial transformou completamente a concepção do tempo nas cidades em relação ao campo, que, em qualquer parte, ainda mantém formas de medição que se distanciam radicalmente do padrão urbano.
  • C. o interesse pela medição do tempo pode ser encontrado nos mais diversos povos, que desenvolveram calendários, registros e concepções de tempo intimamente relacionados às suas necessidades, crenças e identidades culturais.
  • D. o conhecimento da matemática e da astronomia resultaram na sofisticação dos calendários e em formas de organização do tempo racionais, desprovidas de sentidos celebrativos, míticos ou religiosos.
  • E. a importância conferida à passagem e à medição do tempo é maior em povos guerreiros, que regram seu cotidiano ao exercerem o domínio sobre os demais e valorizar o comércio em detrimento da agricultura.

Na década de 1970, pesquisas arqueológicas destinadas a mapear os primeiros habitantes do Brasil e da América encontraram na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, um crânio feminino batizado de Luzia. A constatação da presença de traços negroides desse crânio, contribuiu para

  • A. a formulação de novas interpretações acerca do processo de povoamento de nosso continente e do globo, levando em conta a possibilidade de o Homo sapiens ter se desenvolvido aqui e não na África.
  • B. a confirmação da teoria chamada de Consenso Clóvis, desenvolvida nos Estados Unidos, de que as regiões da África e da América do Sul formavam um só bloco continental, o que facilitava a circulação dos grupos humanos.
  • C. a hipótese de a ocupação ter se iniciado pela América do Sul a partir de fluxos migratórios provenientes da costa africana por terra e por mar, diferentemente das teses sustentadas pela comunidade científica internacional durante décadas.
  • D. o desenvolvimento das pesquisas sobre os paleoameríndios, populações coletoras e caçadoras que não deixaram vestígios e sobre as quais pairam muitas dúvidas e considerações hipotéticas.
  • E. a comprovação de que a ocupação do continente aconteceu a partir da vinda simultânea de grupos de origem mongoloide e negroide pelo estreito de Behring, em um contexto geográfico marcado pelo congelamento das águas.

A Revolução Francesa colocou em cheque os alicerces políticos do Antigo Regime, e sua repercussão além das fronteiras nacionais pode ser percebida

  • A. em várias lutas pela independência na América de colonização ibérica, incluindo revoltas coloniais como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
  • B. na adoção, pela maioria dos países europeus, do lema liberdade, igualdade e fraternidade em suas constituições republicanas formuladas no final do século XVIII.
  • C. na Declaração de Independência dos Estados Unidos, que se inspirou na experiência francesa e reproduziu os Direitos do Homem e do Cidadão.
  • D. na extinção do absolutismo monárquico e de outras formas de autoritarismo governamental na história europeia subsequente.
  • E. em revoluções posteriores que se ampararam ideologicamente nos ideais iluministas, caso da Revolução Haitiana, da Revolução do Porto e da Revolução de Outubro.

Com base no conhecimento histórico e no texto é correto afirmar que a Revolução Industrial

  • A. alterou, ao mesmo tempo, o processo de trabalho nas áreas coloniais e as condições sociais do artesão na Inglaterra ao reunir capitais e ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos.
  • B. representou ao mesmo tempo, revolução técnica ou tecnológica das formas de produção e revolução das condições de trabalho e retorno de capital, com a exploração desumana da mão de obra.
  • C. favoreceu a ascensão política das colônias ao promover o desenvolvimento econômico nas área periféricas, a organização do mercado de trabalho e o aumento dos núcleo domésticos de produção.
  • D. desestruturou, ao mesmo tempo, o antigo sistema colonial e as formas de produção capitalista europeia, assim como, possibilitou a formação da sociedade moderna, livre do controle das máquinas.
  • E. tornou a vida do homem, na sociedade colonial, uma constante busca pela apropriação social das inovações tecnológicas originadas do pensamento inglês de progresso e desenvolvimento.

O episódio narrado pelo texto, está diretamente associado

  • A. às dificuldades econômicas de Portugal em manter o império colonial na América, somadas às ideias de liberdade e independência que circulavam na Europa, no início do século XVIII.
  • B. à difusão das ideias iluministas na Europa que condenavam as estruturas absolutistas e de privilégios e enfraqueceram a política colonialista portuguesa a partir dos anos de 1800.
  • C. às transformações econômicas advindas da Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, que alteraram substancialmente o panorama sócio-político de Portugal, a partir do século XIX.
  • D. à invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte, motivada pela não participação do governo português no bloqueio econômico à Inglaterra, decretado pela França, em 1806.
  • E. à adoção pelo governo português de medidas administrativas que visavam reequilibrar a deficitária balança comercial lusa na Europa e o desenvolvimento econômico do reino, em 1808.

