Questões de Jornalismo

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Leia o trecho a seguir, extraído dos “Princípios Editoriais do Grupo Globo”:

1. A isenção:

Isenção é a palavra-chave em jornalismo. E tão problemática quanto “verdade”. Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada, perde qualidade. Diante, porém, da pergunta eterna ? é possível ter 100% de isenção? ? a resposta é um simples não. Assim como a verdade é inexaurível, é impossível que alguém possa se despir totalmente do seu subjetivismo. Isso não quer dizer, contudo, que seja impossível atingir um grau bastante elevado de isenção. É possível, desde que haja um esforço consciente do veículo e de seus profissionais para que isso aconteça. E que certos princípios sejam seguidos. São eles:

[...]

d. Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado, discutido;


O trecho de tais princípios descreve

    A) a ciência social aplicada, tradução do conhecimento acadêmico a termos correntes.

    B) o publicismo, seleção de temas que divulguem um programa político, ideológico ou partidário.

    C) o influencing, exercício do poder de direcionar a pauta do debate público.

    D) o editorialismo, construção de análises, expressando a opinião do veículo a partir dos fatos mais relevantes.

    E) o gatekeeping, identificação e seleção de temas de interesse público com base no valor-notícia.

Considere a notícia a seguir:


Após denúncias de trabalho escravo, empresas afirmam que roupas vinham de terceirizados


O Globo


18/06/2014


SÃO PAULO ? A Comissão Parlamentar de Inquérito do Trabalho Escravo da Assembleia Legislativa de São Paulo ouviu nesta quarta-feira representantes das marcas A e B. De acordo com declarações de diretores das empresas, alvos de denúncias do Ministério do Trabalho, as roupas vendidas por ambas eram compradas prontas de fornecedores terceirizados. Portanto, esses fornecedores seriam os únicos responsáveis por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão, declararam os representantes das empresas A e B.

(Adaptado de: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 20 de outubro de 2019)


As denúncias

    A) geram crise de imagem interna nas empresas A e B, mas não de imagem externa, pois ainda estão restritas ao ambiente jurídico. O gabinete de crise deve se esforçar para manter a crise neste patamar.

    B) configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas são responsáveis também pela cadeia produtiva. As respostas dadas pelos representantes contribuem para mitigar a crise.

    C) não configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas não são responsáveis pela cadeia produtiva e as respostas dadas pelos representantes estão adequadas.

    D) configuram crise de imagem das empresas A e B, pois elas são responsáveis também pela cadeia produtiva. As respostas dadas pelos representantes não mitigam essa crise.

    E) geram crise de imagem interna nas empresas A e B, mas não de imagem externa, pois ainda estão restritas ao ambiente jurídico. As respostas dadas pelos representantes foram inadequadas, pois podem gerar nova crise de imagem.

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.


I. A redação das notícias no house organ segue critérios que também são adotados na indústria jornalística como novidade, significância e proximidade.


PORQUE


II. O house organ deve tratar de temas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos públicos internos e não ser um mero depósito de elogios às organizações e às chefias.

(Adaptado de BUENO, Wilson da Costa. Afinal de contas, o que é um house-organ? Disponível em http://www.rp-bahia.com.br/ Acesso em 15 out. 19)


Está correto o que se afirma em:

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    B) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

    C) As asserções I e II são proposições falsas.

    D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

    E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O release produzido pela assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa é um

    A) texto que só ganha status de palavra oficial quando é decorrente de coletivas de imprensa, quando os jornalistas conseguem confirmar as informações nele contidas.

    B) documento emitido pelo órgão público com linguagem jornalística; para os jornalistas, trata-se da opinião da liderança do governo.

    C) texto emitido pelo órgão público com linguagem publicitária para promover as ações positivas; eventuais acontecimentos negativos não estão sob alçada da assessoria.

    D) texto que, apesar de ser emitido pelo órgão público, não é considerado pelos jornalistas como palavra oficial.

    E) documento emitido pelo órgão público com linguagem jornalística; para os jornalistas, portanto, trata-se de palavra oficial.

