Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere os itens abaixo.

I. Consistia na abolição dos salários, na estatização das fábricas que empregassem mais de cinco pessoas e na entrega obrigatória das colheitas ao governo.

II. Promovia um retorno parcial ao capitalismo com o objetivo de aumentar a produção e superar a crise econômica. Por essa política, as colheitas passaram a ser vendidas no mercado pelos camponeses; as indústrias que empregavam menos de vinte pessoas foram privatizadas e o governo procurou atrair investimentos estrangeiros.

III. Criados para vigorar por cinco anos, definiam objetivos econômicos e mobilizavam os recursos materiais e humanos russos para alcançá-los. Assim o Estado assumia a função de centralizar e planificar rigidamente a economia.

Considerando as fases da Revolução Comunista na Rússia, os itens referem-se, respectivamente,

  • A. à Nova Economia Política (NEP), ao Programa de Reforma Política e aos Programas Sociais.
  • B. ao programa do partido comunista, à Nova Política Social (NPS) e aos planos quinquenais.
  • C. ao comunismo de guerra, à Nova Economia Política (NEP) e aos planos quinquenais.
  • D. ao socialismo democrático, ao Programa de Reforma Social e aos Planos de Metas Econômicas.
  • E. ao comunismo de guerra, ao Programa de Reforma Social e aos Planos de Metas Econômicas.

Ao declarar guerra às potências centrais da Europa, Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos, falou:

Esperamos que nosso esforço ajude a pôr fim à agressão alemã e abrevie o conflito na Europa.

A relação correta entre a intenção do presidente, identificada na frase, e a Primeira Guerra Mundial, é:

  • A. O presidente dos EUA, que mantivera o país em paz, embora houvesse direcionado a produção manufatureira para a indústria bélica, destinada aos aliados, e concedesse créditos especiais à Inglaterra, decide declarar guerra contra o império japonês.
  • B. Os países em expansão, como os EUA, temendo represália, formam o Eixo Berlim-Roma-Tóquio, pelo qual cada país envolvido comprometia-se a ajudar o outro em caso de ataque de alguma potência não envolvida no conflito, após o encerramento da Guerra.
  • C. A euforia econômica decorrente da recuperação dos EUA favoreceu a recuperação econômica dos governos democráticos na Europa, obrigando as minorias totalitárias encerrar os conflitos aos setores liberais e comunista da Europa, pondo fim à Guerra Mundial.
  • D. A entrada dos EUA ao lado da Entente propiciou um rápido rearmamento das tropas aliadas que conseguiram derrotar a Ale manha em todas as frentes de batalha, encerrando a Guerra, dois anos depois do envio de tropas norte-americanas à Europa.
  • E. A Alemanha foi dividida, após discussão entre os líderes dos EUA e os da Europa, que condicionaram o fim do conflito mundial à partilha do território em zonas de ocupação, o Leste seria controlado pelos europeus e os territórios do Oeste, pelos norte-americanos.

Considere o texto e os itens abaixo.

 O texto e os itens permitem afirmar que Chomsky defende a ideia de que, para os norte-americanos e os soviéticos, a

  • A. ideologia da Guerra Fria foi muito conveniente, pois justificava as agressões a países do Terceiro Mundo e nada mais fazia do que contribuir para manter a dominação sobre esses países.
  • B. Guerra Fria foi muito importante, pois manifestava o conteúdo das novas relações internacionais no plano de integração entre Ocidente e o Bloco Soviético e da dominação do Terceiro Mundo.
  • C. dominação dos países do Terceiro Mundo esteve relacionada à reconstrução da Europa durante a Guerra Fria pois contribuía para restabelecer as relações de controle econômico sobre eles.
  • D. adoção de uma política de distensão, entendimento e cooperação no contexto da Guerra Fria foi muito conveniente pois possibilitou a dominação dos países do Terceiro Mundo pelos dois blocos.
  • E. substituição da política de confronto dos EUA com a URSS por uma política de coexistência pacífica durante a Guerra Fria foi muito importante pois favoreceu a divisão do Terceiro Mundo entre as superpotências.