No plano internacional, o episódio narrado trouxe, como uma de suas consequências, o que está afirmado em:

  • A. O episódio deu origem ao capitalismo monopolista na Inglaterra, a qual passou a manipular as leis de mercado e permitiu que Napoleão colocasse em prática sua tendência imperialista e invadisse o território brasileiro e áreas coloniais espanholas.
  • B. O acontecimento provocou transformações econômicas, sociais e políticas na Inglaterra devido ao crescimento na demanda por produtos manufaturados ingleses na Europa e na América portuguesa e as guerras napoleônicas nesses continentes.
  • C. O fato possibilitou aos ingleses consolidarem definitivamente sua posição sobre o Império colonial português com a abertura do mercado brasileiro aos seus produtos industriais, que passaram pagar menos impostos que as manufaturas lusitanas.
  • D. A Inglaterra, procurando manter-se longe dos problemas do continente americano, isolou-se e não interveio nos conflitos desencadeados pelos anseios de Napoleão em construir grande império nas regiões de dominação portuguesa na América.
  • E. O estabelecimento de vantajosos tratados econômicos com a Inglaterra garantiu a prosperidade da economia lusa e o fortalecimento do poder político português, e a sobrevivência do império colonial, durante a crise do Antigo Sistema Colonial.

Considere a frase abaixo.

Muito teremos feito em breve tempo se conseguirmos libertar-nos da importação de artefatos de ferro, nacionalizando a indústria siderúrgica. (Getúlio Vargas, em 1931)

A concretização das pretensões do autor da frase ocorreu, durante a Segunda Guerra Mundial, quando usou a importância do Brasil no contexto geopolítico da América do Sul e

  • A. acertou com os Estados Unidos o apoio às forças aliadas em troca da construção da usina siderúrgica de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
  • B. ampliou o raio de atuação do Estado e de suas formas de intervenção econômica nas áreas sul-americanas de interesse dos Estados Unidos.
  • C. criou empresas privadas, que se revelaram fundamentais para a industrialização e a independência econômica do país, como as da Petrobras.
  • D. manteve uma posição de neutralidade em relação aos Estados Unidos para conseguir financiamento externo para a siderurgia nacional.
  • E. enfraqueceu a participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado por regimes fortes.

O período entre 1870 e 1914 ficou conhecido na História Contemporânea como o do imperialismo. Esse período

  • A. caracterizou-se pelo fim do intervencionismo do Estado sobre a economia, pela superação da centralização política em torno de uma burocracia, com liberdade do câmbio e do comércio.
  • B. oi um momento de passagem do capitalismo concorrencial, limitado aos mercados europeus, para uma fase monopolista, conquistada com a fusão entre capital industrial e o bancário.
  • C. sustentou-se nos pilares econômicos de incentivo à produção industrial ou manufatureira e na liberdade de concorrência e de conquista econômica de novos mercados europeus.
  • D. foi definido como o ‘fardo do homem branco’ devido aos europeus e norte-americanos tomarem para si a tarefa de levar aos locais mais distantes do planeta o progresso econômico e tecnológico.
  • E. dividiu o mundo em duas áreas de influência bem demarcada: a controlada pelos Estados Unidos, formada pela América e a África, e a controlada pelos europeus, formada pela Ásia e o Oriente Médio.

Os acordos a que o texto se refere, realizados pelo governo brasileiro na primeira década do século XXI,

  • A. fizeram parte de arranjos regionais, porém sem maior aprofundamento institucional para que uma maior liberdade de ação fosse garantida aos países participantes, inclusive ao Brasil.
  • B. basearam-se no institucionalismo pragmático, ou seja, acreditava-se que o adensamento da presença internacional do Brasil traria desenvolvimento aos países da América do Sul.
  • C. levaram a conformação de um contexto que possibilitou o desenvolvimento do modelo de autonomia pela participação entre os países da América Latina, e pela criação do Mercosul.
  • D. contribuíram para que o Brasil adquirisse maior credibilidade internacional, e criaram as condições necessárias para o desenvolvimento econômico do país e dos países da América Latina.
  • E. tiveram a função de inserir o Brasil num papel de relevo no cenário mundial, garantindo-lhe o destaque de ser um parceiro estratégico na América Latina e no Hemisfério Sul.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...