Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência às idéias e às estruturas do texto acima, e considerando os aspectos econômicos, sociais e políticos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Na linha 4, o termo "devastados" está no masculino para concordar com "42 km² " (quarenta e dois quilômetros quadrados).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as frases:

I. Os pesquisadores do MIT, que é um dos centros de pesqui- sa mais importantes do mundo, realizaram uma pesquisa sobre o patenteamento do genoma humano.

II. Muitos dos genes envolvidos no desenvolvimento de câncer é propriedade de uma empresa californiana.

III. A decisão das cortes americanas continuam provocando controvérsias no mundo científico.

As concordâncias verbal e nominal estão corretas, de acordo com a norma culta, apenas em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C. III
  • D.

    I e II

  • E. I e III

"... mas como uma pessoa singular, que merece toda a atenção do mundo, mesmo que o mestre faça parte da constelação." A conjunção mesmo que pode ser substituída por:

  • A.

    que

  • B.

    desde que

  • C.

    à medida que

  • D.

    ainda que

  • E.

    conforme

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Justifica-se o uso do sinal de crase apenas em:

  • A.

    As aranhas tecem à toda hora, seja para construir, seja para reforçar a teia.

  • B.

    Os vegetais também ficam à desfrutar o sol, a chuva, o vento.

  • C.

    A aranha assiste pacientemente à luta do inseto para livrar-se da teia.

  • D.

    A conclusão à que aspira o cronista seria a explicação da vida e da morte.

  • E.

    Os vegetarianos levam à sério a idéia de que não matam nada para comer.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

A canção Valsinha é inteiramente metaforizada. A respeito disso, há dois pares de metáforas das mais expressivas com os seus sentidos semânticos correspondentes em:

  • A.

    "... só num, canto ..." ( verso 4 ) / "... cheirando a guardado ..." (verso 6)

    = abandonada / engavetado

  • B.

    '... pra rodar ..." (verso 4.) / "... que o mundo compreendeu ..." (verso14)

    = passear na praça / a felicidade ficou transparente.

  • C.

    "... dançaram tanta dança" (verso 9) / "... e começaram a se abraçar ..." (verso 8)

    = jogo do amor / início da valsa.

  • D.

    "... foram para a praça ..." (verso 8) / "... toda cidade se iluminou ..." (verso 10)

    = foram para a cama / as pessoas reclamaram

A seqüência cujas palavras têm o mesmo número de fonemas é:

  • A.

    chuva – Paulo – vento

  • B.

    irreal – amigo – contei

  • C.

    guiando – convém – presente

  • D.

    noite – trouxe – desceu.

  • E.

    uma – sim – meu.

De acordo com o texto acima, julgue os itens seguintes.

Um antônimo de "um sem-fim" (L.16) poderia ser a expressão um número indeterminado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A alternativa que apresenta fragmento de acórdão redigido de modo claro, conciso e correto é:

  • A.

    Tendo em vista que os proventos de aposentadoria tem natureza alimentar, sendo indispensável para prover a subsistência do aposentado, e quanto a seus dependentes, acreditamos que por questão de Justiça, este Tribunal não pode ignorar o apelo.

  • B.

    Tal apreciação necessariamente não implica no acolhimento do pleito, mas tão somente na reavaliação quanto ao que se refere ao aspecto da legalidade, se o é, ou não, no sentido de correção de, eventuais, injustiças.

  • C.

    Votamos pois, preliminarmente pelo conhecimento do presente; no mérito, necessário que ressalte-se, não tem qualquer fundamento legal.

  • D.

    De fato, a documentação que instrui o processo de aposentadoria original, cuja cópia foi anexada aos presentes autos, demonstra que, ao aposentar-se, a professora havia completado o período necessário à incorporação do percentual de 20% aos seus proventos.

  • E.

    Acordam os Excelentíssimos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, reunido em Sessão Plenária, por maioria de votos, para não conhecer do Recurso, interposto pela aposentada Maia Lins, mediante a falta de amparo legal, para que mantenha a Resolução recorrida.


"— Mas, que coisa ..." (l. 16 - Texto I) "Ah! Rubem ..." (l. 26 - Texto II) Nos fragmentos acima, o emprego das reticências transmite, respectivamente, as idéias, de:

  • A.

    oposição e rivalidade.

  • B.

    dúvida e desesperança.

  • C.

    hesitação e antagonismo.

  • D.

    perplexidade e cumplicidade.

  • E.

    ambivalência e complacência.

_____ muito tempo que ____evolução começou, mas _____ pessoas não ______ acompanharam.

A seqüência que completa, CORRETAMENTE, o período abaixo é:

  • A. A - a - há - há
  • B. Há - há - a - a
  • C. Há - a - há - a
  • D. A - há - a - há
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...