Os anos 1960 e 1970 ficaram marcado por ditaduras militares apoiadas pelos EUA, que se instalaram por todo continente latinoamericano. Em reação a esses regimes, eclodiram movimentos guerrilheiros inspirados no modelo cubano e/ou maoísta. Mesmo com a derrota e o massacre da maioria das guerrilhas, essas lutas

  • A. apoiadas pelas elites socialistas, pela organização da classe operária e pelos intelectuais de esquerda, foram responsáveis pela garantia dos direitos civis e políticos aos insurgentes pelo reconhecimento de cidadania aos participantes das guerrilhas.
  • B. marcadas por um nacionalismo exacerbado e ressentidas pela pobreza dos trabalhadores e pelas desigualdades sociais, estimularam o fortalecimento do poder autoritário dos governos militares e a instalação de um forte esquema de repressão na região.
  • C. contrárias à manutenção das desigualdades sociais, à atuação liberalizante do Estado e á política econômica estatizante, colocaram em xeque a estrutura do sistema capitalista no continente e os ideais dos movimentos revolucionários socialistas.
  • D. alicerçadas nos embates ideológicos entre capitalismo e socialismo, entre esquerda e direita, dividiram os campos de ação política e de ação ideológica, que buscavam explicitar problemas econômicos e sociais gerados pelo política desenvolvimentista do Estado.
  • E. aliadas ao descontentamento geral, crescimento da dívida externa e fortalecimento das oposições democráticas, contribuíram para enfraquecer as ditaduras militares e catalisar o retorno à democracia em quase toda a América Latina.

O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. A maioria dos muçulmanos encontra-se em países pobres, como Bangladesh, Egito, Índia, Iraque, Nigéria, Paquistão e Sudão, ou em desenvolvimento, como a Indonésia. Ao mesmo tempo que cresce o islamismo, crescem também os grupos fundamentalistas em seu interior.

Sobre esses grupos, é correto afirmar:

  • A. Objetivando a criação de um Estado islâmico independente, grupos ligados aos fundamentalistas promoveram, no início do século XXI, violentas guerras religiosas na Europa ocidental e na África.
  • B. Os grupos fundamentalistas, que já executaram diversos ataques na Europa ocidental, fizeram milhões de vítimas, até mesmo nos países desenvolvidos, na primeira década do século XX.
  • C. Os guerrilheiros fundamentalistas acreditam que somente quando tiverem se tornado um grande movimento político de massa conseguirão difundir, no Ocidente, os princípios religiosos do Alcorão.
  • D. Foram militantes ligados a um dos grupos fundamentalistas que executaram o atentado que destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001.
  • E. A doutrina fundamentalista, que prevê o uso da força de forma unilateral contra qualquer país que possa representar ameaça à religião, foi a justificativa norte-americana na invasão do Iraque em março de 2003.

As reformas pombalinas, no período colonial, foram um conjunto de medidas decretadas pelo governo português, que, entre outras mudanças, acarretaram a

  • A. fundação das companhias de comércio como a Companhia das Índias Ocidentais, para incrementar a exploração colonial e as trocas comerciais.
  • B. proibição da instalação de manufaturas, a fim de revitalizar o Pacto Colonial e reforçar o poder português sobre a colônia, em plena atividade mineradora.
  • C. expulsão da Companhia de Jesus do território colonial brasileiro sob acusações de conspiração, e o confisco de seus bens pelo Estado.
  • D. centralização do poder sobre a colônia pela Coroa portuguesa mediante a extinção de órgãos administrativos e de cargos importantes, como o de vice-rei.
  • E. flexibilização da cobrança de impostos em troca de maior apoio político da elite colonial, a fim de evitar o contrabando e a sonegação fiscal.

Um dos desdobramentos do processo de Independência política brasileira, no Espírito Santo, pode ser associado

  • A. à organização da Alfândega provisória na Província, destinada à importação e exportação de gêneros nacionais e estrangeiros, em 1822.
  • B. à transformação da Capitania em Província, sendo o primeiro Presidente de Província, Ignácio Accioli De Vasconcellos, eleito em 1823.
  • C. à criação de Juntas Provisórias responsáveis pela organização política do “Grande Oriente” e pelo reconhecimento da Província, em 1824.
  • D. ao direito garantido aos governadores da Província em conceder sesmarias e promover o povoamento das áreas do interior, em 1825.
  • E. à instalação da primeira Câmara Municipal na Província, sendo o Padre Marcelino Duarte o primeiro governante provincial, eleito em 1829.

