Lista completa de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul tem como função a promoção da qualidade dos serviços prestados pela instituição, competindo-lhe
instaurar processo disciplinar contra membros e servidores da instituição, em razão de representações encaminhadas pela Corregedoria-Geral.
ingressar com ações judiciais visando à melhoria da qualidade do atendimento dos usuários.
promover atividades de intercâmbio com a sociedade civil.
votar em processos com matérias referentes ao atendimento dos usuários que tramitem no Conselho Superior da Defensoria Pública.
rever eventual decisão de Defensor Público que tenha ensejado recusa de atuação.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Segundo as normas técnicas brasileiras de acessibilidade, a projeção de 0,80 m por 1,20 m no piso, ocupada por uma pessoa utilizando cadeira de rodas, é denominada
orla de proteção.
módulo de referência.
superfície de trabalho.
rota acessível.
piso tátil.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
A NBR 9050:2004 estabelece os parâmetros para a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A comunicação e a sinalização tátil são realizadas por meio de caracteres em relevo, Braille ou figuras em relevo, devendo atender a requisitos de espaçamento, proporção e altura do texto, acabamento e contraste específicos.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.Na sinalização tátil vertical, os símbolos em relevo devem ser instalados, no máximo, a 1,00 m de altura do piso.
As informações em Braille dispensam em qualquer situação, a sinalização visual com caracteres ou figuras em relevo.
A parte inferior da cela Braille ou do texto em relevo da sinalização tátil vertical deve ser instalada, em posição rés ao piso.
Os caracteres ou figuras em relevo devem estar posicionados abaixo das informações em Braille.
A sinalização tátil vertical deve ter a respectiva correspondência com o piso tátil.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
A um arquiteto foi solicitado, em conformidade com a NBR 9050:2004, um projeto para a substituição da escada por rampa para o acesso de um edifício do Ministério Público, cuja diferença de nível corresponde a 1,80 m. Considerando a inclinação de 6% (seis por cento), o desnível máximo de cada segmento de rampa de 1,00 m e o comprimento de 1,50 m por patamar, a projeção horizontal da rampa a ser adotada no projeto será de
10,80 m.
12,30 m.
19,80 m.
30,00 m.
31,50 m.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
A respeito dos critérios estabelecidos pela NBR 9050:2004 para a instalação de um boxe para bacia sanitária acessível, assinale a afirmativa correta.
Instalar na parede lateral do banco uma barra de apoio, podendo esta ser vertical ou horizontal.
Garantir, na construção nova, área para uma das formas de transferência.
Considerar área de manobra externamente ao boxe, exceto em caso de reformas.
Assegurar área de manobra para rotação de 180º.
Posicionar áreas de transferências sempre no mesmo lado, quando houver outro boxe acessível.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
No tocante aos abrigos em pontos de embarque e desembarque de transporte coletivo, a NBR 9050:2004, determina que
deve ser previsto, quando houver desnível em relação ao passeio, um espaço no nível mais baixo para pessoa em cadeira de rodas (P.C.R.).
devem ser acessíveis para P.C.R uma porcentagem de, no mínimo, 10% (dez por cento) de todos os abrigos.
devem ser previstos assentos fixos e espaço para P.C.R., que não devem interferir com a faixa livre de circulação.
deve ser previsto o espaço para um Módulo de Referência (M.R.) ao lado de pelo menos 10% (dez por cento) com um mínimo de dois do total de assentos fixos no local.
quando se tratar de ponto de ônibus elevado, a borda do desnível entre o ponto e o leito carroçável dispensa a sinalização tátil de alerta.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
São direitos e/ou deveres dos construtores e de todos os demais intervenientes na atividade construtiva:
coibir a pesquisa de novos procedimentos e técnicas que visem à racionalização de tempo e a redução de recursos financeiros.
exercer as atividades com interdependência, havendo a obrigação de acatar quaisquer determinações contratuais.
seguir os projetos e as especificações, atrelando‐se a marcas exclusivistas e seletivas definidas.
evitar em quaisquer situações o uso de materiais e técnicas regionais, bem como absorção de mão de obra disponível na região.
não delegar a terceiros, não qualificados, serviços e partes da obra que coloquem em risco a qualidade final da construção.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
O pagamento dos serviços de uma obra de construção ou de reforma só é efetuado após o cumprimento de algumas exigências, constantes nas normas da ABNT. Em relação à lista de exigências, considere as afirmativas abaixo.
I - Relatórios periódicos com o andamento do serviço devem ser apresentados pela empresa contratada para a execução da obra. II - A discriminação e a quantifi cação dos serviços e obras considerados na medição poderão sofrer alterações em relação às planilhas de orçamento, desde que autorizados pela Contratante. III - As correções e os ajustes eventualmente solicitados após vistoria feita pela fi scalização são condições para a liberação do pagamento por parte da fi scalização. É correto o que se afirma emI, apenas
II, apenas
I e II, apenas
I e III, apenas
I, II e III
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
O Código de Segurança contra Incêndio e Pânico (Coscip) dispõe que a instalação de uma escada enclausurada deve atender a alguns requisitos.
Uma das exigências para a adoção desse tipo de escada é quea ligação com a área de uso comum do pavimento se dê através de porta corta-fogo, com largura mínima de 60 cm, abrindo no sentido do movimento de entrada.
ela seja envolvida por parede de alvenaria de 25 cm ou concreto de 15 cm, resistentes ao fogo por 1 h.
ela atenda a todos os pavimentos e tenha altura livre igual ou superior a 1,90 m.
ela tenha patamares intermediários sempre que houver mais de 16 degraus, sendo que a extensão do patamar não poderá ser inferior a 0,90 m.
não existam nas caixas da escada quaisquer bocas coletoras de lixo, caixas de incêndio, portas de compartimento ou de elevadores, chaves elétricas e outras instalações estranhas à sua finalidade, com exceção dos pontos de iluminação.
Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base na Norma NBR 9050:2004, julgue os itens a seguir.
O vão livre de 0,80 m, previsto para portas de abrir, deve ser garantido também no caso de portas de correr e sanfonadas.
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