Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para as questões de 1 a 4
Com referência à estrutura da fala do deputado transcrita às linhas de 10 a 15, assinale a opção correta.
O trecho 'As conseqüências da exploração descontrolada dos recursos naturais no planeta' (L.10-11) é o sujeito da oração, que, por estar no plural, classifica-se como composto.
A passagem 'os países em torno de discussões sobre alternativas para enfrentar os problemas' (L.11-12), porque comporta o emprego de três preposições, exerce a função de objeto indireto.
Em 'que estão prejudicando a qualidade de vida de populações inteiras' (L.13-14), a palavra 'que' refere-se a 'problemas' (L.12) e exerce a função sintática de sujeito da oração em que se insere.
No trecho 'como o aquecimento do clima, a desertificação e o comprometimento dos recursos hídricos' (L.14-15), todos os substantivos são esdrúxulos.
As questões de números 13 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância está inteiramente correta na frase:
Os efeitos do uso do computador na educação cresce exponencialmente ao se ultrapassar as fronteiras da escola, criando-se novas formas de interesse.
Viagens virtuais simuladas em computador torna possível às crianças sobrevoar regiões distantes do planeta e perceber o interior de uma célula em detalhes microscópicos.
Quando bem usados, os computadores têm contribuído de forma decisiva para despertar o interesse pela leitura, com a inclusão de imagens animadas e de recursos sonoros nos livros digitais.
O efeito revolucionário do uso de computadores nas salas de aula tornaram-no essenciais em projetos de pesquisas que busca ultrapassar as fronteiras geográficas, reduzindo as distâncias.
Com os computadores em rede, as etapas de uma experiência de física pode ser dividida e também é possível longos debates sobre assuntos diversificados.

"Não, não é cedo demais" (l. 6). O uso duplo da palavra negativa nesse trecho tem a finalidade de:
responder de modo peremptório a uma pergunta anteriormente expressa;
contradizer um argumento levantado pelo próprio autor;
reforçar o tom de diálogo com o leitor, já introduzido no texto;
negar uma opinião contrária expressa na frase anterior;
chamar a atenção do leitor para o caráter ambíguo do que é dito.
Tendo em vista a concessão de licenciamento ambiental por órgão competente para instalação e operação de empreendimentos que utilizem recursos ambientais, julgue os seguintes itens, referentes às características textuais do parecer técnico a ser elaborado a respeito da área vistoriada.
O redator do parecer deve evitar a tomada de posição quanto ao assunto tratado, restringindo-se a descrever a situação da área vistoriada.
Atenção: As questões de números 31 a 41 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... porque levam em conta que o processo de aquecimento é bastante complexo e não-linear ...
Considere o que consta no Dicionário Houaiss a respeito do verbete linear.
1. que segue a direção de uma linha, que se estende em linha;
2. elementos que se sucedem à maneira de linha;
3. o que é claro, simples, direto;
4. que se caracteriza por usar formas definidas com precisão pela linha;
5. o que só tem uma dimensão.
O uso da forma negativa do adjetivo indica, no texto, maior proximidade com o sentido oposto ao de número
1, por ter seu aparecimento e desenvolvimento identificados com precisão cronológica.
2, porque se trata de uma sucessão de fatos que acompanham o desenvolvimento industrial.
3, por ser um problema já bastante estudado, com seus efeitos determinados e esperados.
4, pois há atualmente definição exata do aquecimento global e de seus resultados imediatos.
5, pois o problema deve ser analisado em todas as sua múltiplas manifestações e conseqüências.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
Pelos sentidos textuais, o emprego de aspas nas linhas 1 e 2 indica um questionamento do significado das palavras destacadas.
Ao se colocar uma vírgula após "inferioridade" (L.6), mantêmse as relações sintáticas e semânticas originais do período.
O emprego de aspas na linha 7 e nas linhas de 8 a 10 indica citação literal de Joaquim Nabuco.
Depreende-se das informações do texto que são racistas os que empregam as expressões "até têm um amigo negro" e "negros de alma branca".

Em relação às idéias e às estruturas do texto, e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens a seguir.
O emprego do sinal indicativo de crase em "à demanda" (l.11) justifica-se pela regência de "impulsionada" (l.10) e pela presença de artigo definido feminino.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para as questões de 1 a 4
Com referência à estrutura do quarto parágrafo do texto, assinale a opção incorreta.
Nesse parágrafo, não há circunstâncias de tempo, de modo nem de negação.
As formas verbais "chamou", "voltadas", "previstas" e "apresentadas" estão empregadas no modo indicativo.
Em "para as alternativas voltadas para a comercialização do carbono", a preposição "para", em ambas as ocorrências, pode dar lugar à preposição a — às alternativas à comercialização do carbono.
Os vocábulos Quioto e Lyon estão grafados com maiúsculas porque são substantivos próprios.
LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 05, ASSINALANDO A ALTERNATIVA CORRETA.
Qual alternativa apresenta a correta divisão silábica das palavras?
As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte.
Propósitos para o Ano Novo
O que conseguimos neste último ano? Quanto falta para a meta? Quanto nos desviamos? Quais foram os erros? Era isso mesmo o que a gente queria da vida? Os balanços prosperam no fim do ano.
O problema é que, muitas vezes, eles se apresentam como listas de frustrações: algumas coisas não deram certo, algo iludiu nossos esforços, fracassamos. E qual é o problema? Não seria bom dispor do catálogo de nossos desacertos? Afinal, com ele na mão, deveria ser mais fácil inventar um futuro que corrija o passado. Faz sentido. Mas não é bem isso o que acontece: de regra, a lista das frustrações transforma-se numa cantilena não de emendas e projetos, mas de acusações. A coisa é particularmente sensível quando os membros de um casal fazem seu balanço: nesse caso, as frustrações de um são sempre culpa do outro.
"Não escrevi o grande romance brasileiro deste século porque você não soube me proteger do choro das crianças." "Deixei de formar-me em biologia porque você quis ter filhos logo." "Não fui para a Antártida porque você se esqueceria de tomar seu remédio contra a pressão alta". O extraordinário é que, mesmo enunciadas na frente de um terceiro, essas frases não suscitam o riso. Ao contrário, elas solidificam o ressentimento.
Aparentemente, o milagre de conseguir conviver, de inventar a cada dia compromissos viáveis entre desejos diferentes, não vale nada. Na hora de fazer as contas, só importa o sacrifício imposto à liberdade absoluta e triste que seria a nossa, se pudéssemos viver sem concessões, ou seja, sem fazer caso de nenhum semelhante.
(Contardo Calligaris, Terra de ninguém)
Faz sentido. Mas não é bem isso o que acontece.
As frases acima podem constituir um único período, sem prejuízo para o sentido do contexto, nesta nova redação:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...