A proclamação da independência garantiu, de um lado, a autonomia brasileira em relação a Portugal, inviabilizando a recolonização que ameaçava os interesses das elites nacionais; de outro, transformou D. Pedro I, no eixo da ordem política que nascia sem as amarras do dirigismo das cortes portuguesas. Neste período (Primeiro Reinado) da história brasileira,

  • A. deu-se basicamente a consolidação da independência e a inserção da nova nação ao sistema internacional, que também havia sofrido profundos abalos, sem os entraves colonialistas.
  • B. observa-se a intensificação das lutas políticas e sociais pelo predomínio político no cenário nacional, com a vitória das forças oligárquicas, que passaram a controlar a estrutura de poder no Brasil.
  • C. consolida-se o domínio oligárquico ao se estabelecer um governo de conciliação dos dois partidos dominantes no Império e aglutinar a burocracia estatal e os fazendeiros ligados à lavoura de exportação.
  • D. verifica-se uma modificação nas relações de dependência entre o país e o núcleo capitalista liderado pela Inglaterra e um rearranjo econômico incentivado pelas forças produtivas ligadas à lavoura açucareira.
  • E. percebe-se que o poder público era um meio através do qual os interesses e lucros particulares eram maximizados e visto como forma de impedir a participação dos setores populares na vida política do país.

O texto permite afirmar que, os vínculos dominantes e íntimos das elites econômicas com o Estado deram conteúdo à forma imperial do Brasil independente a

  • A. imigração e a urbanização alteraram a realidade social brasileira e trouxeram uma nova ordem de problemas, pois, as oligarquias, principalmente as ligadas à lavoura cafeeira para manter seu poder econômico, estimularam o desenvolvimento industrial, no Segundo Reinado.
  • B. conciliação entre a modernização dos meios de produção e a escravidão, pois, estimulada pela forma democrática e descentralizada do parlamentarismo, no Segundo Reinado, garantia ao imperador governar em sintonia com os interesses econômicos das elites e os da população.
  • C. expressão política das estruturas de poder da ordem oligárquica brasileira, pois, com o controle político, as elites, especialmente a cafeeira, puderam acionar mecanismos para garantir e maximizar seus lucros e suas fontes de poder, firmando o caráter oligárquico do Segundo Reinado.
  • D. idéia do escravismo como única forma de trabalho possível começou a se fortalecer, pois com o controle político as elites oligárquicas, impulsionadas pela necessidade de mão de obra para as lavouras, impuseram a manutenção das formas de escravidão no Segundo Reinado.
  • E. questão da terra e do trabalho escravo marcou os problemas sociais do Segundo Reinado, pois, com a ascensão da oligarquia cafeeira, os trabalhadores livres ou ex-escravos passaram a reivindicar seus direitos e desestruturar o sistema de produção escravista, vigente desde a colonização.

Considere os itens abaixo.

I. Plano Nacional de Desenvolvimento I – PND, que visava, entre outras coisas, tirar proveito econômico do espaço brasileiro, associado à disponibilidade de recursos humanos.

II. Plano de Integração Nacional, com implicações demográficas e com projetos estratégicos que priorizavam regiões menos desenvolvidas e periféricas.

Relaciona corretamente a alguns efeitos dos Planos descritos nos itens I e II, no Espírito Santo, a partir da década de 1960:

  • A. A ampliação dos portos de Vitória e de Tubarão no Estado do Espírito Santo, prevista no PNs, para a exportação de minérios, contribuiu para a instalação de projetos industriais na região.
  • B. A construção de vias férreas como a Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo e os resultados dos PNs no Estado facilitaram a criação e implantação dos grandes projetos industriais.
  • C. As políticas do governo estadual de divulgação das vantagens locais do Espírito Santos e os PNs abriram possibilidades de implantar os grandes projetos industriais no Estado.
  • D. A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo e os PNs promoveram um intenso esforço de industrialização no Estado com a instalação das indústrias de base.
  • E. As instalações da Usina Siderúrgica de Tubarão e de uma forte infraestrutura no Espírito Santo e os PNs propiciaram o surgimento de um grande complexo industrial no Estado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...