Considere as afirmativas a seguir:


I. Colunas pequenas produzem volumes de textos com muita hifenização, o que debilita a qualidade visual do texto.

II. Em textos extensos, de leitura prolongada, a entrelinha mais espaçada dificulta a leitura.

III. Pode haver interferência na leitura quando o diagramador força o espaçamento entre as letras para adequá-las a determinado espaço.


Está correto o que se afirma em

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) I, II e III.

    D) II e III, apenas.

    E) III, apenas.

O elemento mais básico do jornalismo, aquele que precede qualquer ação do repórter e precisa orientar toda a produção de conteúdo, da apuração à publicação, é

    A) a ideologia.

    B) a interpretação.

    C) a opinião.

    D) o fato.

    E) o público.

Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de “indústria cultural” na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque

    A) quando um emissor envia uma mensagem a um receptor por qualquer meio, sendo ainda codificada e decodificada, há a possibilidade de geração de ruídos, o que só se pode verificar quando o receptor recebe o feedback.

    B) as mensagens emitidas pelos meios de comunicação, principalmente na linguagem publicitária, são assimiladas pelos receptores, aceitas e espalhadas aos seus semelhantes, criando um poderoso efeito de formação da opinião pública.

    C) a racionalidade técnica do capitalismo, incluindo a indústria cultural, produz e justifica a dominação dos proprietários de todos os setores da economia sobre a massa, tendo efeitos ideológicos sobre posições políticas e necessidades de consumo.

    D) no processo de globalização se formaram centros de ponta em termos econômicos e tecnológicos, concentrados em cidades globais como São Paulo, Nova York, Tóquio, Berlim etc., que formam uma rede de trocas financeiras e comunicacionais.

    E) cada instituição possui uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento pode desregrar ou degenerar esta mesma sociedade. Nesse caso, a comunicação tem algumas finalidades democráticas e civilizatórias que impulsionam pensamentos e necessidades similares de consumo.

Ao sugerir assuntos para serem veiculados no telejornal da emissora local, o departamento de comunicação recebeu orientação que há mais interesse em:
I. Situações singulares. II. Fatos da cidade ou região em que está instalada a emissora. III. Acontecimentos que podem modificar o cotidiano das pessoas.
Esses assuntos atendem, respectivamente, aos critérios de noticiabilidade:

    A) novidade ? referência a locais de elite ? consonância.

    B) singularidade ? proximidade ? novidade.

    C) novidade ? proximidade ? relevância.

    D) atualidade ? singularidade ? consonância.

    E) consonância ? atualidade ? relevância.

Dentre as Teorias da Comunicação e do Jornalismo expostas abaixo, apenas uma pressupõe que as notícias assumem um formato em função da lógica industrial e empresarial que as conformam, levando em conta as rotinas empregadas na produção jornalística. Sobre esse assunto, marque a opção que se refere à teoria comentada.

    A) Agenda Setting.

    B) Teoria Empírico-Experimental.

    C) Teoria do Espelho.

    D) Teoria Hipodérmica.

    E) Newsmaking.

Na visão do professor Antônio Fausto Neto, em entrevista que concedeu para a IHU On-Line (2009), a midiatização pode ser conceituada como “a emergência e o desenvolvimento de fenômenos técnicos transformados em meios, que se instauram intensa e aceleradamente na sociedade, alterando os atuais processos sócio-técnico-discursivos de produção, circulação e de recepção de mensagens”. Ele considera que a midiatização produz mutações na ambiência, nos processos, nos produtos e nas interações entre os indivíduos, na organização e nas instituições sociais. Assim, segundo Fausto Neto (2009), “trata-se de ascendência de uma determina realidade que se expande e se interioriza sobre a própria experiência humana, tendo como referência a própria existência da cultura e da lógica midiáticas”.
Conforme o pensamento do autor citado, marque a opção CORRETA.

    A) A midiatização é um processo que trata exclusivamente do excesso de divulgação de notícias pela mídia.

    B) A midiatização impõe uma referência das práticas midiáticas sobre o conjunto da sociedade.

    C) A midiatização requer habilidades e competências dos indivíduos que só são adquiridas em cursos universitários.

    D) A midiatização não tem relação com o conjunto das práticas sociais, políticas e culturais.

    E) A midiatização é um processo passageiro que diz respeito ao uso de mídias sociais em campanhas eleitorais.

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